.

.
.

sábado, 20 de abril de 2019

Taça AF Braga 1/4 de final: Pevidém SC, 1 - Arões SC, 1 (4-3 após g. p.) [Inglório]

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

Decidido em última instância com "testemunha impedida de depor"

O Arões SC falhou as meias finais da Taça AF Braga ao ser eliminado em S. Jorge de Selho, pelo Pevidém SC nas grandes penalidades depois de um jogo em que os aronenses deram tudo em campo e tal como o adversário teve várias oportunidades para resolver a partida nos 120 minutos jogados. Ambas as equipas mereciam estar na meias finais mas o Pevidém foi mais eficaz na última instância do jogo. É caso para dizer que foi um jogo decidido em última instância com uma testemunha, Barbosa, impedido de depor injustamente expulso aos 111 minutos.   

O Pevidém adiantou-se no marcador aos 17', através de Diogo Lopes que dentro da área deu seguimento a um livre apontado por Moreira. 

Reagiu bem o Arões aos 27', com Nuno Almeida a conquistar canto e a marcar este para Gil atirar ao lado de primeira. Aos 31', foi Barbosa na zona de penalti e na sequência de mais um canto de Nuno Almeida a rematar por cima. Aos 38', Gil apanhou o guarda-redes adiantado e tentou o chapéu mas as medidas não foram perfeitas. Aos 43', Gutti rematou de fora da área por cima da barra. 

O Pevidém voltou a criar perigo de bola parada na compensação da primeira parte com Gostinho a marcar a preceito um livre directo para grande defesa de Marçal. 

O Arões começou a segunda parte a cruzar bolas para a área e aos 51' uma triangulação entre Nuno Almeida e Fred terminou com o segundo a atirar ao lado na cara de Preto. 

 Aos 61', canto de Nuno Almeida a bola sobrou para Emanuel à entrada da área com este a rematar por cima. Fausto marcou um livre de longe aos 66' que saiu ao lado.

O Arões chegou ao empate aos 69', num livre directo de Nuno Almeida descaído para a esquerda com o médio aronense a fazer um grande golo. 

O Pevidém reagiu ao golo e aos 73' podia ter passado novamente para a frente quando Diogo Lopes apareceu nas costas da defesa aronense apenas com Marçal pela frente mas este a negar-lhe a tentativa de chapéu. 

O Arões voltou a ter um canto aos 75', desta vez marcado por Fausto com a bola a chegar a Emanuel na entrada da área para o remate sair por cima. Aos 80', Gil esteve perto de marcar mas o remate saiu um pouco enrolado ainda que não muito distante do poste. 

O Arões reclamou uma grande penalidade sobre Sebá aos 44' e o Pevidém fez o mesmo no quarto de cinco minutos de compensação sobre Diogo Lopes mas nem num nem outro caso o árbitro atendeu os protestos. 

No prolongamento o Pevidém mais habituado ao terreno de relva natural mostrou mais disponibilidade física mas o Arões nunca baixou os braços e deu tudo o que tinha. Aos 99' Venú apareceu ao primeiro poste para Marçal lhe negar o golo com defesa apertada. 

Aos 100', Korta que entrou no início do prolongmento para o lugar de Gil não chegou por uma nesga ao cruzamento de Fausto. Três minutos depois um remate rasteiro de Diogo não saiu muito longe do segundo poste de Preto. 

O Pevidém esteve perto de marcar aos 110 valendo a intervenção providencial de Zé Pedro. 

O juiz da partida Henrique Gomes borrou a pintura aos 111' quando Fred derrubou o endiabrado Pedrinho sensivelmente a meio campo e o árbitro e o auxiliar que estava perto anuíram em mostrar, injustamente, o segundo cartão amarelo a Barbosa que não teve qualquer intervenção na jogada e nem sequer estava muito próximo da mesma, originando a expulsão do abnegado médio aronense quando o jogo vinha de sentido contrário ao qual se encontrava.


O Arões uniu-se na adversidade nos restantes nove minutos e o jogo foi para as grandes penalidades. Nuno Almeida foi o primeiro a bater e atirou ao lado; Diogo Lopes fez o 1-0 para o Pevidém; Zé Pedro enviou a bola à barra e João Costa atirou por cima. Fausto fez o 1-1; Pedrinho não falhou e fez o 2-1, Diogo fez o 2-2 para o Arões, Venu o 3-2 para o Pevidém e Emanuel permitiu a defesa de Preto, permitindo os festejos ao Pevidém.

Sem comentários: