.

.
.

domingo, 18 de março de 2018

Campeonato de Portugal: FC Vizela, 0 - AD Fafe, 1 (Ferrinho resolveu)


REDAÇÃO

Vitória no campo do líder e homenagem a adepto falecido

Antes de iniciarmos a notícia relativa à partida "FC Vizela x AD Fafe", gostaríamos de saudar a claque Fighters Boys e restantes adeptos fafenses que esta tarde se encontravam no Estádio do FC Vizela pela homenagem que prestaram, aos 20' de jogo, a um adepto do nosso clube que tragicamente faleceu na semana passada, com apenas 20 anos. Uma vez justiceiro, para sempre justiceiro.]

A AD Fafe continuou hoje o seu caminho no Campeonato Portugal 2017/18 com uma importante vitória ao FC Vizela. Com o resultado a favorecer os visitantes graças a golo solitário de Ferrinho, esta foi a primeira vez na presente época que o líder da Série A foi derrotado em jogos a contar para o campeonato.

Mostrando uma cada vez mais habitual garra e procura da conquista de bola na frente de ataque, os fafenses entraram a pressionar a equipa da casa e a tentar capitalizar qualquer erro na construção do jogo do adversário.

Logo aos 2' isso poderia ter dado resultado, com Vilmar quase a conseguir dominar a bola após atraso mal feito do jogador do Vizela. Ferrinho teve, seis minutos depois, uma chance incrível de abrir o marcador. Tudo graças a um forte remate do capitão fafense, com a bola a só ser parada por uma defesa de qualidade por parte de Pedro Albergaria.

Perto de fechar o primeiro quarto de hora da partida, há um livre para cada lado, com as defesas de ambos os clubes a conseguirem afastar o perigo. Nesta altura estava já à vista de todos (incluindo uma grande muldura humana de apoiantes de AD Fafe na secção da bancada destinada aos adeptos visitantes) que este seria um bom jogo de futebol entre duas equipas que partilham muit história. Aos 14’ perigo para a AD Fafe quando um jogador do Vizela segue isolado em direção à baliza de Rui Nibra. Valeu Ofori, a chegar a tempo e a controlar muito bem o lance.

Dez minutos depois é assinalada falta sobre Nené, assume Landinho para bater e Adílson cabeceia dentro da área, com a bola a passar muito perto da baliza. Recuperando a pressão que no início deste texto mencionámos, viria a ser decisiva aos 30', quando Vilmar consegue intercetar um passe perto da área do Vizela, passa para Ferrinho, que não falha o alvo e faz o 0-1 para a AD Fafe.

O ritmo, depois desse golo, não abrandou e Vilmar esteve perto de fazer o 0-2 após, sozinho, fintar o adversário mas, na hora do toque final, permitir a defesa do guardião da casa. Também Nené esteve perto de mais um tento de cabeça, na sequência de um cruzamento de Landinho para a área, não chegando por muito pouco à bola.

Também o Vizela, por várias vezes, mostrou o porquê da época que tem feito e ameaçou a formação de Fafe, incluindo um grande remate aos 42' que passa rente à trave de Rui Nibra, que rapidamente voou por precaução em direção à bola.

Os minutos finais da primeira parte trouxeram algumas jogadas interessantes e bem estruturadas de Landinho, Bheu e Ferrinho, assim como um perigoso livre para a equipa da casa, mas o marcador manteve-se inalterado até ao tempo de descanso.

O regresso ao relvado para o segundo tempo não apresentou mudanças nos onzes nem na intensidade que todos estavam a colocar naquele que terá sido certamente um dos jogos mais disputados da Série A até ao momento. E, ao estilo dos clássicos, teve situações mais quentes e que mexeram com a dinâmica da partida. A primeira, aos 57', foi a expulsão com vermelho direto de um jogador do FC Vizela após entrada forte sobre Ferrinho.

Num cenário em que, supostamente, os fafenses teriam ainda mais controlo no jogo, a igualdade numérica seria restabelecida quando Ferrinho é expulso por ver o segundo amarelo (já tinha sido amarelado durante a primeira parte).

Sendo agora 10 contra 10, o jogo continua com os fafenses a procurem tranquilidade no marcador e o Vizela a tentar uma reviravolta. Podiam tê-lo feito aos 66' com mais um forte remate para a área da AD Fafe, valendo Adílson com um corte fundamental e a afastar o perigo.

Nota-se um Vizela mais pressionante e, entre alguns cantos e tentativas de cruzamentos para área, ia mantendo a defesa fafense em alerta. Acabavam, porém, por mostrar alguma vulnerabilidade defensiva e, num momento de contra-ataque, Vilmar desperdiça uma grande oportunidade de fazer o 0-2. O avançado brasileiro isolou-se com a bola, teve tempo de planear o que fazer mas acabou por rematar contra o guarda-redes adversário.

Um minuto depois já há perigo no lado oposto do campo, com um livre a favor do Vizela. Do mesmo nada resulta, graças a Rui Nibra, que sacode rapidamente a bola para fora da área.

Continua um jogo de nervos quando a equipa de arbitragem anuncia cinco minutos de compensação. O ambiente na secção dos adeptos visitantes é eletrizante, com os justiceiros a entoarem o hino da AD Fafe alto e bom som. Ficariam ainda mais motivados, quando, no último momento de real perigo da partida, Nei consegue ficar sozinho com o guardião da casa, fazer-lhe um chapéu mas a bola passou ao lado da baliza.

Folgada ou não, a AD Fafe leva uma vitória de Vizela, algo que ainda nenhuma equipa tinha feito na presente época, e conquista assim mais três pontos antes do dérbi da próxima semana frente ao Arões SC.

Sem comentários: