TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR
Correm lado a lado até à meta e procuram sempre novos destinos
Tiago Lamas e Cláudia Soares, já são conhecidos como o casal das maratonas, levando já um belo currículo na prova rainha do atletismo. Este par voltou a superar-se, ao completar recentemente mais uma maratona internacional, desta feita na histórica cidade de Florença, em Itália.
Apesar da temperatura de um grau negativo, os atletas fafenses cortaram a meta com um tempo total de 3h35m38s, mantendo um ritmo médio de 5:03 min/km, o melhor alcançado até agora nas corridas realizadas, o que numa prova desta distância é muito bom e demonstra cabalmente a sua evolução, resistência e qualidade.
Juntos fizeram quatro maratonas nos últimos dois anos. Começaram no Porto, passaram por Valência (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Florença (Itália). A Cláudia acrescenta mais uma maratona, feita em Londres, Inglaterra, sendo esta uma prova esta de difícil acesso, por pertencer ao circuito mundial. Em Terras de Sua Majestade, o Tiago apenas acompanhou a sua parceira, por não ter conseguido ser selecionado.

O casal tem por hábito escolher percursos em países diferentes, juntando o lazer ao conhecimento e ao prazer de viajar. Mas, de umas prova para a outra têm melhorado progressivamente os seus tempos. O cenário florentino, conhecido pelas suas ruas estreitas, pontes emblemáticas e arquitetura renascentista, proporcionou um percurso exigente mas inspirador, o que traz sempre motivação acrescida e leva os maratonistas a enganarem um pouco o esforço dispendido ao longo dos 42,195 quilómetros, distância oficial da maratona.
Com mais esta conquista, Tiago Lamas e Cláudia Soares reforçam o compromisso com o desporto e a busca constante por superarem marcas pessoais, mantendo viva a paixão por correr e explorar novas cidades através das maratonas. através das maratonas.
Sem saberem ao certo por onde vai passar a próxima maratona, Praga (República Checa) ou Dusseldorf (Alemanha) são duas opções válidas o que poderá acontecer em meados de abril de 2026. A grande certeza é que vão correr lado a lado até à meta.