.

.
.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Jantar de Natal do OFC Antime reuniu cerca de 350 pessoas

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

“Escola de homens” tem cada vez mais alunos 

Quem não soubesse que se tratava de um jantar do Operário Futebol Clube de Antime e entrasse na Casa do Gandião, num dos últimos sábados, pensava certamente eu se trataria de uma festa do infantário, tanta era a algazarra e alegria dos traquinas e petizes, potencializada pelas “diabruras” do palhaço Xombita. Foi nesse ambiente de grande festa e convívio que a família dos Operários reuniu cerca de 350 pessoas, entre atletas, dirigentes e familiares, o que preenchia por completo aquele enorme espaço de restauração. 

Desde que iniciou a formação há cinco anos, o OFC Antime já quadruplicou o número de atletas em todos os escalões. Na altura apenas tinha seniores e iniciou-se na formação com duas equipas de Benjamins e outras tantas de Infantis. Volvidos cinco anos os Operários têm, Seniores, Juniores, Juvenis e duas equipas de Iniciados, uma na 1.ª e outra na 2.ª divisão, Infantis e mais duas de Benjamins, todas federadas na AF Braga. Além destas, tem quatro equipas de traquinas, uma delas a competir na Liga do Futuro do Ave e as restantes na AMAF (Associação de Modalidades Amadoras de Fafe) e mais duas de Petizes, também a competir na AMAF. A actividade desportiva dos operários alargou-se também ao ciclismo de lazer, possuindo três dezenas de ciclistas federados na Associação de Ciclismo do Minho. 

O Clube, que recentemente recebeu uma honrosa homenagem de reconhecimento pelos “relevantes serviços prestados à comunidade” por parte do Lions Clube de Fafe, está dotado de infraestruturas de excelência para o meio onde se insere com balneários dos dois lados do campo, dotados de 215 cabides, capazes de albergar oito equipas ao mesmo tempo. Contudo, o espaço físico para treinar começa a ser exíguo para tantas equipas, o que já obriga a alugar pavilhões, principalmente para os escalões mais novos, o que se torna dispendioso e afasta os atletas do centro nevrálgico do Clube. Por esse motivo, a conquista de novas valências, nomeadamente para treinos, no espaço paralelo ao já existente, é uma das metas a atingir nos próximos tempos. 

A “fábrica de homens” dos Operários tem um presidente, Jorge Marinheiro, que está rodeado de vice-presidentes competentes e de treinadores e seccionistas excepcionais que fazem deste clube, actualmente, um dos mais procurados apetecidos pelos jovens jogadores do Concelho. Exemplo disso é a quantidade de atletas para o escalão de juniores que aparecem todos os anos para a triagem. 

O presidente Jorge Marinheiro revelou que a formação do Clube está a crescer dentro do que foi programado e o trabalho da forma que tem sido feito dá certezas e confiança. Aos pais pediu para não alimentarem ilusões e para estrem do lado dos filhos nos dias em que as coisas não correm tão bem. Relembrou o sonho de um dia ter uma equipa de seniores formada no clube, alimentado pela chamada já esta temporada de vários jogadores da equipa júnior aos seniores, um deles, Tomé, a estrear-se pela equipa principal apenas com 16 anos. Marinheiro afirmou ainda que no próximo ano o Clube festeja 75 anos que o Antime vai festejar de acordo com os pergaminhos da instituição para que as Bodas de Diamante dos Operários sejam uma data memorável. 

Usaram ainda da palavra o representante da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins, que relembrou que o Antime é conhecido não só pela pratica desportiva mas também por ser uma escola de homens. O vice-presidente Lucas Silva frisou a boa prestação que as equipas da formação estão a ter no campeonato e o n.º 2 da Direcção do Antime, Osvaldo Neves, formulou um desejo em jeito de pedido, para que a equipa sénior dê uma prenda ao presidente, ao tentar chegar o mais longe na Taça AF Braga, deixando mesmo escapar que seria um orgulho enorme em ano de Bodas de Diamante chegar à final dessa competição.

De salientar ainda a singela homenagem prestada pelos responsáveis da formação, que ofereceram uma camisola com o n.º 75, já alusivo às Bodas de Diamante e com a inscrição de “Presidente” a Jorge Marinheiro, simbolicamente entregue por um dos petizes do Clube.

Sem comentários: