.

.
.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Fafe – Uma terra com tradição e futuro no ciclismo. Conheça melhor a Aro 27

Texto: Ismael Alves / Fotos: DR

ARO 27 - Associação Radio Operadores dos 27 MHz, onde o cicloturismo está quase em estado puro 

A bicicleta é responsável pela união quase mágica nas pessoas, pois o convívio entre cicloturistas é mais próximo e potencializa grandes amizades. Atualmente, existem vários grupos espalhados no nosso concelho que geralmente organizam de forma segura e tranquila passeios e viagens de vários dias.  

Este é o mote para iniciar a crónica “Fafe– Uma terra com tradição e futuro no ciclismo”. Confesso que o nome escolhido não é original, li e retive na memória o título apresentado no Congresso Internacional de Ciclismo em 2012, pelo historiador fafense, Daniel Bastos. 

Esta cónica é dedicada a todos os grupos e associações de cicloturistas do nosso concelho. Estes são os verdadeiros “embaixadores” do ciclismo, a forma desinteressada e animada como motivam muitos jovens a experimentar o ciclismo, bem como promovem o regresso à atividade dos “mais velhos” é merecedora de reconhecimento.   

Como tal, nada melhor do que apresentar a Associação em atividade mais antiga do nosso concelho: ARO 27 - Associação Radio Operadores dos 27 MHz. Uma colectividade em que o cicloturismo está praticamente em estado puro em todas as suas vertentes, pratica desportiva, camaradagem e aproveitamento dos passeios para conviver e conhecer.

Falar na ARO 27 é falar de uma instituição com cerca de 36 anos de existência, cujo passado e presente testemunham uma obra na defesa dos interesses humanitários da comunidade. 

Fundada no dia 24 de setembro de 1982, inicialmente tinha como objetivo criar um grupo de Banda do Cidadão denominado C.B. com fins recreativos, humanitários e culturais. Depois de alguns anos em atividade, dedicou-se a auxiliar em caso de emergência, os bombeiros, a população e a proteção civil.  

Durante a década de 90, os seus associados decidiram criar dentro da associação um núcleo de cicloturismo. Sendo esta atualmente a principal atividade da associação ARO 27. 

A associação está inscrita na Federação Portuguesa de Cicloturismo com 34 atletas federados. Sendo promotora ao longo de 18 anos, do evento na cidade de Fafe denominado de “Passeio de Cicloturismo ARO 27”, durante o mês de junho.  

Anualmente, os passeios: Fafe – Fátima e Fafe – Santiago de Compostela são as atividades com maior simbolismo para os seus associados. Também participam noutros eventos desportivos e culturais. 

Os seus dirigentes Manuel Ferreira (presidente), António Rodrigues (vice-presidente) e Filipe Carvalho (tesoureiro) estão empenhados em manter o espírito de entreajuda e camaradagem que caracteriza este grupo e atrair jovens para o ciclismo, através da secção recentemente criada para amantes da modalidade de BTT. 

Para finalizar, permitam-me reforçar o merecido reconhecimento à ARO 27. Promovendo o interesse comum em andar de bicicleta e partilhando esses momentos, fazem dessas viagens memórias para a vida. 

“Somos Minhotos e a nossa casa é Fafe” é a forma como se apresenta o próximo grupo, sobre o qual que brevemente escreverei. 

Boas Pedaladas! 

PS. Agradeço que enviem informações através do seguinte email: ciclismofafe@gmail.com 

Sem comentários: