.

.
.

sábado, 3 de novembro de 2018

1.ª Div. AF Braga: GD Vasco da Gama, 1 - GD Silvares, 1 (Rasgadinho)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Podia ter caído para os dois lados 

Terminou com uma igualdade a um golo o primeiro dérbi da temporada na 1.ª Divisão Distrital entre o GD Vasco da Gama e o GD Silvares, num jogo de entrega total com muita luta física e verbal das duas equipas que curiosamente terminaram a ser comandadas pelos dois treinadores adjuntos, Pião e Rambóia mas por motivos diferentes. Pião porque o treinador do Vasco da Gama foi expulso e Rambóia porque Ismael Sousa se encontra de férias. 

O Silvares entrou forte no jogo e andou a rondar a baliza do Vasco da Gama e aos 8' numa transição rápida Carlitos esteve perto de marcar, Na resposta, aos 13 Rui Freitas podia ter feito o mesmo numa bola que sobrou na área. 

A melhor oportunidade da primeira parte foi para o Vasco da Gama aos 17' quando Filipe atirou ao poste após cruzamento de Tiago Aimar. 

Ainda na primeira parte Silvares teve dois lances de bola parada que tanto Carlitos como Papoila não acertaram na baliza. 

Perto do intervalo, Tiago Aimar teve um bom trabalho na esquerda passando por dois visitantes e acabou por atirar muito perto do segundo poste. 

O Silvares voltou a iniciar a segunda parte a pressionar e chegou à vantagem três minutos após o descanso com Diogo a cruzar na esquerda para Coelho emendar ao primeiro poste num lance em que o guarda-redes medelense escorregou. 

O Silvares teve oportunidade de chegar ao segundo num lance em que Joãozinho chegou um instante atrasado à bola. 

Com a entrada de Tiago Pirolas aos 64', a equipa de Medelo não só sacudiu a pressão do Silvares como começou a ganhar mais terreno dentro do campo. Fruto dessa subida de rendimento e na sequência de eventuais faltas e protestos o treinador medelense Tiago Silva foi expulso aos 72'. 

Curiosamente o lance em que protestou a amostragem de um cartão amarelo foi a meio campo, num livre marcado por Rui Freitas a meio campo que tirou um azimute ao segundo poste onde estava Borba a cabecear para o empate. 

Reagiu bem o Silvares e teve três ocasiões onde podia ter marcado, todos com Jorginho como protagonista. Nos dois primeiros rematou de longe e no último apareceu isolado na cara de Bruno com este a negar-lhe o golo, depois foi Catita e Carlitos a não acertarem com a baliza com os homens da casa a desviarem os remates muito perto da baliza. 

Aos 92' num livre de Rui Freitas do lado direito Luís Durães correspondeu com uma grande defesa para canto. Na sequência desse canto Marcelo marcou de cabeça ao segundo poste mas o árbitro anulou o golo por pretensa falta do jogador medelense o qual deixou mesmo muitas dúvidas. 

É inequívoco que o GD Silvares pratica um futebol mais aprumado mas acabou por ter alguma dificuldade em lhe dar intensidade no pelado de Medelo contra uma equipa mais limitada mas que faz das tripas coração para tentar equilibrar os jogos. 

Sem comentários: