.

.
.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Sandra Gonçalves (SRC) a gladiadora de Roma que se superou na maratona


TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

"Seremos tão capazes quanto maior for a força da nossa vontade"

A superação será sempre o grande objetivo daqueles que nasceram para lutar por cada momento de prazer que a vida lhes possa proporcionar, seja na vida profissional seja na atividade desportiva. Ninguém ganha nada se, pelo menos não tentar e ganhar não quer dizer que se alcance uma medalha. 

Sandra Nuno, há muito desporto nesta união.

Assim é Sandra Gonçalves, atleta da Sociedade de Recreio Cepanense que passou um ano de calvário, sem poder treinar ou competir nas habituais provas populares, onde todos testam as suas capacidades físicas e mentais. 

A inscrição na Maratona de Roma, realizada a 16 de março, estava feita, Sandra sabia que não ia só, porque a seu lado ia o seu companheiro e super atleta Nuno Castro (já com um Iron Man no currículo), mas correr a maratona completa não estava nas suas cogitações, porque foi a Itália para fazer turismo e desfrutar de tudo o que lhe pudesse dar prazer.

Há um ditado que diz que "em Roma temos que ser romanos". Como o ambiente da prova se apoderou de si e a adrenalina foi crescendo, o que ela pensava que seria apenas um pequeno treino de alguns quilómetros só terminou na linha de chegada, concluindo os 42,195 km, o que é uma batalha digna de uma verdadeira gladiadora.

Quiçá sonhando com as grandes batalhas travadas no Coliseu, resolveu travar a sua própria e aos poucos foi absorvendo os quilómetros, com as consciência que iria até onde pudesse. Com essa força de vontade, a sua resiliência e uma capacidade enorme de saber sofrer e enganar a própria dor, deparou-se com a meta e ganhou uma batalha para a vida. 

No final fez uma pequena reflexão, "esta será sempre uma maratona muito especial, muito minha! Seremos tão capazes quanto maior for a força da nossa vontade".

Sem dúvida que a vontade humana vai muito além de qualquer obstáculo, basta acreditarmos que somos capazes, não desistir no primeiro momento, saber sofrer quanto baste e ter uma força mental capaz de superar qualquer dor. Assim foi Sandra Gonçalves em Roma. Uma verdadeira gladiadora.   

Sem comentários: