.

.
.

terça-feira, 16 de julho de 2019

PETANCA: Fafe recebe o 6.º Torneio Regional da APZN

REDAÇÃO

Conheça um pouco mais desta modalidade que cativa homens e mulheres 



No próximo sábado, dia 20 de julho, a partir das 14h30, em Fafe, vai realizar-se o 6.º Torneio Regional da APZN - Associação de Petanca da Zona Norte, que se realizará no recinto habitualmente utilizado pelo Clube de Petanca de Estorãos.

Para além do anfitrião, Clube Petanca de Estorãos, estarão presentes os restantes 8 filiados da APZN (Associação Bússola Partilhada, Casa do Pessoal da RTP, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Clube Amigos da Petanca, Clube Caçadores de Rebordosa, Clube Petanca de Rebordosa, Clube Petanca das Taipas, e Grupo Desportivo Torre de Moncorvo).

A petanca é um jogo de origem francesa criado no princípio do século XX, cujo nome vem da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos. 

Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida na década de 80 para Portugal pelos emigrantes e é no Algarve onde a sua prática é comum e bastante conhecida. 

É uma modalidade que se pratica em três vertentes: triplete (3 contra 3, com 2 bolas cada jogador), doublete (2 contra 2, com 3 bolas cada um) e mão a mão (1 contra 1, com 3 bolas cada um). O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (but ou cochonette), lançada previamente por um jogador. Joga-se num terreno arenoso num campo com as dimensões máximas de 4x15 metros. 

Sem comentários: