.

.
.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Árbitros de todas as categorias recebem formação para salvar vidas

REDAÇÃO

Projeto arranca já nas próximas semanas, nos cursos de preparação para a nova época.

Os árbitros de todas as categorias dos escalões nacionais vão ser dotados de conhecimentos em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, de forma a estarem preparados para quaisquer ocorrências nos jogos em que sejam intervenientes.

Presentes em todos os jogos e competições nacionais, o Conselho de Arbitragem e a Unidade de Saúde e Performance da FPF entenderam que os árbitros devem receber formação específica que pode ajudar a salvar vidas.

A formação começará nos cursos de arbitragem que terão lugar durante as próximas semanas, a tempo do início da nova temporada desportiva.

O projeto manter-se-á nos próximos anos. «O objetivo é formar os árbitros que dirigem os jogos das provas nacionais, permitindo-lhes intervir em situações de perigo de vida dos mais diversos protagonistas dos jogos de futebol e futsal», afirmou José Fontelas Gomes, presidente do CA, em declarações ao site oficial da FPF.

Os cursos vão iniciar-se já em meados de julho, com os 96 árbitros e assistentes que fazem parte das categorias C1Pro, AAC1, C1, AAC2 e VAR, e continuam no início de agosto com a categoria C2 futebol, num total de 70 árbitros, prosseguindo com as categorias CF1 e CF2, num total de 50 árbitras em finais de agosto. A estes 216 árbitros e assistentes vão juntar-se mais 177 árbitros de futsal, cujos cursos estão ainda por calendarizar. Feitas as contas, a formação vai envolver quase 400 elementos apenas neste Verão.

Clubes com melhor preparação para emergências cardíacas

Com o objetivo de dotar os clubes de futebol e futsal de meios humanos e técnicos capazes de assegurar o socorro em situações de morte súbita ou paragem cardíaca, foram recentemente celebrados protocolos entre a Ocean Medical e várias Associações de Futebol Distrital e Regional.

Esta iniciativa possibilitará que os clubes tenham acesso a formação certificada em Suporte Básico de Vida (SBV), além da implementação de Programas de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nas suas instalações.

Este projeto partiu de um desafio lançado pela Federação Portuguesa de Futebol, que procurou encontrar uma solução que cobrisse todo o território nacional, a preços acessíveis e com um alto padrão de qualidade e segurança.

Até ao momento, em Portugal Continental, já participam 12 das 18 Associações de Futebol, sendo que nas próximas semanas ainda vão decorrer reuniões nas Regiões Autónomas. Entretanto já foram adjudicados 27 Programas de DAE e respetiva formação, sendo expectável que até dezembro de 2019 se ultrapasse a meta dos 150 clubes aderentes.

Sem comentários: