.

.
.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Diogo Costa, antigo júnior da AD Fafe, esteve em arriscado cenário de guerra real na República Centro Africana


Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR 

"A mais arriscada missão que as forças armadas portuguesas desempenharam desde a guerra do Ultramar". 

O antigo jogador da formação da AD Fafe, Diogo Costa, um dos elementos da chamada Geração de Ouro, treinada por Miguel Paredes, encontra-se agora ao serviço do Exército Português. Em missão na República Centro Africana tendo estado debaixo de fogo real nos últimos três dias depois da sua companhia ter sido vítima de uma emboscada, com cerrado tiroteio. 

"No trajecto entre Bambari e Bokolobo, localidade a partir da qual Ali Darassa comanda a UPC, os rebeldes tentaram emboscar as forças das Nações Unidas com recurso a lança-rockets. Nas imagens cedidas ao PÚBLICO pelo EMGFA, é visível a acção das viaturas Pandur, que lançam fumos para mascarar a posição dos pára-quedistas lusos, e de atiradores especiais portugueses que seguiam a bordo de um helicóptero Mi-27 do Paquistão, país que participa igualmente nesta missão da ONU" (in jornal Público). 

O Antigo jogador da AD Fafe já veio informar que tanto ele como os restantes camaradas se encontram bem tendo escapado ilesos desta luta intensa que as altas patentes Militares, nomeadamente o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, já consideram "como a mais arriscada missão que as forças armadas portuguesas desempenharam desde a guerra do Ultramar". 

Sem comentários: