.

.
.

sábado, 28 de setembro de 2019

Taça Portugal: AD Fafe vence o União na Madeira por 2-1 (a.p.) e segue em frente

REDAÇÃO

Sair da ilha por cima

A AD Fafe conquistou, durante o prolongamento, nova vitória na Taça de Portugal Placard 2019/20, deixando agora pelo caminho o CF União da Madeira e garantindo presença na 3.ª eliminatória da prova rainha.

O 1-2 final, atingido já no decorrer do tempo de prolongamento, contou com contribuições de Rúben Marques e Zé Oliveira, com os insulares ainda a empatarem a partido no meio destes dois tentos.

Tendo pela frente um adversário que ainda não tinha perdido em jogos caseiros na presente época (e que assim continua, tendo em conta os 90 minutos regulamentares), os justiceiros sabiam que a tarefa que tinham pela frente não seria fácil e, desde cedo, foi notória a forte "batalha" que iria ser travada no meio campo.

Foi mesmo o União da Madeira a aproximar-se de uma baliza pela primeira vez com perigo, obrigando Paulo Monteiro a ceder canto. Ainda assim, os verdadeiros calafrios foram sentidos pela equipa da casa, com Nei aos 16' a rematar e a ver a bola passar muito perto do poste da baliza.

Pouco depois, o nº10 fafense foi mesmo fulcral para o primeiro golo da tarde, ao sofrer falta dentro da área do União. Rúben Marques foi chamado a converter a grande penalidade e, sem tremer, colocou a AD Fafe à frente no marcador.

Os insulares tentaram responder e até disposeram de um livre mas, no contra-ataque a esse momento, foi Malik que procurou o remate à baliza adversário, ganhando canto.

Já aos 28', bom entendimento entre Ferrinho e Nei, com o capitão a cruzar para a área onde apareceu um dos centrais da casa para um corte crucial na bola.

O jogo entrava numa fase partida em que, para cada momento de perigo criado pelo União da Madeira, os justiceiros respodiam também com aproximações de fazer tremer a defensiva da casa. Exemplo disso é quando, aos 32', Zé Oliveira é obrigado a ceder lançamento lateral para evitar uma jogada ofensiva dos insulares e, aos 33', já é a AD Fafe que, pelo pé de Malik, perdeu um incrível oportunidade de ampliar a vantagem. Isto porque o ponta de lança remata forte dentro da área adversária mas a bola desvia no guarda-redes.

A cinco minutos do intervalo, Fred Fangueiro ganha nas alturas após cruzamento para a sua área e consegue socar para longe a bola e qualquer perigo que pudesse ser criado naquela jogada.

Foi com um elevado ritmo que o jogo foi para intervalo e antevia-se um segundo tempo com o mesmo andamento, fruto das características de se tratar de um jogo "a eliminar". 

Jogando em casa, o União da Madeira entrou agressivo nos segundos 45 minutos, com Fred a ter de intervir por três vezes entre os 49' e os 53'.

Malik, um dos mais inconformados na frente de ataque fafense, faz uma arrancada aos 65', mas volta a ficar-se pela conquista do canto, já que vê o adversário a negar-lhe o golo. No velho ditado do "quem não marca sofre", apenas um minuto depois é o União da Madeira que chega ao empate, na sequência de um cruzamento que é finalizado de cabeça dentro da área fafense.

Com a igualdade novamente reposta, os justiceiros foram os primeiros a estarem próximos de uma nova vantagem, graças a um livre batido por Cláudio Ribeiro, ao qual Zé Oliveira respondeu com um cabeceamento que enviou a bola muito pouco por cima da trave da baliza.

Oportunidades e emoção não faltaram a quem estava nas bancadas do Centro Desportivo da Madeira, já que a tendêndia do jogo anunciava um golo mas era difícil prever-se de que lado iria surgir. Aos 74', após um canto, Malik rematou para a baliza mas o guardião da casa agarrou. Já aos 86' depois de um livre, apareceu novamente Fred Fangueiro com uma sapatada que enviou a bola longe do alvo pretendido pelos insulares.

Jogada a totalidade do tempo regulamentar, avançou-se para os 30 minutos do prologamento, onde já foram os justiceiros a entrar melhor. Isto porque, aos 93', Bertinho "sacou" um bom cruzamento, ao qual apenas faltou alguém para finalizar. Ainda assim, o golo decisivo surgiu mesmo para o lado dos visitantes.

Aos 95', na sequência de um livre batido por Tiago Nogueira, Zé Oliveira volta a aparecer mas, desta vez, não se ficou pela ameaça. O jovem central mirou mesmo certeiro para a baliza da casa e marcou o seu primeiro golo da época.

Seguiram-se, como era de esperar, momentos de pressão por parte do União da Madeira, mas aos quais a AD Fafe conseguiu responder de forma eficaz, evitando o surgimento de uma nova igualdade.

Assim, após mais de 120 minutos, os justiceiros saem da Madeira com uma suada e merecida vitória, que os coloca na 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal, a ser disputada no fim de semana de 19/20 de outubro.

Sem comentários: