.

.
.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

VAMOS TODOS AJUDAR AS GÉMEAS BÁRBARA E CAROLINA

TEXTO: JORNAL NOTÍCIAS DE FAFE 

Vamos ajudar a Bárbara e a Carolina!

Gémeas precisam de uma carrinha adaptada

Bárbara e Carolina, de Fafe, foram notícia no nosso jornal, recentemente, no âmbito de uma campanha de solidariedade que tem como objectivo final uma carrinha adaptada que possa facilitar o dia-a-dia das duas irmãs, gémeas, de 13 anos, que entre muitas semelhanças partilham uma doença neuromuscular grave, e uma grave limitação no desenvolvimento psicomotor, com um grau de incapacidade de 95%.

Em Dezembro último foram as beneficiárias de um dos concertos do evento Rock witn Benefits, que rendeu 1710 euros, já entregues à mãe, que se destinam à compra de uma carrinha adaptada onde possam ser transportadas, com maior conforto. Uma meta que ainda está longe, já que o orçamento andará na ordem dos 30 mil euros, mas que a mãe aponta como uma grande necessidade: “Aquilo que nos faz mesmo muita falta é uma carrinha adaptada para elas porque na minha carrinha já se torna difícil. Elas já estão muito grandes para as meter e tirar, montar e desmontar as cadeiras, várias vezes ao dia, torna-se muito complicado, diz Sandrina Costa.

Ambas têm “osteoporose, muito grave, que requer muitos cuidados porque com qualquer movimento mais brusco podem fazer uma fractura, o que já aconteceu com a Carolina”, partilha a mãe, que teve de abdicar de trabalhar para cuidar das gémeas, a tempo inteiro”. Requerem atenção constante da mãe já que têm epilepsia e convulsões e “andam sempre em consultas, terapias, e é assim o nosso dia-a-dia”, diz Sandrina.

Como cuidadora, a mãe, que é divorciada, recebe do Estado um apoio de 101 euros, por cada uma das meninas “é o que o Estado me paga” como subsídio para assistência a terceira pessoa. As meninas “recebem o abono, e o abono suplementar de doença. O nosso rendimento total é de 408 euros mensais”, revela. As despesas são a dobrar, em medicação, fraldas e tudo o que as gémeas necessitam.

Tal como outras mães, hesitou em dar o primeiro passo para esta campanha, pela exposição pública, mas o bem-estar das filhas falou mais alto, enchendo-se assim de coragem para vir a público pedir ajuda para concretizar este objectivo de angariar a quantia necessária para comprar uma carrinha adaptada. “Tenho muita esperança que esta onda de solidariedade continue e que mais pessoas nos possam ajudar”, apela Sandrina.

IBAN (Mãe) para donativos:

PT50 0033 0000 0109 16369 28 23

Sem comentários: