.

.
.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Andebol 1 - Grupo B/Man.: SC Horta, 31 - AC Fafe, 28 (Ficou mais difícil)

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES   

A esperança é a última a morrer 

Depois da inesperada derrota caseira  frente ao Fermentões o AC Fafe deslocou-se aos Açores no intuito de recuperar os pontos perdidos frente ao adversário mais directo neste momento pela luta da manutenção quando antes do começo da partida restavam apenas quatro jogos para o terminus da temporada com ambas as equipas a lutar pela manutenção no escalão maior do andebol nacional. Num jogo extremamente equilibrado, os insulares, a jogar perante o seu público conseguiram levar a melhor na parte final da contenda vencendo por 31-28. Ficou muito mais difícil para os fafenses mas a esperança é a última a morrer. 

Assistiu-se a uma primeira parte extremamente equilibrada com alternância na frente do marcador mas sem que nenhuma das duas equipas conseguisse ganhar uma vantagem superior a um golo tendo chegado o intervalo com uma vantagem para os insulares de 14-13, isto porque Virgílio Ferreira falhou o último remate deste período para o ACF.  

Na segunda parte o Horta aproveitou o facto de lhe pertencer a posse de bola para chegar pela primeira vez à vantagem de dois golos 15-13. A equipa açoreana manteve-se em vantagem até aos 37', altura em que os fafenses empataram, 18-18. Seguiram-se alguns remates falhados e uma falta disciplinar de Virgílio Ferreira que deixou os fafenses a jogar com menos um durante 2 minutos. Aos 34', a equipa insular chegou a uma vantagem de 18-15. Volvidos dez minutos o jogo estava novamente empatado, 22-22 e aos 46', o ACF passava para a frente pela primeira vez na segunda parte 22-23.  

Aos 49', Armando Pinto pediu um time out mas na jogada seguinte o Horta já estava novamente na frente do marcador 24-23, beneficiando de um contra-ataque. O ACF empatou, 25-25 e a equipa da casa de seguida passou para a frente, seguindo-se ataques falhados dos dois lados e uma exclusão de 2' para o Horta aos 52'. 

Aos 53', o Horta estava novamente na frente, 27-26, o ACF empatou mas a resposta da equipa açoreana foi pronta e positiva. Na réplica, Cláudio Mota falhou um livre de sete metros que empolgou os insulares com estes a aproveitarem para chegar aos 29-27 a 3' do final, altura em que Armando Pinto pediu novo time-out. No reatamento Gualther Furtado falhou a aproximação e Cláudio Mota foi excluído por 2', o Horta falhou o ataque mas o Fafe não fez melhor logo de seguida.  

A faltar um minuto para terminar e com vantagem de dois golos o treinador do Horta pediu um time out para tentar segurar a preciosa vantagem. O ACF  ainda reduziu para 30-28 mas a equipa insular ainda conseguiu ampliar para 31-28, estabelecendo o resultado final.  

Sem comentários: