.

.
.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

3.ª Edição da Caminhada de Regadas levou caminheiros por túneis até à "Amazónia"

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

Uma enorme riqueza natural em estado
puro  

A 3.ª edição da Caminhada Regadas Bairrista levou mais de 120 caminheiros pelos caminhos e veredas da floresta profunda da freguesia de Regadas e Seidões à descoberta de verdadeiros paraísos paisagísticos alguns deles dezenas de anos encobertos de vegetação mas agora disponíveis para encher a alma de quem os visita com tanta beleza natural. 

Com início e chegada no icónico lugar do Souto da Roda onde os dois coretos repousam de grandes duelos musicais até à próxima batalha e onde no interior da cave de um deles é o bar e sede do GCD Regadas os caminheiros partiram para uma aventura memorável ao longo de 11,5 km onde a riqueza paisagística é de uma enorme grandeza mas já descoberta por alguns turistas que por lá andavam a tiritar e a registar em suporte fotográfico as belas paisagens que por ali habitam. 

A enorme serpente humana passou por túneis de vegetação, pelo Rio Bugio em plena força e em vários locais pela "Amazónia" lugar bucólico recentemente redescoberto após retirar o manto de vegetação que cobria autenticas relíquias, como moinhos ainda com as suas mós e outras peças que os compunham. 


Entre cascatas de água e pontes de madeira numa autêntica floresta mágica até chegar à já famosa ilha dos amores, os caminheiros deliciaram-se com tanta beleza natural numa rica e abundante arquitectura natural e paisagística. 

Um percurso muito interessante sempre acompanhado por elementos da organização da Roda Regadas, uma secção de BTT e Caminhadas do GCD Regadas que tem ajudado a dinamizar a freguesia e a despertar as pessoas para o que de melhor há por aquelas bandas. 

Este foi um percurso onde é obrigatório voltar porque além do muito que a mente registou há ainda muitas outras coisas para apreciar e descobrir com mais tempo.  

Está de parabéns a organização do Roda Regadas por descobrir e tonar estes caminhos transitáveis e ainda o GCD Regadas e a Junta de Freguesia pelo apoio prestado numa caminhada que apesar de ser grátis teve reforço sólido e líquido a meio do caminho.            

Sem comentários: