.

.
.

sábado, 5 de janeiro de 2019

1.ª Div. AF Braga: GD Silvares, 2 - GCD Regadas, 0 (Melhor dérbi dos últimos anos)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Uma história de união e superação 


O GD Silvares levou a melhor sobre o GCD Regadas no primeiro dérbi do ano ao vencer no seu terreno o seu perseguidor da tabela classificativa por 2-0, num dos dérbis mais concorridos dos últimos anos a nível de futebol distrital em Fafe, com uma "bela casa" que se estendeu desde o peão até ao terceiro anel. Não obstante serem os golos que fazem a diferença há que destacar quem não os deixa entrar também e nesse capítulo Luís Durães foi enorme entre os postes onde defendeu tudo o que havia para defender, e foi muito o trabalho a que esteve sujeito, inclusive uma grande penalidade negada ao capitão regadense Buga. Ouve um grande jogo de futebol neste dérbi.

O Regadas podia ter inaugurado o marcador aos 4', quando Nelinho se isolou mas viu Luís Durães sair da baliza e aliviar com os pés. Na resposta Diogo entrou na área mas viu Tiago Ribeiro a desarmá-lo in extremis. 

O primeiro golo do desafio nasceu de um primeiro pormenor de Joãozinho, que teve muitos e bons nesta partida, a fazer a bola chegar a Carlitos e este do meio da rua a desferir um potente remate para um grande golo sem hipóteses para Fábio Alves. 

O Regadas voltou a incomodar aos 14', num cruzamento de Bruno com a bola a sobrar para Fernando rematar de primeira ao lado. Volvidos quatro minutos, marcos fez um túnel a um silvarense para depois rematar para defesa de Luís junto ao poste. Mais dois minutos para Rui Rebelo rematar à meia volta mas ao lado da baliza do Silvares. 

Luís Durães voltou a estar em evidência quando numa bola metida em profundidade para Bruno, fez uma boa leitura da jogada e se antecipou, ainda que a bola tivesse ficado presa e daí decorresse algum perigo entretanto resolvido. No minuto seguinte, aos 27, Buga cobrou um  livre directo que saiu por cima. 

O Silvares chegou ao 2-0 aos 28', com Samú em jogada e insistência a ganhar vários ressaltos para depois fazer um remate perfeito fora do alcance do guarda-redes Fábio Alves. 

O Silvares voltou a aproximar-se da baliza do Regadas, que entretanto não tinha reagido, aos 36', com Diogo a cruzar para Jorginho mas a haver um corte providencial para canto que resultaria noutro mas dos dois não saiu perigo. 

O duelo entre Buga e Luís Durães prosseguiu aos 44', com o primeiro a rematar cruzado para grande defesa do segundo. No quarto minuto de compensação Buga dispôs de um livre directo a que Luís Durães correspondeu com grande defesa. 

O Silvares veio para o segundo tipo disposto a não correr riscos e por isso mesmo e ainda porue estava a perder o Regadas tomou literalmente conta do jogo. Ainda assim, a primeira oportunidade foi para o Silvares  com Ratão a cruzar ao segundo poste onde Joãozinho apareceu a atirar ao lado. 

No minuto seguinte, aos 57, Buga cobrou livre directo que resultou em canto. A vontade do Regadas esbarrou sempre na entrega e voluntarismo do Silvares que fez um jogo tacticamente perfeito contra um adversário com mais e melhores argumentos mas que viu a equipa da casa a superar-se. 


O Regadas teve possibilidade de relançar o jogo aos 72' quando Ratão deu um toque no ainda veloz Nelinho dentro da área originando grande penalidade que Luís Durães viria a defender e Buga. 

A equipa visitante viu-se privada do treinador Marcelo Teixeira que foi expulso aos 74', por palavras dirigidas ao árbitro. 

O Regadas ainda podia ter marcado aos 79', quando Nelinho matou a bola no peito para rematar de primeira ao lado.

Já em tempo de compensação Jorge Carneiro saiu lesionado depois de entrada intempestiva de Papoila. 

Também nesse período e após um livre a bola sobrou para Sobrança que rematou forte ao lado. 

Eficácia e entrega foram a chave para o Silvares vencer este jogo que o Regadas também quis vencer mas viu do outro lado uma equipa muito unida. 


O jogo foi tão intenso que houve quatro jogadores que foram obrigados a deixar o jogo lesionados. Marcos mesmo a acabar a primeira parte, Tiago Ribeiro no início da segunda, Pincha a meio da segunda parte, Diogo pouco depois e ainda Jorge Carneiro já na compensação.  

Jogo no Campo Professor Manuel José Dias, em Silvares S. Martinho, Fafe.

Árbitro, Hélder Cardoso, auxiliado por Filipe Sampaio e Tiago Cepa (AF Braga). 

GD SILVARES: Luís Durães; Ratão, Carneiro, Pandilha, Rafa, Papoila, Samu (Jorginho, 82'), Carlitos, Pincha (Catita, 69'), Joãozinho e Diogo (Fabinho, 85'). Treinador, Ismael Sousa. 

GCD REGADAS: Fábio Alves; Fernando, Tony, Tiago Ribeiro (Sobrança, 51'), Pinta, Gomes (Jorge Carneiro, 65'), Buga, Rui Rebelo, Marcos (Leandro, 45'), Nelinho e Bruno. Treinador, Marcelo Teixeira.

DISCIPLINA  - Cartão amarelo a Tiago Ribeiro, 41'; Gomes, 60'; Papoila, 90+1'; Jorge Carneiro, 90+1' e Sobrança, 90+4'.

GOLOS: Carlitos, 6' e Samu, 28'. 

Sem comentários: