.

.
.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Memorial Jorge Rodrigues joga-se a 5 de outubro em Antime

TEXTO: JCL 

Relembrar um grande guerreiro    

Os veteranos da UD Fafe A60 realizam o Memorial Jorge Rodrigues no próximo sábado, no Campo de Jogos do OFC Antime, num torneio que conta com a participação, além da equipa organizadora, das formações do ADM Machico, FC Avintes e CFE Lagos.   

Jorge Rodrigues jogou nas camadas jovens da AD Fafe e Vitória de Guimarães, clube com quem assinou contrato profissional, passando depois por várias coletividades. Faleceu em 6 de Dezembro de 2021, por motivo de doença. Foi um grande lutador ao longo de toda a sua vida. 

Os veteranos da UD Fafe A60, onde Jorge jogou nos seus últimos anos de vida, querem que a a sua memória seja perpetuada com honra e elevado simbolismo. Nesse dia será relembrada a sua vida, o seu sorriso fácil, a sua boa disposição e o grande guerreiro que foi Jorge Rodrigues.    

Leia aqui a entrevista que Jorge Rodrigues deu a Montelongo desportivo em 24 de Março de 2020.  ANTIGO FUTEBOLISTA CONTA A HISTÓRIA DA SUA VIDA


JOGOS 

15h00 | UD Fafe A60 - ADM Machico

16h00 |  FC Avintes - CFE Lagos

17h00 | Jogo para o 3.º e 4.º lugar 

18h00 | Final  

Liga 3 | Sem empolgar AD Fafe aproxima-se do topo e recebe o líder

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

Jogo contra o Amarante vale mais que três pontos    

Depois de ter vencido o S. João de Ver por 2-1 na jornada 7, quando faltam dois jogos para atingir a metade da primeira fase do campeonato, a AD Fafe ocupa a 3.ª posição com menos dois pontos que o 2.º, SC Braga B  e menos 3 que o líder Amarante FC, beneficiando do empate entre estas duas equipas, o que lhe dá maior alento para a tarde de domingo, quando, pelas 15 horas, receber a formação amarantina.

Contra o S. João de Ver foi melhor o resultado (2-1), que a exibição, ainda que no final as contas se façam apenas de pontos, ficando todo o resto para trás, o certo é que os fafenses precisam de empolgar a plateia para que esta lhe devolva a energia que a equipa necessita para encarar os jogos com outra vontade. É verdade que a vitória foi justa, até porque a equipa falhou uma grande penalidade que lhe dava o 3-0 e outra tranquilidade, terminando  a partida a sofrer sem qualquer necessidade. 

O Fafe neste momento justifica aquilo que se costuma dizer muitas vezes: há qualidade individual mas ainda não há equipa, ou pelo menos o coletivo não tem feito jus ao valor individual dos atletas. 

A partida contra o Amarante pode ser o ponto de viragem no paradigma, até porque ainda está bem fresca na memória a eliminação em casa diante da mesma equipa para a Taça de Portugal, por números que são considerados goleada (1-4).

A classificação nesta altura não é má, mas podia ser melhor e certamente que se a equipa levar vantagem sobre o Amarante não só vingará a eliminação na Taça de Portugal, como ultrapassará o adversário na tabela, pelo que o jogo valerá mais que os três. Caso contrário o Fafe continuará de orgulho ferido e vê o fosso aumentar, sendo verdade que um empate a jogar em casa terá sempre um sabor agridoce.       

Ciclismo | Tiago Ribeiro (Erdal GC) é Campeão Nacional de Gravel (M35)

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Um vencedor versátil   

O ciclista da freguesia de Seidões, Fafe, Tiago Ribeiro sagrou-se Campeão Nacional de Gravel, com as cores da Erdal Guimarães Ciclismo, em prova realizada no último domingo em Ansião, naquele que foi o primeiro campeonato nacional na modalidade.   

O fafense disputou a distância mais longa tendo concluído os 140 quilómetros do percurso em 4:46:45 horas, à frente de Miguel Amâncio (BTTGardunha/Fundão/Create) e do seu colega de equipa Ricardo Fernandes, que ocupou o último lugar do pódio. 

Depois de inúmeras conquistas no BTT, Tiago Ribeiro mostrou a sua versatilidade ao vencer também nesta vertente do ciclismo, revelando-se um verdadeiro campeão.   

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

AF Braga promoveu torneio para sensibilizar para o cancro pediátrico e apoiar a Acreditar.

REDAÇÃO

Contou com a presença da AD Fafe

A Associação de Futebol de Braga juntou-se ao Setembro Dourado para apoiar a ACREDITAR, Associação de Famílias e Amigos de Crianças com Cancro!

Setembro é o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, momento muito especial para as organizações que, em todo o mundo, acompanham as crianças e jovens com cancro e as suas famílias.

Foi com esta missão que, este sábado, foi organizado o Torneio Solidário Setembro Dourado, no Campo das Camélias, em Braga, com a participação de seis equipas de infantis, futebol 7: AD Fafe, Águias de Alvite, FC Famalicão, Moreirense FC, SC Braga e Vitória SC. 

Nove jogos, mais de cem atletas, e uma mensagem para partilhar "Quando o cancro se mete no caminho, ninguém vai sozinho."

Margarida Direito, Responsável pela Intervenção Social da AF Braga, recordou aos participantes que "o futebol é uma modalidade coletiva, nunca estamos sozinhos. Se o cancro aparecer no vosso caminho, queremos que saibam que estamos aqui, se algum amigo vosso na escola fica doente, já sabem, o melhor que podem oferecer é a vossa amizade. Cada um de vocês leva um laço dourado ao peito e é agora embaixador desta causa!"

A AF Braga fez um donativo à Acreditar em nome de todos os participantes a quem ofereceu laços dourados. O laço dourado é símbolo da força, coragem e resiliência destas crianças e jovens. "Esta iniciativa insere-se no nosso projeto #FutebolContraOCancro. Queremos continuar a ser ativos na promoção da educação para a prevenção da doença", referiu ainda Margarida Direito.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, esteve presente e mostrou-se muito feliz com a iniciativa "Faz parte da nossa missão enquanto Associação trabalhar diferentes causas, apoiar diferentes projetos. Acreditamos no trabalho da Acreditar e continuaremos a ser seus parceiros na sensibilização para o cancro pediátrico."

Neste torneio estiveram ainda os voluntários da Acreditar - Associação dos Pais e Amigos das Crianças com Cancro a vender os seus lacinhos dourados para angariar fundos para a sua missão. 

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Btt - Downhill | Ivo Teixeira foi 2.º no 24.º BTT DHI ACRAP

TEXTO; JCL | FOTO: DR

Contribuiu ainda para o 1.º lugar por equipas

O fafense Ivo Teixeira (Bike House DH Team/Guimarães) obteve mais um pódio no Downhil ao classificar-se no 2,º lugar no 24º BTT DHI ACRAP, que se realizou no último Domingo em Proselo, Arcos de Valdevez e contou com a presença de mais de meia centena de atletas   

Ivo gastou apenas mais 2.87 segundos que o seu colega de equipa Filipe Silva que fez a descida final em 2:30.53 minutos. Sérgio Martins, que corre como individual, obteve  o terceiro lugar. 

Com este resultado Filipe Silva sagrou-se campeão do Minho de BTT DHI quando falta ainda disputar mais uma prova. 

Esta prova teve organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 24.º BTT DHI ACRAP 

A Bike House DH Team/Guimarães venceu coletivamente, com a equipa do BTT Pandilhas a Monte a obter o 2.º lugar e e o Kamikazes CD a ficar em 3.º lugar.

sábado, 21 de setembro de 2024

Div. Honra AF Braga | Arões cede pontos em casa frente ao S. Paio

REDAÇÃO 

Não se pode desperdiçar    

O Arões SC perdeu os primeiros pontos no campeonato ao ceder um empate caseiro a uma bola com o S. Paio de Vizela, numa partida em que a equipa da casa desperdiçou uma grande penalidade quando o marcador ainda estava em branco.  

Os aronenses tiveram a primeira oportunidade através de Vitinha que depois ganhou a bola junto à linha de fundo e tentou o golo, mas o esférico deslizou sobre a linha de golo e saiu do lado oposto.

Os orientados por Zezé dispuseram de uma grande penalidade que Nei não conseguiu aproveitar ao atirar à figura do guarda-redes. Aos 22' o mesmo jogador tentou um pontapé de bicicleta do Nei, na zona de penálti, mas saiu ao lado.

Os vizelenses colocaram Paulo Freitas à prova num cabeceamento, com este a esticar-se e a desviar para canto.

Aos 32' o guarda redes do S. Paio a explorou a profundidade com mau corte da defesa da casa que originou um remate de primeira do adversário que saiu ao lado.

O S, Paio chegou à vantagem num golo em que o auxiliar marcou fora de jogo e o juiz  indicação contrária, mas foi golo validado colocando a equipa de Vizela na frente.

Na segunda parte o Arões chegou ao empate aos 62', através de Casimiro de cabeça, numa bola bombeada para a pequena área. Empolgados pelo o golo, os aronenses criam de seguida mais lances de perigo. 

Aos 72' uma enorme defesa de Paulo Freitas evitou o 1-2 para o S. Paio. Na resposta excelente lance de Xico com remate à entrada da área para outra enorme defesa do guarda redes visitante. 

Div. Honra AF Braga | Pica em alta mantém Antime em baixa

TEXTO: TIAGO JOÃO LOPES | FOTO: JCL 

Dá sempre jeito ter um Salvador 

No primeiro derby concelhio, a contar para a 3.ª jornada da Divisão de Honra da AF Braga , o Pica levou a melhor sobre o Antime e venceu por 1-0, perante uma bancada praticamente cheia.  

Após arranques de época distintos, Rafael Leite - ainda sem conhecer o sabor da vitória - mexeu no xadrez da equipa e apresentou algumas surpresas em relação ao último onze. O Pica de Nuno Bento - duas vitórias em dois jogos - manteve as mesmas peças à exceção de Sebá que se encontra lesionado.

Depois de um primeiro susto à passagem do minuto 10, em que Elói obrigou Nuno Preto a errar, o jogo manteve o equilíbrio, que perdurou até à meia hora de jogo - altura em que a equipa da casa desequilibrou a balança.

Primeiro foi a vez de Elói, de cabeça ao primeiro poste, a testar os reflexos de Nuno. De seguida, e num remate de meia distância, Bernardo tentou a sorte e atingiu a barra em cheio. 

No tempo complementar, o Antime somou a primeira grande oportunidade logo a abrir, por intermédio de Gil e logo na recarga pelos pés  de Zé Rui. Em ambos os remates, Ivo mostrou-se bastante seguro e manteve o nulo. 

Dois minutos depois, Pinta foi expulso por acumulação de cartões e, na cobrança do livre, Salvador inaugurou o marcador de forma exímia, com um grande golo.

Até ao apito final, o Antime dispôs apenas de mais um lance do golo, onde Ivo se mostrou mais uma vez muito atento. Quanto ao Pica, sobretudo por Elói - desperdiçou vários lances de golo, um deles claro - não conseguiu ampliar a vantagem, mas foi controlando as iniciativas adversárias com bastante tranquilidade.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Div. Honra AF Braga | 1.ª dérbi da época joga-se sábado entre Pica e Antime

TEXTO: JCL

Emoção ao rubro em cada lance disputado

A ACD Pica recebe, este sábado pelas 16 horas. o OFC Antime em jogo da jornada 3 da Divisão de honra da AF Braga com a moral em alta, após vitória caseira diante o S. Cristóvão por 2-0 e fora, no terreno do CD Lousado por 4-2. o que lhe confere nesta altura a liderança da Série B.

Já o OFC Antime tem a motivação extra do dérbi para tentar dar a volta a um início de campeonato menos conseguido, após empate caseiro, sem golos com o Abação e derrota no campo do GD S. Cristóvão por 2-0.

Este é um daqueles jogos em que os jogadores das duas equipas se sentem extremamente motivados, independentemente, do seu estado atual e em que os treinadores Nuno Bento e Rafa Leite vão motivar os seus atletas para colocarem todo o empenho em campo. Se de um alado há vontade de continuara a vencer, do outro há a necessidade de obter a primeira vitória.

Um dérbi que tem por hábito atrair mais que aficionados de ambas a equipas e em que a emoção se sente ao rubro em cada lance disputado.

Maria Costa (OFC Antime) entre as eleitas para estágio da Seleção Nacional Sub 16

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Guardiã é o rosto do projeto da equipa operária  

A guarda-redes do OFC Antime Maria Costa está de novo entre as eleitas do selecionador nacional de Sub 16 para o estágio que vai ocorrer entre 23 e 29 de setembro, na cidade do futebol, no Complexo desportivo na Cruz Quebrada, em Oeiras. 

A atleta da equipa operária já conta com uma internacionalização no seu currículo ao serviço da seleção Sub 15 e tem sido chamada regularmente a estes estágios.

Maria Costa representa o OFC Antime deste a temporada 2021/22, sendo o rosto mais visível do projeto do futebol feminino, deste carismático clube fafense, o único a investir no futebol feminino atualmente no concelho de Fafe.   


Eis a lista completa das atletas convocadas: 

ACADEMIA CCMI LEIRIA (1) Ariana Monteiro

AMORA FC (1) Daniela Silva

BOAVISTA FC (1) Leonor Silva

CS MARÍTIMO DA MADEIRA (1) Bruna Aguiar

FC PORTO (2) Fabiana Branco; Rosa Fontes

LOMARENSE GC (1) Victoria Francisco

OFC ANTIME (1) Maria Costa

SC BRAGA SAD (1) Iara Cibrão

SCU TORREENSE (1) Camila Bastos

SL BENFICA, SAD (3) Ariana Schafer; Carolina Fernandes; Francisca Fernandes

SPORTING CP, SAD (8) Erica Tavares; Joana Marques; Leonor Duarte; Leonor Poças; Luciana Varela; Maria Rodrigues; Michele Paulino; Rita Carreira

VALADARES GAIA FC (2) Mariana Sousa; Sofia Pinto

VITÓRIA SC, SAD (1) Barbara Ferreira 

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Veteranos da UD Fafe vencem a Zona Guimarães (tarde) do XI Torneio de Futebol Neno

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Vitória simbólica na homenagem a uma lenda   

A equipa de veteranos da UD Fafe A60, associou-se à grande homenagem que foi feita a nível nacional a Neno, antigo guarda-redes do FC Barreirense, Vitória FC, SL Benfica, Vitória SC e Seleção Nacional, que englobou um total de 35 equipas, tendo os fafenses feito parte do grupo denominado Zona Guimarães (tarde), vencendo esse torneio quadrangular, englobava também as equipas do FC Lixa, JUNI e SC Arcozelo. 

A equipa orientada por Roberto Teixeira, Neco Braga e Arlindo Silva, acabou por ter a felicidade de vencer nas grandes penalidades, graças a enormes defesas do guarda-redes Coelho. Na meia final empatou duas bolas com a JUNI, tendo levado a melhor nos penáltis por 3-1.

Na partida da final os fafenses encontraram os veteranos do FC Lixa, numa partida em que o marcador ficou em branco no tempo regulamentar e em que, mais uma vez levaram a melhor nas grandes penalidades, desta feita com o parcial de 3-0.

Na manhã do mesmo dia disputou-se outro torneio no mesmo âmbito, que ficou reduzido a triangular por falha de uma das equipas e que englobou a AC Gonça, GD S. Cristóvão e Mondinense, onde jogam os fafenses Jorge Max e Zé Óscar. Neste grupo acabaram por se fazer duas partidas mas não houve vencedor devido aos regulamentos. 

“Neno era conhecido por ser uma pessoa extremamente afável, simpática e envolvida em várias atividades fora do futebol. Depois de se retirar dos relvados, manteve-se próximo do futebol e do Vitória de Guimarães, assumindo funções na estrutura do clube. A sua simpatia também lhe valeu várias aparições na televisão e em eventos sociais, tendo falecido em junho de 2021, aos 59 anos, de forma repentina. A sua morte foi amplamente lamentada, especialmente pelos adeptos do Vitória de Guimarães, onde é visto como uma lenda. Além da sua carreira desportiva, será lembrado pela sua alegria, a sua bondade e o impacto que teve nas vidas daqueles que o rodeavam. Não foi apenas um guarda-redes de talento, mas também um símbolo de caráter e de amizade no desporto, um exemplo de dedicação e humildade no futebol português”.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Div. Honra AF Braga | Pica e Arões com proveito máximo


TEXTO: JCL 

Antime cede pontos em casa

Cumprida a 1.ª jornada da Divisão de Honra da AF de Braga, os clubes fafenses tiveram uma entrada francamente positiva que só não foi plena porque o OFC Antime consentiu um empate em casa, sem golos, contra o Abação. Rafa Leite não teve o arranque desejado. Na próxima jornada desloca-se ao recinto do CD S. Cristóvão.

Já ACD Pica conseguiu levar a melhor no seu terreno sobre o S. Cristóvão a quem venceu por 2-0, com golos de Sebá e Chiquinho. Uma entrada a preceito da equipa de Nuno Bento que se estreou nesta divisão. Joga em casa do CD Lousado na jornada 2.

Também o Arões SC foi ao recinto do Arco de Baúlhe vencer por 3-1, com golos de Ricardo e Nei, beneficiando ainda de um autogolo. A equipa de Zezé Carvalho começa a época a dizer presente reforçando a moral por ter jogado fora. Recebe o Desportivo de Ronfe no jogo seguinte.

Na classificação, com apenas um jogo por realizar na primeira jornada Arões e Pica seguem na frente isolados. 

domingo, 8 de setembro de 2024

Fafe cai na Taça de Portugal aos pés do Amarante (1-4)

TEXTO: TIAGO JOÃO LOPES | FOTOS: JCL 

Nove alterações no onze inicial 

A primeira eliminatória da Taça de Portugal colocou o Amarante – líder isolado da série A da Liga 3 – no caminho do Fafe. No Municipal dos Desportos, os justiceiros não foram capazes de desmontar a teia tática dos alvi-negros e estão afastados da Prova Rainha depois de uma derrota expressiva por 1-4.

Os primeiros minutos foram divididos, com as equipas ainda a estudarem-se e a acertarem as marcações. O Amarante foi mais perspicaz e abriu o marcador logo ao minuto dez. Dinho ganhou no um para um a João Batista e bateu Carlos Alves com um remate exterior bem colocado.

O Fafe, que se apresentou com nove alterações em relação ao triunfo frente ao Trofense, assumiu o jogo depois da desvantagem precoce e obrigou Didi – apenas aos 35 minutos - a brilhar na baliza contrária numa tentativa de chapéu de João Amorim. No entanto, o Amarante trazia a lição bem estudada e aproveitou uma sobra de um livre lateral para fazer o 0-2, através de Ká Semedo aos 39’.

Dois minutos depois, Filipe Cardoso reduziu de cabeça, através de um pontapé de canto, mas Ká Semedo, à semelhança do seu primeiro golo, voltou a ampliar a vantagem para os forasteiros.

O regresso dos balneários trazia alguma esperança às bancadas, mas a luz ao fundo do túnel fechou-se ainda mais quando Faissal, ainda antes da hora de jogo, disparou um míssil fora de área e dilatou ainda mais o marcador.

Apesar da desvantagem de três golos, os fafenses não deixaram de acreditar e ganharam novas expectativas quando Godwin foi expulso ao minuto 63. Aliado a isso, Jorge Pinto tentou alterar o xadrez da equipa com peças importantes que tinha no banco, mas nem alguns dos habituais titulares foram capazes de contrariar o rumo do encontro.

Até ao fim, ficou evidente a incapacidade do Fafe de remar contra a toada e de criar um lance verdadeiro de perigo. As mexidas não trouxeram grande acréscimo e os justiceiros acabaram mesmo por cair aos pés do Amarante, que marcará encontro em Ponte de Sor, frente ao Elétrico, na segunda eliminatória da Taça de Portugal.