.

.
.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Turismo religioso | Caminhos de Santiago também passam por Fafe

 EXTO JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Variante do Caminho de Torres faz ligação ao Caminho da Geira

Um grupo de peregrinos está a percorrer a Variante do Caminho de Torres aos da Geira e dos Arrieiros, um novo Caminho de Santiago que atravessa os concelhos de Felgueiras, Fafe, Vieira do Minho e Terras de Bouro, a qual se encontra já em fase de certificação.

Este trajeto faz a ligação do Caminho de Santiago de Torres, em Felgueiras, ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, em Covide e Minhoto Ribeiro, em Terras de Bouro,  passando pelo Monte  de Santa Quitéria e a vila romana de Sendim em Felgueiras , Silvares S. Martinho  Antime, S. Gens, Moreira do Rei, Lagoa e Mós  em Fafe, Guilhofrei e Vieira do Minho e ainda S. Bento da Porta Aberta e Covide, em Terras de Bouro, onde interliga com o Caminho da Geira e Arrieiros.

Esta Variante dos Caminhos de Santiago tem uma extensão total de 75 Km, a partir de Sendim, Felgueiras, até Covide que pode ser dividido em três etapas. 

O professor Alfredo Vilela é o grande responsável por esta variante, o qual se tem dedicado de forma singular ao aprimoramento do caminho, descobrindo e acrescentando novos trilhos de montanha de forma tornar a viagem mais interessante e apelativa. Há dois fafenses, entre outras pessoas, que também se têm entregue à causa e já fizeram as três etapas. Luís Queirós Silva, dos Restauradores da Granja e Jaime Barros dos Caminheiros de Fafe, já conhecem bem esta variante dos caminhos de Santiago. 

Luís Queirós Silva aceitou fazer para Montelongo desportivo um resumo do que é possível apreciar nesta Variante que é uma mais valia para o Turismo em Fafe.

“A primeira etapa foi feita entre Felgueiras e Antime, de cerca de 12km, de dificuldade fácil e com alguns pontos interessantes como o monte de Santa Quitéria, a Vila Romana de Sendim e uma vista panorâmica a chegar a Antime”.

“A segunda etapa foi feita entre Antime a Senhora das Neves, na Lagoa, com cerca de 18 km. De dificuldade fácil a moderado, mas muito interessante. com passagem por Antime, S. Gens, Moreira do Rei e Lagoa. Um trajeto que conjuga o aspeto histórico e com o paisagístico, que se revelam ainda mais espetaculares na subida para o Lugar de Lagoa, que pertence à União de Freguesias de Moreira de Rei e Várzea Cova, Fafe”. 

“A terceira etapa foi percorrida entre Lagoa e S. Bento da Porta Aberta, numa distância de cerca de 33 km. “Uma etapa lindíssima com as paisagens vistas do Lugar do Mós para a serra do Gerês e da Cabreira. A passagem por Guilhofrei e pela sua linda igreja de S. Tiago e as margens do da Barragem do Ermal até Mosteiro, em Vieira do Minho, passando depois pelo centro da Vila e subindo para a Senhora da Fé. Uma subida dura, mas que, com moderação, se faz bem. A descida até Ventosa, depois da chegada a S. Bento, também é um pouco exigente”. 

Esta Variante está em fase de certificação e é também uma alternativa para quem faz a peregrinação a São Bento, pois é um caminho mais tranquilo e mais seguro. A etapa de 33 km pode ser dividida em duas, ficando ao critério de quem a faz.

A verdade é que, agora, Fafe também faz parte integrante dos Caminhos de Santiago, acrescentando-lhe um trajeto cheio de atividade religiosa, passando por pontos e locais míticos, levando os peregrinos a apreciar a enorme beleza das Serras de Fafe, através de Serras e veredas e se se revelam a verdadeiros miradouros naturais, permitindo alcançar muito para além do que que se consegue ver.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Vários atletas fafenses no pódio das várias provas da meia Maratona de Guimarães

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Isabel Freitas foi 2.ª em F50 e Armindo Freitas 3.º em M55  na meia maratona 

O atletismo fafense continua em alta e fez-se sentir nas várias provas da Meia Maratona de Guimarães, que se realizou na manhã do último domingo nas ruas da Cidade Berço e outros locais contíguos, principalmente para os 21 km. Foram milhares a dar vida e cor a esta cidade que atrai cada vez mais turistas de várias nacionalidades. 



Na prova dos 5 km, o jovem André Lemos foi 3.º classificado da geral correndo com as cores do Team El Comandante, ele que apesar de começar a correr recentemente já obteve outros pódios. Também neste escalão e com a camisola da mesma equipa, correu Elisabete Ferreira que subiu ao 3.º lugar do pódio.

Nos 10 km, Tiago Costa foi 2.º classificado vestindo as cores da equipa do Clube de Atletismo de Fafe - Fafe Runners. Nesta distância, Nuno Lecas obteve um brioso 6.º lugar.

Também a já habitual, nas subidas ao pódio, Isabel Freitas, da Sociedade de Recreio Cepanense foi 2.ª classificada no escalão de F50 na meia maratona.  Na mesma distância, Armindo Freitas, com as cores do Aboim, subiu ao 3.º lugar do pódio em M55, ele que também tem feito bastantes pódios no seu escalão quer em provas de estrada quer de trail.  

É provável que hajam mais fafenses que tenham ido ao pódio, mas que desconhecemos, atualizando esta notícia se nos derem conhecimento.


terça-feira, 7 de outubro de 2025

Cátia Mendes foi 13.ª coletivamente no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail e Portugal no To 10

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Um enorme esforço em prol do nosso país 

A atleta fafense Cátia Mendes, (Thomar Athletics), obteve colectivamente o 13.º lugar, em femininos, no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail, que decorreu de 23 a 29 de setembro, em Canfranc-Pirineus, em Espanha, em representação da Seleção Nacional , Portugal fica no Top 10, quedando-se pela nona posição.

A atleta, der 29 anos, refere-se  a este campeonato do Mundo como sendo "uma prova muito dura, exigente e de superação, o que não poderia ser diferente numa prova em que alinhamos lado a lado com os melhores do Mundo a dar sempre o máximo.  

Dei tudo e o melhor que tinha para dar, no momento. A missão era precisamente essa. terminei na 82.ª posição da geral, 13.° lugar em seniores femininos e Portugal, entre 70 países alcançou o 9.º lugar por equipas", analisou ainda. 

Cátia agradece "encarecidamente, , ao seu treinador na pessoa de Pedro Lopes, à família, à federação, à comitiva portuguesa, a todos que estiveram nos trilhos por nós bem como aos que de longe não nos falharam também".

domingo, 5 de outubro de 2025

Div. Honra AF Braga - Série B | Bis de Ferrinho dá ponto ao Arões em Santo Estevão

TEXTO E FOTOS: LUÍS PEIXOTO 

Série de três jogos
sem perder para o Arões 

Arões recupera de desvantagem de dois golos na segunda parte, depois de estar a perder por dois zero até ao minuto sessenta.
O jogo chegou ao intervalo com a equipa da casa em vantagem. Poucos minutos após o início da segunda parte aumentaram a vantagem para dois golos.
Com o Arões a necessitar de procurar o golo para colocar-se em busca do resultado, Ferrinho foi a figura do jogo e fez o gosto ao pé reduzindo para 2-1.
Para a formação aronense. Uma falta na área do Santo Estevão aos 90+3, permitiu a Ferrinho, pelo segundo jogo consecutivo nos descontos, novamente de penálti resgatar um ponto ao colocar a bola  no ângulo superior esquerdo da baliza sem hipótese para o guarda redes da casa.~
Jogaram-se ainda cerca de 4 minutos nos quais a equipa da casa procurou o golo deixando o Arões com algum sufoco nos instantes finais. 
Um prémio para o Arões que nunca desistiu do jogo e continua desta forma uma série de três jogos sem conhecer o sabor da derrota. 
Nota para Ferrinho que completa este mês 40 anos e continua jogando do início ao fim e com preponderância nos resultados dos jogos da sua equipa.