.

.
.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Futsal AF Braga: AD Fafe/ACR Fornelos, 1 - Santo Tirso Futsal, 1 (Ia ser à justa mas foi justo)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Jesuítas nunca deixaram de acreditar

A AD Fafe/ACR Fornelos interrompeu uma magnífica série de dez vitórias consecutivas ao empatar no Pavilhão do Colégio de Fornelos com a Associação Santo Tirso Futsal a uma bola, num jogo muito disputado em que os fafenses não puderam contar com a sua maior referência, João Miguel, que se encontrava a cumprir castigo. De referir que o golo dos Jesuítas foi apontado a 48 segundos do final quando a equipa arriscava tudo no 5x4. 

O jogo começou de forma frenética com as duas equipas à procura do primeiro golo. Podia ter acontecido para o Fafe por Bruno Sousa mas Miguel defendeu e para o Santo Tirso: primeiro por Trunfe isolado e depois por Marcos, no primeiro caso o remate saiu ao lado e no segundo Vitinha defendeu com os pés. 

Na resposta Taipas tabelou com Gijo para este rematar ao lado e depois o mesmo Gijo na cara de Miguel a permitir a defesa deste. Voltaram os Jesuítas à carga por Hugo, mas Vitinha defendeu. 

O Fafe chegou ao golo aos 8' num remate frontal de Taipas a cerca de dez metros da baliza. Pouco antes, uma falha defensiva de Marcos quase custava o golo aos tirsenses. Seria o prenúncio do que se seguiu. 

O Fafe mostrava mais rapidez na troca de bola e nas transições e isso ia baralhando a equipa adversária. A três minutos do final da primeira parte, Taipas enviou a bola ao poste da baliza de Miguel. Praticamente de seguida, Vitinha negou o golo a Marcos. 

Na segunda parte a ADF/ACRF jogou com um bloco defensivo baixo e tentou as saídas para o contra-ataque. O Santo Tirso trocava bem a bola mas faltava-lhe acelerar o ritmo de jogo e dar mais rapidez às transições defesa/ataque. Isso ficou bem patente num 2x1 em que Trunfe podia ter servido o colega e acabou a rematar ao lado. Pouco depois um remate de Marcos tirou tinta da barra da baliza e Vitinha.

O Santo Tirso tinha chegado às quatro faltas em oito minutos e o Fafe chegou em 15 e meio. Rafa apontou um livre para Vitinha defender e quase a seguir Hugo chegou atrasado a um passe de Trunfe. 

A ADF/ACRF foi a primeira a atingir as cinco faltas a 2:29 minutos do final e um minuto depois o árbitro não marcou a sexta por falta de Vitinha sobre Nelson. A partir daí o Santo Tirso jogou em 5X4 e não estava fácil porque a circulação de bola não era a melhor até que, a 48 segundos do final da partida, Nelson à frente de Vitinha fez o desvio para o empate. 

O Fafe ainda podia ter chegado à vantagem nos instantes finais por Bruno Sousa, Miguel fez a falta no meio da sua metade de campo e o cronómetro já estava em zero, seria a quinta para os Jesuítas mas um dos árbitros, após algum suspense, deu o jogo por terminado.

Apesar das muitas faltas cometidas, as equipas jogaram dentro das leis do jogo e não foi exibido qualquer cartão.

Este foi um dos dois jogos que a AD Fafe/ACR Fornelos tinha em atraso. No outro tem que se deslocar a Cabeceiras de Basto para jogar com o Contacto. Entretanto, já no próximo sábado joga com o Mouquim AU, novamente em Fornelos.      

Jogo no Pavilhão do Colégio ACR Fornelos. 

Árbitros: Hélder Magalhães e Leandro Silva. Vítor Faria (Cronometrista). 

AD FAFE/ACR FORNELOS: Vitinha, Bruno Sousa, Taipas (1), Diogo Costa, Fabiano, Domingos, Ricardo, Shake, David, Gijo e Rafa. Treinador, João Nuno Sousa.

A. SANTO TIRSO FUTSAL: Miguel, Hugo, José Berto, Rafa, Nelson (1), Pedro, Gonçalo, Trunfe, Marecos e Marcos. Treinador, Hélder Caprício.        

Sem comentários: