.

.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Central Ana Costa chamada novamente para estágio da Seleção Sub 15
terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Liga 3 | A astúcia do carismático Manuel da Relva no jogo Fafe - Anadia
Futsal | Juliana Braga uma fafense que brilha no S. João de Ver e foi chamada à Seleção Nacional Sub 17
Um talento nato com apenas 14 anos de idade
Juliana Braga é uma jovem fafense de apenas 14 anos de idade mas que já joga na equipa sénior de futsal feminino do SC S. João de Ver, que milita na 2.ª Divisão Nacional, representando também a equipa de Sub 19. A qualidade desta jogadora, que atua na posição de universal, valeu-lhe a chamada à Seleção Nacional Sub 17, como reconhecimento do seu talento.
A jogadora representou o GCR Nun'Álvares durante três temporadas, mas jogou em praticamente todos os escalões, inclusive as sub 19, apesar da sua ainda precoce idade. Esta temporada mudou-se para o SC S. João de Ver, onde joga nas sub 19, tendo apontado sete golos em nove partidas e nas séniores fez três jogos, dois para o campeonato e um para a Taça de Portugal, tendo marcado um golo nesta competição contra o Santa Luzia.
domingo, 26 de janeiro de 2025
Futsal | João Miguel termina primeira fase da época com 20 golos na Liga Ekstraklasa - Polónia
Entre Campeonato e Taça leva 26 golos e 16 assistências
O pivô fafense João Miguel terminou a primeira fase da Liga Ekstraklasa, na Polónia com 20 golos marcados em 19 jogos disputados, ao que soma 12 assistências, perfazendo uma participação direta em 32 golos para a sua equipa, o KS Constract Lubawa .
No último jogo do campeonato contra o Rekord Bielsko-Biala, campeão em título e atual terceiro classificado, marcou um golo no empate a três, tendo a sua equipa terminado esta fase da temporada no segundo lugar com menos três pontos que o líder Piast Gliwice. (ver classificação).
Entretanto João Miguel também jogou para a Taça da Polónia, tendo marcado dois golos conta Jaggielonia, na vitória por o 7-2, somando seis golos em dois jogos nesta competição, onde acrescenta mais quatro assistências.
No resumo global da época, que ainda vai ter a segunda fase do campeonato, na final a oito e continua na Taça da Polónia, o fafense que se encontra em grande momento de forma, apontou em 26 golos em 21 jogos e assistiu para o golo por 16 vezes.
SR Cepanense com 4 estreias 5 RP 2 cotas e outras peripécias na 26.ª Meia Maratona Manuela Machado
TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOMONTAGEM: R.S.
Uma participação que teve quase tudo para não acontecer
A Sociedade de Recreio Cepanense deslocou-se ao Alto Minho para participar na 26.ª Meia Maratona Manuela Machado, que decorreu na bela cidade de Viana do Castelo e teve um dia preenchido de momentos para mais tarde recordar.
As estreias nesta mítica prova foram as dos atletas Bárbara Maia, Susana Leite, Ricardo Castro e Valter Silva. Ver a evolução de alguns deles ao longo dos anos e desde que entraram na equipa já é um grande motivo de satisfação. Aos poucos foram conquistando quilómetros, o que lhe permite agora outro tipo de aventuras e satisfação.
Os recordes pessoais pertencem as atletas que já experimentaram a distância por várias vezes e procuram sempre uma motivação extra para fazer as provas, como são os casos de Cláudia Soares, Tiago Lamas, Tânia Costa, Bi Freitas e Sandrine Freitas.
Os cotas são também dois grande senhores dentro e fora das corridas. Dois entusiastas que aliam o gosto de correr ao amor que nutrem pela secção de atletismo da SRC, o que aliás é transversal a todos os outros, não fosse esta equipa, acima de tudo, uma grande família que, por vezes, tem perto de meia centena de atletas nas corridas. Estes dois "velhinhos", mas não muito, - estão na casa dos 50 -, não bateram recordes pessoais mas deram-lhe duro, como sempre fazem.
Este dia especial, também ficou marcado por alguns contratempos e um deles até fez com que os atletas chegassem ao local de partida praticamente em cima da hora. A carrinha que transportou os atletas resolveu fazer birra e já no acesso ao parque de estacionamento ficou sem embraiagem. Estacionar, recolher dorsais, equipar e deixar os sacos no local de recolha, foi praticamente uma meia maratona extra, que fez com que chegassem ao local de início da prova quase em cima do tiro de partida.
O atraso já tinha começado ainda em Fafe, antes da entrada na carrinha, pois um atleta chegou ao ponto de encontro, Pavilhão Multiusos, com o vidro do carro avariado, em baixo, havendo necessidade, por estar muita chuva, de arranjar uma garagem para o meter.
No final da prova, após algumas diligências lá foi possível "convencer" a carrinha a transportar os atletas até Fafe, após um dia que ficará para sempre gravado nas suas memórias.
Tempos oficias
# Estreias
2h05 | Bárbara Maia
2h02 | Susana Leite
1h37 | Ricardo Castro
2h02 | Valter Silva.
# Recordes Pessoais
1h43 | Cláudia Soares
1h41 | Tiago Lamas
1h47 | Tânia Costa
1h40 | Bi Freitas
1h39 | Sandrine Freitas
# "Os cotas"
1h39 | António Mendes
1h32 | Rui Silva
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Fafense Ana Costa (SC Braga) chamada ao estágio da Seleção Nacional Sub 15
Uma central talento
A jogadora fafense Ana Costa que joga na posição de central foi chamada à Seleção Nacional Sub 15 para o estágio de preparação que decorre entre hoje e quarta feira na Cidade do Futebol, em Oeiras.
A atleta de 14 anos, mas desde muito cedo a jogar em escalões superiores, já representou as cores do Arões e esteve quatro temporadas ao serviço do Vitória SC, tendo jogado em vários escalões desde as Sub 13 às Sub 19, de onde se transferiu para o SC Braga, sendo a única jogadora da sua equipa a ser chamada para este estágio.
LISTA DE ATLETAS CONVOCADAS
segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Saiba quem foram os fafenses que fizeram pódio na III S. Silvestre de Fafe
TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR
Duas fafenses em 1.º lugar e muitos no Top 10 por escalão
A III S. Silvestre de Fafe que teve como vencedor absoluto Nuno Fernandes, do Clube Desportivo São Salvador do Campo e feminino, Sónia Ferreira, do Team El Comandante, contou com a participação de um grande contingente de fafenses entre os mil participantes, tendo alguns deles deixado a sua marca nesta prova.
No escalão de Veteranos 1, Nuno Fernandes, do Clube de Atletismo de Fafe obteve o 2.º lugar. Em Veteranos 1 feminino, Marisa Fernandes, do Team El comandante venceu este escalão, com a individual Rita Freitas a terminar em 2.º
Em Veteranos 2. José Pereira (Vieira), em representação do Mondim Atletismo, ficou em 3.º lugar.
Em Veteranos 3 Masculinos, Armindo Freitas, da equipa Com Dor, foi 3.º classificado e em Veteranos 3 Feminino, Manuela Bento, da SR Cepanense, subiu ao lugar mais alto do pódio e Céu Lemos a correr pelo GTT - Armazém do Caffè, ficou em 2.º lugar .
Houve muitos outros fafenses a ficarem entre os dez primeiros classificados por escalão, alguns a um pequeno passo do pódio. Esta corrida refletiu ainda a importância que o atletismo tem tido em Fafe, com um número crescente de atletas, dispersos por várias coletividades, umas do concelho e outras de fora dele.
FAFENSES EM DESTAQUE
SENIORES MASCULINOS
7.º - Marcos Magalhães (MTT Running)
SENIORES FEMININOS
5.º - Elisabete Ferreira (Tem El Comandante)
6.º - Cláudia Soares (SRC);
8.º - Vera Silva (Box 762 Fafe)
10.º - Tania Costa (SRC)
VETERANOS MASCULINOS 1
2.º Nuno Fernandes (CA Fafe)
VETERANOS FEMININOS 1
1.º Marisa Fernandes (Tem El Comandante)
2° - Rita Freitas (Individual)
4.º - Jacinta Cunha (SRC)
5.º - Sandrine Freitas (SRC)
6.º - Sofia Gonçalves (Box 762 Fafe)
7.º - Bi Freitas (SRC)
8.º - Joana Magalhães (Green Runners / CorresPorTi)
9.º - Fátima Freitas (SC Salgueiros)
10.º - Susana Rodrigues (CA Fafe)
VETERANOS MASCULINOS 2
3.º - José Pereira A. Mondim Atletismo)
5.º - Rui Pedro Povo (CA Fafe)
6.º - Albano Seca (SR Cepanense)
7.º - Óscar Castro (UDAR Quinchães)
10.º - Daniel Barros (Com Dor)
VETERANOS FEMININOS 2
4.º - Isabel Freitas (SRC)
5.º - Manuel Cunha (Com Dor)
7.º - Tânia Teixeira (Box 762 Fafe)
9.º - Marisa Novais (Box 762 Fafe)
VETERANOS MASCULINOS 3
3.º Armindo Freitas (Com Dor)
4.º - Manuel Queirós (BV Fafe)
5.º - Luís Vilela (SRC)
7.º - José Soares (SRC)
9.º - René Teixeira (SRC)
VETERANOS FEMININOS 3
1.º Manuela Bento (SR Cepanense )
2.º Céu Lemos (GTT - Armazém do Caffè)
4.º - Rosalina Marinho (Individual)
8.º - Maria Isilda Sousa (Crossbox Montelongo)
7.º - Tânia Teixeira (Box 762 Fafe)
Nota: Pode, eventualmente, haver mais algum fafense no Top 10 que tenha corrido em nome individual, que não tenhamos conseguido descortinar se é de Fafe, com a garantia de que colocaremos na notícia se chegar ao nosso conhecimento.
domingo, 12 de janeiro de 2025
Futsal - Taça da Polónia | João Miguel fez um póker e três assistências
Tinha terminado a primeira volta do campeonato no 1.º lugar dos artilheiros
O pivô fafense João Miguel, marcou quatro golos e fez três assistências na primeira eliminatória da Taça da Polónia em Futsal. O KS Constract Lubawa goleou o LZS Lubawie por expressivos 17-2, no recinto do seu opositor, que joga nas divisões inferiores daqueles país.
O KS Constract Lubawa já tinha feito um partida para o campeonato no início deste ano civil, ao vencer no recinto do Kamienica Krolewska por 2-3.
João Miguel terminou a primeira volta do principal campeonato polaco - Ekstraklasa 2024/25 - , no primeiro lugar da lista dos melhores marcadores e está de pé quente para dar continuidade a esse excelente momento de forma.
O KS Constract Lubawa volta a jogar no dia 15 de janeiro na receção ao Piast Gliwice, atual primeiro classificado, com apenas mais três pontos que a equipa do fafense.
sábado, 11 de janeiro de 2025
Liga 3 | Fafe começa bem mas acaba goleado em S. João de Ver (4-1)
TEXTO E FOTO (ARQUIVO): JOÃO CARLOS LOPES
Apuramento adiado
Na primeira parte o Fafe tomou conta da partida e acabou por chegar ao golo aos 15' numa recarga de Pedro Matos a uma defesa que os guarda redes da casa tinha feito a um remate de primeira de Tiago Leite.
A equipa da casa reagiu e volvidos cinco minutos do golo do Fafe chegou à igualdade numa jogada de insistência de David Rebelo que numa jogada individual ludibriou a defesa do Fafe e rematou para o golo, com Carlos Alves ainda a tocar na bola com o pé direito, mas a pouco poder fazer. A equipa da casa ainda incomodou por mais que uma vez a baliza de Tiago Leite.
A segunda parte começou com o 2-1 para o S. João de Ver aos 32 segundos de jogo, com o avançado a receber a dominar a bola com uma acrobacia no ar e a não perder a noção onde a mesma caiu para depois atirar para o fundo da baliza.
A equipa da casa chegou ao 3-1, aos 56', na sequência de um canto, com bola a sobrar para Diogo Barbosa que empurrou para a baliza. O 4-1 chegou ao 66', novamente na sequência de um canto, com a bola a sobrar para João Victor que empurrou para o golo e igualou Tiago Leite na Lista de melhores marcadores.
O Fafe teve a possibilidade de reduzir aos 78', porém o guarda redes Rafael Melo defendeu o penalti apontado por Tiago Leite e depois a recarga de Erico, ao desviar a bola para o poste.
Os fafenses tudo fizeram para minimizar os estragos, mas encontraram resistência e motivação do outro lado, bem como um um guarda redes inspirado. Segue-se nova deslocação a Amarante.
Futsal Fem. | Leninha chamada à Seleção A para duplo compromisso em Itália
Entre as 14 jogadoras eleitas por Luís Conceição
A Seleção Nacional de Futsal Feminino A regressa aos trabalhos, este domingo, para um estágio de preparação em Itália.
A Equipa das Quinas concentra-se, a 12 de janeiro, na Cidade do Futebol, seguindo viagem, no mesmo dia, para Florença, onde defrontará o conjunto anfitrião em duas ocasiões. Ambas as partidas terão lugar no Palazzetto dello Sport, em Prato, com início agendado para as 20h00 italianas.
As internacionais portuguesas realizam, assim, o seu primeiro momento de trabalho no ano de 2025, regressando a território nacional a 16 de janeiro (quinta-feira).
Portugal, recorde-se, ganha ritmo para disputar a Ronda de Elite de qualificação para o primeiro Mundial Feminino de Futsal, que irá decorrer em dezembro de 2025, nas Filipinas. Para assegurar uma vaga na fase final, Portugal terá de ultrapassar as seleções de Itália, Suécia e Hungria, em jogos a realizar entre os dias 18 e 23 de março, em solo transalpino.
O Selecionador Nacional, Luís Conceição, convocou 14 jogadoras.
Mapa de internacionalizações
Eis a lista de convocadas:
Guarda-redes: Odete Rocha (GCR Nun'Álvares) e Ana Catarina Pereira (SL Benfica)
Fixo: Joana Moreira (Novasemente Cavalinho)
Universal: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares) e Fifó (SL Benfica)
Ala: Ana Catarina Ribeiro (Leões de Porto Salvo), Carolina Rocha (Novasemente Cavalinho), Carolina Pedreira (CD Burela FS), Helena Nunes (Futsi Atletico Navalcarnero), Marta Teixeira (STV Roldán), Maria Pereira (SL Benfica) e Kaká (GCR Nun'Álvares)
Pivot: Janice Silva (SL Benfica) e Lídia Moreira (GCR Nun´Álvares)
Programa Geral:
12 de janeiro | domingo
11h00 - Concentração - Cidade do Futebol
14h30 - Voo para Florença
13 de janeiro | segunda-feira
10h30 - Treino
19h00 - Treino
14 de janeiro | terça-feira
10h30 - Treino
20h00 - Jogo: Itália x PORTUGAL (Palazzetto dello sport - Prato)
15 de janeiro | quarta-feira
20h00 - Jogo: Itália x PORTUGAL (Palazzetto dello sport - Prato)
16 de janeiro | quinta-feira
Regresso a Portugal
Os horários apresentados são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Maria Costa vai por mais na Seleção Nacional Sub 16 de futebol feminino
Um valor de futuro
Maria Costa, jovem guarda-redes do OFC Antime que tem passeado a sua classe no Campeonato interdistrital de Braga e Viana do Castelo, foi chamada à Seleção Nacional Sub 16.
A atleta que conta com uma internacionalização pela Seleção Nacional sub 15, foi chamada juntamente com outras atletas para dois Jogos de preparação com o País de Gales, a realizar nos dias 14 e 16 de Janeiro no Centro de Estágios do Luso.
Maria Costa já conta no currículo com duas internacionalizações pela Seleção Nacional Sub 15 contra a Islândia e Espanha.
Centro Budo de Fafe iniciou o Novo Ano Conquistando Dez Medalhas
Bruna Costa no lugar mais alto do pódio
No dia 4 de janeiro, o Pavilhão Bernardino Coutinho, em Marco de Canaveses, acolheu o Open Karate do Marco, prova organizada pela Associação Budo do Marco.
Esta primeira competição do ano contou com a participação de 365 atletas, vindos de vários pontos do país.
O Centro Budo de Fafe (CBF) uma vez mais marcou presença neste evento desportivo, e desta feita com 17 atletas que competiram na disciplina de kumite (combate) e Kata (forma).
O CBF alcançou um total de 10 pódios:
1º lugar - Bruna Costa (forma)
2º - Rafael Ferreira (combate)
3º Bruna Costa; Lucas Pereira; Mariana Fernandes (combate); Ana Silva; Gabriel Costa; Rodrigo Mendes; Pedro Lopes; Ana Tomé (forma).
De destacar, a prestação de Martim Silva; Ivan Cunha; Alexandre Ferreira; João Ferreira; Sofia Faria; Dinis Ferreira; Afonso Castro e Rodrigo Gonçalves, que apesar de não terem chegado às tão desejadas medalhas, estiveram a um bom nível.
sábado, 4 de janeiro de 2025
Andebol - 2.ª Div. Nac. | AC Fafe bem encaminhado para o play off de subida
Fafenses estão a praticar bom andebol
Cumpridas que estão 11 das 18 jornadas da primeira fase Zona 1 do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão em Andebol, o AC Fafe encontra-se na primeira posição da tabela com 31 pontos, mas tem pelo menos mais três clubes com legítimas aspirações a ocuparem os dois lugares que dão acesso ao play off de subida.
CDC Santana (29 pontos), AC Lamego (28 pontos) e Académica de S. Mamede (27) são os outros candidatos a ascender ao segundo escalão (Divisão de Honra) do andebol nacional. De salientar que a única derrota sofrida pelos fafenses foi precisamente no recinto de uma destas equipas, a Académica de S. Mamede.
Depois da habitual paragem das festividades de Natal e passagem de ano, o AC Fafe volta à competição no dia 11 de janeiro na deslocação ao recinto do FC Gaia B.
Futebol Fem. - C. I. Sub 13 | OFC Antime levou a melhor sobre o Gil Vicente FC
A vitória escreveu-se com "I"
A equipa de Sub 13 de Futebol feminino do OFC Antime recebeu e bateu a formação do Gil Vicente FC por 3-0, na manhã deste sábado, em jogo a contar para a 11.ª Jornada do Campeonato Interdistrital de Futebol das Associações de Braga e Viana do Castelo.
O Antime foi para o intervalo a vencer por 2-0, com dois golos de Irina e na segunda parte foi a vez de Iara sentenciar a partida com o 3-0 final.
O OFC Antime ocupa o 5.º lugar com 9 pontos, numa série que conta com Vitória SC, FC Famalicão e SC Braga. (ver classificação)
Na próxima jornada o OFC Antime desloca-se ao alto Minho, ao recinto do Vila Fria 1980 que ocupa o 3.º lugar da tabela logo a seguir ao líder Vitória SC e FC Famalicão.
Futebol Fem. - C. I. Sub 17 | OFC Antime bate Ferreirense e só pensa no 1.º lugar
Melhor ataque e melhor defesa da prova
A equipa de Sub 17 de Futebol feminino do OFC Antime recebeu e bateu por 3-1, na tarde deste sábado, a equipa bracarense do FC Ferreirense, em jogo da 11.ª Jornada do Campeonato Interdistrital de Futebol das Associações de Braga e Viana do Castelo.
A equipa das operárias adiantou-se no marcador através de Antunes, mas viu o Ferreirense chegar à igualdade, porém, ainda antes do intervalo, Daniela adiantou novamente a equipa da casa no marcador.
Na segunda parte, apesar de existirem oportunidades para os dois lados, o marcador só funcionou mais uma vez, a favor do Antime, num golo apontado por Bruna que fixou o resultado em 3-1.
Com onze jogos decorridos, o OFC Antime segue no segundo lugar com 19 pontos, menos um que a EF Fintas, mas também com menos uma partida disputada. De salientar que o Antime detém o melhor ataque e a melhor defesa da prova com 27 golos marcados e 7 golos sofridos (ver classificação).
A próxima jornada joga-se novamente em casa na recepção ao Deucriste SC, equipa que viaja de Viana do Castelo.