.

.
.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

João Leite e Diogo Oliveira no Campeonato Nacional de Estrada

Texto: Ismael Alves / Fotos: DR


João Leite foi o 6.º melhor nacional em cadetes 

A freguesia de Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide, recebeu no dia 30 de junho e 1 de julho os campeonatos nacionais de ciclismo de contrarrelógio e prova em linha (fundo) para as categorias de cadetes, juniores e femininas. 

Fafe esteve muito bem representado pelos jovens ciclistas João Leite e Diogo Oliveira.

Natural de Armil, o João Leite, atualmente a correr pela equipa União de Ciclismo da Trofa, na categoria de cadetes participou em ambas as corridas. No sábado, na prova de contrarrelógio, o João realizou um tempo de 17min12seg para concluir os 11Km do traçado, obtendo o 13º lugar em 58 participantes. No domingo foi dia da prova em linha (fundo), com 135 atletas inscritos para percorrerem os 80km de distância, o João conseguiu um fantástico 6º lugar. O João contou que durante a prova teve de realizar esforço extra para anular as sucessivas fugas e sempre que podia trabalhou na frente do pelotão para aumentar o ritmo da corrida. A chegada foi ao sprint, propícia ao sucesso dos ciclistas que aliam a ponta de velocidade com a resistência, tendo o João ficado a apenas a 3seg do vencedor (Rúben Silva, ADRAP / Sentir Penafiel).

Apesar deste excelente resultado no campeonato nacional, o João não se deslumbra, pois sabe que está num processo de desenvolvimento/aprendizagem e fez questão de confessar que é muito grato à sua família pelos sacrifícios que fazem em prol dele, aos colegas e responsáveis da sua equipa e à Bikesmile pelo apoio imprescindível na cedência de material necessário neste patamar de competição.

Diogo Oliveira, a correr pela equipa SC BIKETEAM participou na prova em linha. Este é o seu primeiro ano na categoria de Júnior, situação das mais difíceis em formação. A transição de categoria e a diferença de desempenho e de idades tornam as corridas bastante duras para o Diogo. No entanto, capacidade e valentia são caraterísticas inatas no Diogo tendo terminado a corrida no 61º lugar em 132 participantes. Ao longo dos 133,5 quilómetros desenvolveu-se uma corrida espetacular e emocionante, sem espaço para calculismos e onde o ritmo imposto foi bastante elevado que levou ao abandono 58 ciclistas. O vencedor da corrida e atual campeão nacional foi o corredor da equipa Vito/Feirense/Blackjack, Pedro Andrade.

Permitam-me acrescentar algumas palavras do meu próprio ponto de vista. Em competição o fator resultado está associado ao sucesso, no entanto, não se pode ser tão linear quando aplicado à competição de jovens em formação. Nem sempre o resultado é o mais importante. Nos anos de formação em competição é mais importante observar, experimentar, aprender e conviver do que estar focado em resultados. Só nos últimos anos de formação é que se deve dar relevância aos resultados e definir objetivos concretos. Quando se começa muito cedo a procurar vitórias, normalmente atinge-se a saturação e na maior parte dos casos leva ao abandono precoce da modalidade. Além disso, é importante conciliar o ciclismo com os estudos, porque nem todos os jovens chegam a profissionais e, mesmo que cheguem, é sempre bom ter alternativas de vida. 

Parabéns ao João Leite e ao Diogo Oliveira, dignos representantes dos jovens fafenses no ciclismo nacional. 

Boas Pedaladas!


Sem comentários: