.

.
.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

1.ª Div. AF Braga | Fafense Tiago Ribeiro quer por o Mota FC a vencer

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

"Vão olhar com outros olhos o nome do Mota FC"

Tiago Ribeiro é um antigo jogador das camadas jovens da AD Fafe e dos seniores do  GCD Regadas, os dois únicos clubes que representou como futebolista, num total de 18 temporadas, seis no primeiro clube e 12 no segundo. Como treinador estreou-se no futebol distrital na temporada passada ao aceitar o desafio do clube do Concelho de Celorico e Basto, Mota FC, assumindo o comando técnico da equipa à 18.ª, depois da mesma ter tido um início de época atribulado. O que restou do campeonato serviu para o fafense, de 32 anos, conhecer os cantos à casa e pensar na época seguinte, a qual vai iniciar com um trabalho de base, com o intuito de colocar a equipa a discutir e vencer jogos e ainda que a missão não seja fácil, a sua postura empenhada cordial e o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos vão certamente ser trunfos que jogarão a seu favor e o Mota FC vai tirar benefício disso.  

Como correu a primeira experiência como treinador de um clube federado?

A primeira experiência teve aspetos negativos e positivos. Em termos de resultados, é claro que não foram os resultados que pretendia. Sabia das dificuldades que ia encontrar, e sabia que ia acompanhar uma equipa psicologicamente afetada, sendo que os meus atletas vinham de 17 jornadas com zero pontos somados. 

O que fez para tentar contrariar esse ciclo?  

Tive de fazer com que os jogadores não desistissem, dando-lhes confiança e mostrando-lhes que, mais cedo ou mais tarde, iríamos pontuar. Foi apenas um ponto que conseguimos, mas pontuámos. Este ponto foi merecido para aqueles que nunca deitaram a toalha ao chão e que em todos os treinos trabalharam para conseguir resultados positivos. É muito importante referir que, apesar dos resultados e de todas as adversidades, tive sempre a maioria da equipa a treinar e a dar o seu máximo até ao final. 

A possibilidade de iniciar uma época de raiz vai lhe dar outras valências?

Sim, é sempre bom começar uma época do início e preparar a época com as nossas ideias e também tentarmos construir o plantel com atletas que encaixem na nossa estratégia de jogo.

Vai aproveitar parte do plantel que tinha?

Em relação à época passada irão continuar cerca de 11/12 jogadores.

Já tem o plantel alinhavado no que diz respeito a contratações?

No que diz respeito a contratações já abordamos alguns jogadores, dos quais alguns nos deram as suas respostas, outros ainda a aguardamos. Vamos reforçar praticamente todos os setores para tentarmos chegar ao início do campeonato com um plantel equilibrado e competitivo.

Vai tentar pescar reforços em Fafe?

Irei tentar trazer atletas da zona de  Fafe, o que é normal, sendo eu desse concelho e conhecendo vários atletas dessa zona.

A sua equipa técnica vai ter mais fafenses?

Vou ter como adjunto o Ângelo Costa que nos últimos anos esteve ligado à formação da Associação Desportiva de Fafe. Como treinador de guarda redes vou ter o Diogo que é residente em Agilde.

Julga reunir as condições necessárias para fazer um trabalho pelo menos mais tranquilo?

Estamos todos a trabalhar nesse sentido. Tanto nós, equipa técnica, como a direção estamos a criar todas as condições para que a próxima época seja mais tranquila. No ano passado, o Mota FC, a uma semana de começar a época teve uma contrariedade e perdeu metade do seu plantel e logo desde aí adivinhava-se uma época complicada. Este ano temos o nosso projeto delineado e as nossas metas traçadas. Iremos tentar fazer com que a época anterior seja esquecida.

O que espera da nova época?

Será uma época em que me dedicarei ao máximo para tentar evoluir como treinador, bem como tentar atingir as metas delineadas pela clube. Queremos fazer com que as equipas comecem a olhar com outros olhos o nome do Mota FC. Sabemos que vai ser um campeonato muito competitivo, mas tenho como objetivo criar um grupo forte e unido para juntos ultrapassarmos as contrariedades que possam surgir.

Sem comentários: