.

.
.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

16 anos de Montelongo Desportivo

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Orgulhosos por tudo o que temos feito pelo desporto fafense

Foi no já distante dia 19 de Agosto de 2008 que trouxemos à luz a primeira notícia neste Blog, numa altura em que o jornalismo desportivo em Fafe estava praticamente morto. Seguiram-se anos de muito trabalho e muita dedicação sem nada em troca. Ainda que com menos vigor de outros tempos, porque as vicissitudes da vida assim o ditam, por cá continuamos. 

São 16 anos de amor à camisola, a enaltecer o desporto fafense, a dar vez e voz principalmente aos que menos a têm, e ainda que não dominemos todos os desportos, como o automobilismo por exemplo, nunca negamos uma publicação a quem nos envia as suas divulgações.

Por cá nos vamos manter atentos às incidências desportivas do Concelho de Fafe e dos seus desportistas e ainda que ninguém nos possa exigir nada, porque o fazemos de livre vontade e sem qualquer apoio ou contrapartida e nas nossas horas de descanso, vamos tentar fazer o melhor possível, porque a mais não somos obrigados. 

Cientes de que não agradamos a todos, orgulhosos por tudo o que temos feito pelo desporto fafense.

Um bem haja a todos sem exceção.  

          

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

1.ª Div. AF Braga | Fafense Tiago Ribeiro quer por o Mota FC a vencer

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

"Vão olhar com outros olhos o nome do Mota FC"

Tiago Ribeiro é um antigo jogador das camadas jovens da AD Fafe e dos seniores do  GCD Regadas, os dois únicos clubes que representou como futebolista, num total de 18 temporadas, seis no primeiro clube e 12 no segundo. Como treinador estreou-se no futebol distrital na temporada passada ao aceitar o desafio do clube do Concelho de Celorico e Basto, Mota FC, assumindo o comando técnico da equipa à 18.ª, depois da mesma ter tido um início de época atribulado. O que restou do campeonato serviu para o fafense, de 32 anos, conhecer os cantos à casa e pensar na época seguinte, a qual vai iniciar com um trabalho de base, com o intuito de colocar a equipa a discutir e vencer jogos e ainda que a missão não seja fácil, a sua postura empenhada cordial e o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos vão certamente ser trunfos que jogarão a seu favor e o Mota FC vai tirar benefício disso.  

Como correu a primeira experiência como treinador de um clube federado?

A primeira experiência teve aspetos negativos e positivos. Em termos de resultados, é claro que não foram os resultados que pretendia. Sabia das dificuldades que ia encontrar, e sabia que ia acompanhar uma equipa psicologicamente afetada, sendo que os meus atletas vinham de 17 jornadas com zero pontos somados. 

O que fez para tentar contrariar esse ciclo?  

Tive de fazer com que os jogadores não desistissem, dando-lhes confiança e mostrando-lhes que, mais cedo ou mais tarde, iríamos pontuar. Foi apenas um ponto que conseguimos, mas pontuámos. Este ponto foi merecido para aqueles que nunca deitaram a toalha ao chão e que em todos os treinos trabalharam para conseguir resultados positivos. É muito importante referir que, apesar dos resultados e de todas as adversidades, tive sempre a maioria da equipa a treinar e a dar o seu máximo até ao final. 

A possibilidade de iniciar uma época de raiz vai lhe dar outras valências?

Sim, é sempre bom começar uma época do início e preparar a época com as nossas ideias e também tentarmos construir o plantel com atletas que encaixem na nossa estratégia de jogo.

Vai aproveitar parte do plantel que tinha?

Em relação à época passada irão continuar cerca de 11/12 jogadores.

Já tem o plantel alinhavado no que diz respeito a contratações?

No que diz respeito a contratações já abordamos alguns jogadores, dos quais alguns nos deram as suas respostas, outros ainda a aguardamos. Vamos reforçar praticamente todos os setores para tentarmos chegar ao início do campeonato com um plantel equilibrado e competitivo.

Vai tentar pescar reforços em Fafe?

Irei tentar trazer atletas da zona de  Fafe, o que é normal, sendo eu desse concelho e conhecendo vários atletas dessa zona.

A sua equipa técnica vai ter mais fafenses?

Vou ter como adjunto o Ângelo Costa que nos últimos anos esteve ligado à formação da Associação Desportiva de Fafe. Como treinador de guarda redes vou ter o Diogo que é residente em Agilde.

Julga reunir as condições necessárias para fazer um trabalho pelo menos mais tranquilo?

Estamos todos a trabalhar nesse sentido. Tanto nós, equipa técnica, como a direção estamos a criar todas as condições para que a próxima época seja mais tranquila. No ano passado, o Mota FC, a uma semana de começar a época teve uma contrariedade e perdeu metade do seu plantel e logo desde aí adivinhava-se uma época complicada. Este ano temos o nosso projeto delineado e as nossas metas traçadas. Iremos tentar fazer com que a época anterior seja esquecida.

O que espera da nova época?

Será uma época em que me dedicarei ao máximo para tentar evoluir como treinador, bem como tentar atingir as metas delineadas pela clube. Queremos fazer com que as equipas comecem a olhar com outros olhos o nome do Mota FC. Sabemos que vai ser um campeonato muito competitivo, mas tenho como objetivo criar um grupo forte e unido para juntos ultrapassarmos as contrariedades que possam surgir.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Liga 3 | Eficácia e coesão na vitória da AD Fafe na Póvoa

 TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES  | FOTO: DR/ADF

Equipa respirou tranquilidade 

A vitória da AD Fafe no último sábado na Póvoa de Varzim teve na eficácia atacante e na coesão defensiva dois pilares importantes, com a equipa a crescer frente a um adversário do seu quilate, face ao que tinha sucedido na jornada inaugural diante do Vilaverdense. 

Na Póvoa, perante uma assistência fafense numerosa, que não temeu o maior número de apoiantes do adversário anfitrião, tudo se conjugou quando João Amorim inaugurou o marcador aos 17'. A equipa manteve-se serena em toda extensão do terreno, mostrando tranquilidade na posse da bola, não permitindo veleidades  aos poveiros.

Na segunda parte, não obstante o forcing do Varzim para chegar ao empate, o Fafe manteve a mesma postura em campo e foi gerindo o resultado sempre com o pensamento na possibilidade de o aumentar, o que veio a suceder aos 89', por Pedro Ribeiro, numa altura em que a equipa da casa já jogava reduzida a dez elementos desde os 83'.

Resultado merecido por parte da AD Fafe que promete ser um dos mais sérios candidatos à subida desta Série A  quando a equipa ainda está em fase de entrosamento devido à chegada de um elevado número de jogadores novos. 

Segue-se a Sanjoanense na jornada 3, no regresso ao Municipal der Fafe, no próximo sábado, pelas 16:30 horas, partida em que que o Fafe quer manter a liderança da Série A.               

Futsal AMAF | Albino Bento é o novo treinador do G.D.C. “Os Amigos” S. Miguel do Monte

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

"Dar continuidade à mística do nosso clube"

São cada vez mais as instituições fafenses que querem dinamizar as localidades que representam e não sendo novidade, o G.D.C. “Os Amigos” S. Miguel do Monte, continuam a apostar no futsal para levar o nome da União de Freguesias de Queimadela e Monte a ser falado todas as semanas quando a equipa evoluir nos Pavilhões Multiusos e Municipal de Fafe, para competir em mais uma jornada do campeonato sénior da Liga AMAF de Futsal.   

E ainda que o início da temporada esteja algo distante o Clube assegurou desde já uma nova equipa técnica para que a época 24/25 possa começar a ser trabalhada e os jogadores apalavrados para que na hora do arranque esteja tudo na devida conformidade.

"Uma equipa que promete dar continuidade à mística do nosso clube" foi o slogan  Os Amigos de S. Miguel do Monte escolheram para apresentar a equipa técnica liderada por Albino Bento. "Equipa com um vasto conhecimento do futsal fafense que promete dar alegrias ao nosso povo", assim referem.

Treinador: Albino Bento

Treinador Adjunto: Ismael Pinto 

Diretor: Jeremie Costa 

Delegado: Rui Martins

Div. Honra AF Braga | Arões SC com onze reforços em época de contenção

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: CARLOS RUI ABREU/NF

Continua a aposta na prata da casa 

O Arões SC vai enfrentar a temporada 2024/25 na Divisão de Honra da AF de Braga com um plantel mais contido do que habituou os adeptos na última década, mas com a mesmas permissas de sempre, dignificar o nome do clube e assegurar o mais cedo possível a manutenção, ficando sempre à espreita de uma possibilidade de subida.

Para tal os aronenses mantêm a confiança em Zezé que veio dar outra tranquilidade à equipa na temporada passada, depois de o Arões ter tido outros dois treinadores. Trata-se de um elemento com forte ligação aos auriverdes, tanto como jogador, como treinador e faz passar para os atletas a forma apaixonada como sente o Clube. 

Numa Série B em que, tal como o Arões há clubes com grande historial a nível distrital, com passagens por campeonatos nacionais, a competitividade vai ser enorme, acrescentando-se o facto de existirem mais duas equipas de Fafe, OFC Antime e ACD Pica. 

Para já as indicações de pré-temporada têm sido muito positivas e ainda no último fim de semana o Arões SC venceu o Torneio de Santo Adrião.

São onze, para já, os reforços do plantel e entre eles cinco são ex-juniores, sendo que três, Dinis, Gonzi e César ainda têm idade de júnior, do Clube, uma aposta que se tem mantido ao longo dos anos. O plantel ainda carece de alguns acertos que poderão surgir antes do início da temporada. O onze inicial vai ser forte, ficando apenas a dúvida para a retaguarda dos titulares, tendo em conta a ainda inexperiência dos atletas promovidos a seniores e eventuais castigos ou lesões. 


PLANTEL DO ARÕES SC PARA A TEMPORADA 2024/25

GUARDA-REDES: Paulo Freitas e Dinis (júnior Arões SC).

DEFESAS: Costa, Zé Pedro, Carneiro, Chico, Bebé (ex-SC Cabreiros), Ricardo (ex-CD Tarancón), Araújo (ex-júnior Arões SC).

MÉDIOS: Casimiro, Chico, Vitinha (ex-CCD Santa Eulália), Tiago Silva (ex-D. Arco Baúlhe), Roger, (ex-Mixto EC) Leandro (ex-júnior Arões SC), e Gonzi (júnior Arões SC). 

AVANÇADOS: Ferrinho, Nei, Diogo Lopes, Machado, Pedro Henrique (ex-CD Pica), e César (júnior Arões SC). 

EQUIPA TÉCNICA: Zezé (treinador), Fábio (treinador adjunto) Costa (treinador de gurada-redes) e Pedro Fernandes (analista). 

domingo, 4 de agosto de 2024

Liga 3 | Cabeça de Tiago Leite na vitória do Fafe contra o resistente Vilaverdense


TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

A justiça tarda mas não falha 

A AD Fafe fez a sua estreia na Liga 3 da época 2024/25, graças a um golo solitário apontado por Tiago Leite aos 70', após cruzamento e Edson Farias na direita, frente um resistente Vilaverdense, que se apresentou no Municipal de Fafe, apenas com um jogador suplente que só utilizou aos 84'. Fez-se justiça numa partida em que se chegou a pensar o pior, quando a bola não queria entrar, porém a justiça tardou mas não falhou.  

Num jogo praticamente de sentido único, o Fafe, perante uma bancada central cheia, assumiu as despesas do jogo mas por um ou outro motivo a bola na quis com a baliza do lado das piscinas municipais, com Leandro Teixeira a enviar a bola ao poste aos 12', num potente remate de fora da área e Tiago Leite, aos 21', de cabeça à barra. O Fafe ainda teve outras ocasiões menos flagrantes para fazer golo, mas esbarrou sempre na muralha solidária de Vila Verde, equipa que na primeira parte apenas fez um remate enquadrado, aos 18', que Carlos Alves defendeu junto do poste esquerdo da baliza á sua guarda. 

Na segunda parte o Vilaverdense tentou manter a bola mais tempo longe da sua área e até teve um remate aos 55' que saiu ao lado. A partir da hora de jogo o Fafe voltou a amarrar o touro pelos cornos e teve uma série de ocasiões em que podia ter chegado ao golo. Aos 61' uma catadupa de remates prensados não resultou em golo, aos 69' Reoto rematou aos lado e aos 70, Edson Farias não conseguiu enquadrar.

A resistência do Vilaverdense terminou aos 71' quando Edson Farias cruzou da direita para a área, onde apareceu Tiago Leite a cabecear para o poste mais distante, acabando a festejar com os adeptos junto da bancada central. A jogada repetiu-se pouco depois, mas desta vez o cabeceamento de Tiago saiu ao lado. 

Vitória justa mas sofrida da AD Fafe, com os adeptos a sentirem-se aliviados pois chegaram a rever o filme da jornada inaugural da época passada em que o Fafe também tinha dominado o jogo, mas havia perdido com o Vianense nos instantes finais da partida.