.

.
.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Fafe – Uma terra com tradição e futuro no ciclismo: Conheça melhor a Rinus Fafe

Texto: Ismael Alves / Fotos: DR

“Somos Minhotos e a nossa casa é Fafe” 

Cónica dedicada a todos os grupos e associações de cicloturistas do nosso concelho. Estes são os verdadeiros “embaixadores” do ciclismo, a forma desinteressada e animada como motivam muitos jovens a experimentar o ciclismo, bem como promovem o regresso à atividade dos “mais velhos” é merecedora de reconhecimento.  

“Somos Minhotos e a nossa casa é Fafe” é a forma como se apresentam os RINUS FAFE que amavelmente enviaram o texto a relatar a sua história. Rapidamente apercebemo-nos que apesar da curta existência temporal, os RINUS FAFE são portadores de uma vasta e rica experiência enquanto atletas e promotores de eventos associados ao ciclismo.  

Muito me apraz partilhar a história destes amigos. Com eles fiz a minha primeira peregrinação a Santiago de Compostela e participei nas várias edições da saudosa Maratona BTT Rally Fafe.  

Uma palavra de apreço para o responsável dos RINUS FAFE, Gilberto Fernandes pelo entusiasmo em manter os RINUS sempre a pedalar e nos confidenciar que a data do próximo Ride BTT Montelongo será no dia 4 de novembro.  

“Inicialmente designados por BTT RINUS, a nossa formação teve início em novembro de 2005, simbolizada num passeio designado pela “Rota do Prego” em Cepães, um pequeno grupo de betetistas oriundos dos vários cantos do concelho, 4 de Silvares S. Martinho, 1 de Fornelos, 1 de Cepães, 2 de Felgueiras e 1 de Celorico de Bastos, que se uniram a Sociedade de Recreio Cepanense, numa sinergia que deu muitos e bons frutos.  

Normalmente ao fim-de-semana, juntávamo-nos para desfrutar desta nova modalidade nos virgens trilhos do nosso concelho e também das regiões circunvizinhas. No início de 2006 começam as participações em eventos organizados, o primeiro deles é em As Neves, na região de Pontevedra em Espanha, no XIII CAMIÑO REQUESON, num dia de imensa chuva e frio, a ser um batismo bem regado junto as margens do rio Minho.  

Seguiram-se a participação na meia-maratona da Mealhada, mais um dia invernal épico e inesquecível, foram as primeiras pedaladas, cheias de peripécias e tesourinhos. Em meados de 2006, com muita vontade de dois elementos do BTT RINUS e ajuda de dezenas de colegas e amigos, CM Fafe e patrocinadores, conseguimos organizar o primeiro passeio de BTT em Fafe, intitulado de "I Ride BTT Monte Longo - Fafe'06", um sucesso na região, no qual participaram cerca de 200 betetistas debaixo de uma arrasadora onda de calor e ao longo de 40km de trilhos durinhos, mas fantásticos para o BTT.  

É também em 2006 que fazemos a primeira de muitas incursões a Santiago de Compostela, uma travessia pelo Caminho Português, num total de 250 km, realizada em 2 dias, com partida na Igreja de Cepães e com a particularidade da bênção do Padre Marques à partida da nossa peregrinação.  

Em 2007 estreamos o equipamento BTT RINUS na maratona de Portalegre, Paulo Ferreira participa pela primeira vez numa prova de Cross-Country, XCO Penha – Guimarães, é também em 2007 que avançamos para um projeto mais ambicioso e confecionámos a primeira maratona de BTT em Fafe, realizada no mês de junho, a I Maratona BTT Rally Fafe – M07 foi mais um sucesso esperado, pois possuímos trilhos magníficos e com as paisagens de Fafe estimadas, são uma maravilha que os mais de 400 participantes poderão usufruir.  

Com a organização da Maratona de BTT a absorver grande parte do tempo e dos recursos humanos, passamos o Ride BTT para o mês Novembro, na comemoração do nosso aniversário, assim, todos os anos, no primeiro domingo de novembro, juntamos os amigos das rodas de taco no “Ride BTT Monte Longo”, um passeio guiado pelos elementos dos Rinus, que junta os amigos das rodas de taco num convívio lúdico, com bolo e champanhe no final.  

Em 2008, já com mais treino, 7 peregrinos fazem as malas e em autonomia total durantes 3 longos dias no mês de abril partem numa expedição pelo caminho de peregrinação mais duro de Santiago de Compostela, o Caminho Primitivo. Este caminho foi o primeiro itinerário Jacobeu, daí o seu nome, tem início em Oviedo e atravessa as Astúrias até Santiago de Compostela. Nesse ano realizamos a 2ª Maratona BTT de Fafe com cerca de 500 participantes, o terceiro ride BTT e pois claro, mais um punhado de participação em passeios de maratonas.  

No início de 2009 dá-se uma pequena revolução no seio do grupo e começa uma nova era no seio do grupo, novo equipamento BTT Rinus para a renovada estrutura, com novas aventuras e sem descurar a organização da 3ª Maratona BTT Rally em Fafe, que contou com mais de 500 participantes a percorrerem os trilhos da cidade até ao norte e nascente do concelho, com passagem no maior aglomerado de carvalhos da Europa. Nesse ano fazemos a travessia em BTT de Fafe até Fátima por trilhos durante 2 dias e mais de 330km, vamos também a Santiago pelo Caminho Português e organizamos o 4º Ride BTT em Cepães.  

2010 é o ano para desfrutar dos trilho e paisagens, participamos em diversas maratonas e em alguns passeios de BTT, no mês de maio fazemos a peregrinação da Via da Prata, com início em Chaves até Santiago de Compostela e em agosto vamos novamente a Espanha realizar um passeio de sonho, que permanecerá nas nossas memorias bem guardado pela beleza natura da região tutelada e protegida de Leon e Astúrias “Picos da Europa”. É também em 2010 que juntamos num passeio guiado e animado por mais de 120 amigos BTTistas, no nosso 5º aniversário (5º Ride BTT).  

O ciclismo dá as primeiras pedaladas no ceio dos Rinus em 2011, prosseguindo a metamorfose deste grupo. Participamos em vários provas e provas de BTT e Ciclismo, realiza uma nova travessia de Valencia até Santiago Compostela e finalizado em Finisterra. Em setembro organizamos a primeira prova de ciclismo na freguesia milenar de Cepães, o 1º Grande Circuito de Cepães, uma prova englobada numa das etapas do Troféu UDARQ, que contou com dezenas de ciclistas, e claro, o Ride BTT em novembro, nesse mês em Medelo, o primeiro troféu para os Rinus numa prova de ciclismo com o 3º lugar em Master 30 de Gilberto Fernandes, na última prova do Troféu UDARQ.  

Com a reentrada de novos elementos no seio do grupo em 2012, não ficamos só pelo lazer e foi criada uma equipa de competição de 4 atletas com o propósito de realizar todas as provas de maratonas da Taça de Portugal XCM e também as do Regional do Minho XCM, um ano pioneiro para uma equipa fafense nestas andanças e uma experiência excecional no seio da alta competição nacional de maratonas de bikes de monte. No ciclismo as participações eram mais escassas, destaque para participação no Open Ibérico em Vigo e para o 2º lugar geral e 1º Master 30 de Gilberto Fernandes na 4ª etapa UDARQ em Medelo.  

No ano seguinte aumentamos a cadência na competição, com três novos atletas, a prioridade era a Taça de Portugal XCM e o regional do Minho XCM, juntando-se outras maratonas de BTT e mais provas de ciclismo. É também em 2013 que nos aventuramos no XCO de Mesão Frio e é também a estreia do cadete Luís Silva na competição, meses depois também se iria estrear em provas de ciclismo. De destacar para dois lugares honrosos, 2º lugar Master 30 de Gilberto Fernandes no Circuito de Fafe UDARQ e para 2º lugar Geral de Carlos Fontes no médio do Douro GranFondo.  

Em 2014 começamos o ano numa nova vertente, o Duatlo de Famalicão, em março voltamos só as pedaladas, no Fafe Show Bike, José Pereira vence a maratona BTT na categoria de promoção e Gilberto Fernandes vence em Master 30 a prova de ciclismo. Em maio, José Oliveira faz 3º lugar na meia Maratona de Amarante e vence a meia Maratona de Mondim de Basto, enquanto Nuno Oliveira faz 2º lugar, José Pereira na mesma prova vence a distância longa. Em julho, no circuito de Fafe UDARQ, Gilberto Fernandes faz 2º lugar em Master 30 e em setembro José Oliveira faz 3º lugar na meia maratona BTT de Chaves e no mês de novembro, Marco Moniz vence a última Etapa do Troféu Ciclismo UDARQ no Circuito de Medelo. Em agosto fazemos mais uma longa travessia até Compostela, desta vez pela estrada, cerca de 255 km de pura montanha partilhada com dois colegas da UDARQ, o itinerário teve início em Fafe, com passagem na Lagoa, Portela do Homem no Gerês, Lobios e almoço em Ourense com perto de 40 graus, na segunda parte passamos em Lalim, Silleda até Santiago de Compostela.  

2015 comemoramos a primeira década dos Rinus, é um ano com mudança de paradigma e da revitalização de um grupo de desportistas, com o término da ligação à S.R. Cepanense, o nome muda para Rinus Fafe, deixamos o amarelo do equipamento e passamos a usar o vermelho e o branco, as cores do concelho de Fafe, juntamos o Trail e o Atletismo ao Ciclismo e BTT, e sempre que podemos, realizamos ou colaboramos em inventos onde dá-mos a conhecer a nossa terra, os usos e costumes do nosso povo e se possível também ajudamos instituições de caris humanitário. De destacar em 2015 o passeio de BTT do 10º aniversário que juntamos em Cepães os amigos das bikes de pneu de taco, o 3º lugar na meia maratona BTT de Chaves de Carlos Fontes, a vitória no Trail Serra da Cabreira de Cidália Novais e o 2º lugar da Sandrina Carneiro e para finalizar o ano com o 3º lugar de Cidália Novais no trail curto do IV Amarante Christmas Trail.  

O nosso primeiro evento solidário foi em fevereiro de 2016, no X Ride BTT Montelongo participaram 300 betetistas e o valor da inscrição reverteu na totalidade para os atletas da Cercifaf, pessoas espetaculares e com grandes aptidões que por variadíssimas vezes têm representado da melhor maneira a região de Fafe além fronteiras. Na vertente competitiva, em março no Fafe Trail Run, Cidália Novais corta a meta em 3º lugar no trail longo, em junho na meia Maratona BTT Boticas, Carlos Fontes faz 2º lugar, no mês de julho na meia Maratona BTT Montalegre, Carlos Fontes fica em 1º lugar e Gilberto Fernandes em 2º lugar, ambos na categoria de promoção, ainda em julho no BTT Doudo Pombalino – Peso da Régua, 2º lugar para Carlos Fontes em promoção e para terminar o mês mais um 2º lugar para Carlos Fontes na 8ª Maratona BTT Lagares - Penafiel. Foi também em julho que organizamos e apadrinhamos com mais de uma centena de praticantes de btt e ciclismo a passagem do pelotão nacional nos estradões do WRC em terra batida, com o evento Maior Pelotão da Terra Batida. Em setembro na meia Maratona BTT Rota do Presunto – Chaves, Gilberto Fernandes e Carlos Fontes sobem ao pódio no 2º e 3º lugar na categoria de Master 30, terceiro e quarto na geral. Ainda em setembro, mas em ciclismo, Carlos Fontes corta a meta em 1º lugar em Master 30 no 3º Circuito São Mateus / Era Imobiliária / Cleimag em Medelo. Em outubro Carlos Fontes em promoção na VII Maratona BTT Sra. da Graça - Mondim de Basto faz 1º lugar e para finalizar o ano, já em novembro mais um 1º lugar na promoção para Carlos Fontes no 6º BTT Vale Maravilhoso, Campeã - Taça Inter Associações Vila Real. Também em novembro realizamos o passeio de BTT do 11º aniversário, com cerca de 100 betetistas a invadirem os montes de Fafe.  

O ano de 2017 trás muito Trail, BTT, Ciclismo e claro o Ride do aniversário dos Rinus, é também a asseveração da equipa de trail e atletismo e um grande ano para o BTT com o Carlos Fontes a subir ao pódio final da Taça de meias maratonas da ARCVR - Associação Ciclismo Vila Real. Começamos por Março com o 1º lugar F40 de Cidália Novais no trail curto do Fafe Trail Run, no BTT, Carlos Fontes vence em promoção o 3º BTT Vila Pouca de Aguiar e também conquista a geral no percurso curto da 5ª Maratona BTT Capital do Móvel. Em maio e no ciclismo, Gilberto Fernandes faz 2º lugar no 17º Convívio de Cicloturismo de Felgueiras e 1º lugar no 8º Passeio de Ciclismo de Calvos, no BTT, Carlos Fontes fica em 2º lugar Master 35 na meia Maratona BilaBiker's/Cidade de Vila Real. Em junho, Marisa Novais fica em 2º lugar na cat. Fsenior e Cidália Novais vence na cat. F40 no trail curto da Cabreira Challenge, na 10º Maratona BTT Boticas, Carlos Fontes vence o seu escalão M35 da meia maratona. No mês de julho mais duas conquistas para Carlos Fontes, no VI Troféu Btt Montalegre “Acácio da Silva” faz 3º lugar na cat. M35 e fica também em 3º lugar em Master 30 no Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe – UDARQ. Em outubro, Carlos Fontes volta a carga no 7º BTT Vale Maravilhoso – Campeã ao vencer a Geral e a cat. M35, no Penha Music Trail é a vez de Cidália Novais subir ao pódio do trail curto, ficando na 3º posição da geral e 2º na cat F40. Para terminar o ano, a prova de atletismo mais dura de Portugal, o Gerês Extreme Marathon, com Cidália Novais a ganhar a meia maratona na cat. F40.  

Em 2018 o propósito é o mesmo, por carolice e com total liberdade, vamos fazer aquilo que gostamos e divertirmo-nos ao máximo nas corridas e em especial nos treinos, sempre num ambiente saudável, quer seja de bicicleta ou a correr. Atualmente somos 8 atletas, dois a pedalar e seis a correr, certamente que vamos participar em muitos eventos e em todos eles vamos dignificar a nossa camisola e a nossa terra, possivelmente vamos conseguir fazer boas classificações e até ganhar alguns troféus, mas claramente que esse não é o foco que nos alumia, gostamos de desafios e de nos superar, dentro das limitações que a vida nos proporciona.” 

Brevemente nesta crónica: Road to Nowhere, desfrutar da amizade e da essência da cultura cicloturista de estrada é o propósito deste novo projeto em Fafe.  

Boas Pedaladas! 

PS.: Agradeço que enviem informações através do seguinte email: ciclismofafe@gmail.com 

Sem comentários: