.

.
.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

1.ª Div. AF Braga | SR Cepanense já tem sucessor para Marcelo Teixeira

REDAÇÃO 

Saída e sucessão relâmpago 

A SR Cepanense já tem sucessor para Marcelo Teixeira no comando técnico da sua equipa de futebol sénior que milita na Série F da 1.ª Divisão Distrital. 

A equipa da Tuna vai ser orientada por Luís Fernandes, fafense que na última temporada esteve ao leme a equipa do Fermilense SC, do mesmo escalão e da mesma série que a equipa de Cepães. 

1.ª Div. AF Braga | Fábio Coelho (GCD Regadas) lidera os artilheiros da Série F

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Três fafenses no pódio dos melhores marcadores

O ano civil termina com um trio de fafenses no pódio de melhores marcadores da Série F do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, isto apesar de nenhuma das equipas que representam não estarem nos três primeiros lugares da tabela.

Segundo os dados estatísticos, colhidos no site zerozero.pt o melhor marcador desta série é o atacante do GCD Regadas Fábio Coelho, que terminou 2023/24 como artilheiro mor, com 23 golos e nesta época já leva 9 golos marcados em oito jogos, sendo o abono de família da sua equipa. 

Na segunda posição está o experiente Vítor Hugo do GDC Serafão, com 7 golos registados em 8 jogos. Um avançado com muito faro de golo, que aproveita praticamente todas as oportunidades que lhe surgem pela frente. 

O 3.º lugar é ocupado por um quarteto que apontou seis golos, onde onde se destacam mais dois fafenses: Marco Rodrigues, do Desportivo Ases de S. Jorge e Marcos Ferreira, da SR Cepanense. Os outros dois Luís Barros, do Cavez Manuel Mota, do FC Gandarela, tendo estes dois últimos mais um jogo realizado que os dois fafenses, nove jogos. 

Cinco golos têm os fafenses Vítor Alves, do GA Travassós e Raimundo Freitas do FC Gandarela. 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

1.ª Div. AF Braga - Série F | Equipas fafenses não deslumbram mas podem sonhar

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Travassós e Ases clonados, bunker em Regadas e cratera em Cepães e Serafão

O desempenho das equipas fafenses na Série F da 1.ª Divisão da AF de Braga não tem sido brilhante, mas ainda assim há várias equipas que ainda estão na corrida pelos lugares cimeiros, pelo menos pelo 2.º lugar, ocupado por ora pelo Mosteiro, já que o líder Gandarela parece ter ganho muito embalo.

O GA Travassós, orientado por Mário Fernandes, tem mostrado garra e determinação e encontra-se na quarta posição do campeonato com 16 pontos, a um ponto do 3.º, Cabeceirense, a quatro do 2.º, Mosteiro e a 11 do líder Gandarela, este com mais um jogo disputado, mas com os Ases de S. Jorge, treinados por Hélder Oliveira, em 5.º, com os mesmos pontos e o Rossas e Cavez em 6.º e 7.º a apenas um ponto e menos um jogo disputado. 

O curioso entre GAT e Ases é que têm os mesmos 16 pontos, as mesmas 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, bem como os mesmos 19 golos marcados e 11 sofridos. Só se vão defrontar em 2025 quando os Ases receberem o GAT  a 19 de Janeiro.    

Com apenas menos dois pontos que GAT e Ases está o GCD Regadas que tem menos um jogo e pode até ultrapassar os rivais fafenses. A equipa agora orientada por André Lemos, que sucedeu a Zé de Salto, já deu mostras de que está na luta pelo menos pela liderança no grupo de equipas fafenses. Em Regadas mora a defesa menos batida da Série F e o melhor marcador do campeonato, Fábio Coelho com 9 golos apontados (a equipa tem 13), seguido o serafonense Vítor Hugo, com oito.

A SR Cepanense, orientada por Marcelo Teixeira, ocupa o 9.º lugar com 11 pontos e apesar de ter o segundo melhor ataque da prova tem uma defesa permeável, pois marca praticamente tanto como sofre (23M - 20S). Umas pequenas afinações na defesa e a posição na tabela talvez seja outra. 

O GDC Serafão, de Marcelo Fernandes, em 10.º lugar na tabela, com 9 pontos, está a fazer uma temporada abaixo do que se esperava, depois de uma primeira época em que tinha superado as expectativas. Nada que uma boa segunda volta do campeonato não possa resolver. É, nesta altura, a única equipa fafense com uma diferença de golos negativa (17M - 21S). 

Div. Honra AF Braga | Torcatense de Zé Manel Teixeira é líder isolado da Série B

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Arões e Pica com excelente campanha e Antime sem poder de fogo 

Tem mão fafense a liderança da Série B da Divisão de Honra da AF Braga, ao cabo de 14 jornadas. A uma etapa de completar a primeira volta, o GDU Torcatense, liderado pelos fafenses José Manuel Teixeira coadjuvado por Ismael Sousa, termina o ano civil na liderança isolada com 35 pontos, mais cinco que o 2.º, Santa Eulália e mais 9 que o 3,º Arões.

O Torcatense teve uma série imaculada de 13 jogos sem conhecer a derrota (11 vitórias e 2 empates), a qual surgiu apenas no último jogo realizado, no recinto do rival CCD Santa Eullália. 

De resto, ao primeiro lugar na tabela, a equipa de S. Torcato junta o melhor ataque com trinta golos marcados e a melhor defesa, com 12 golos sofridos. Além dos dois elementos da equipa técnica, a equipa conta com o central André Alves, o defesa esquerdo Eddie, os médios Carlitos Dias e Moreno, os avançados Ricardo Lousada e Korta e o fafedescente José Dantas. 

Arões e Pica com excelentes registos

No que respeita às equipas de Fafe neste escalão de salientar a boa campanha do Arões SC, liderado por Zezé Carvalho a ocupar o 3.º lugar com 26 pontos a apenas quatro pontos do 2.º  e os 22 pontos já conquistados pela ACD Pica sob o leme de Nuno Bento fruto de uma excelente campanha num plantel com muita juventude, mas que está em perfeita simbiose com a equipa técnica. O 9.º lugar que ocupa está a apenas uma vitória do pódio. Um pouco mais de coesão defensiva (4.ª pior defesa), principalmente por parte do Pica pode elevar a fasquia. 

Em situação menos confortável encontra-se o OFC Antime, que é 14.º, com apenas nove pontos e, nesta altura, em posição de descida, mas com capacidade para emergir na tabela nas 16 jornadas que ainda restam. A equipa que começou com Rafa Leite e agora é liderada por Vasco Abreu tem o pior ataque da prova mas é apenas a 10.ª defesa mais batida da prova.          

Dois pódios por escalão para a SR Cepanense na S. Silvestre de Braga

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Dânia e Sandrine foram as solistas da Tuna 

A SR Cepanense voltou a marcar presença na S. Silvestre de Braga que se realizou na noite de domingo e em época natalícia duas atletas da equipa da Tuna impuseram a música entre os habituais cânticos de natalícios. 

A jovem Dânia Silva e a veterana Sandrine Freitas, habituadas a subir aos degraus do pódio, quiseram dar um presente de Natal à sua equipa e a si mesmas e rubricaram excelentes resultados na categoria de F18 e F40, obtendo 2.º e 3.º lugar respetivamente. Duas atletas resilientes que têm contribuído para que o nome da SRC fique registado e elevado nas provas em que participam. 

De resto a prova contou com 15 atletas cepanenses que deram o seu melhor nos diversos escalões, mas acima de tudo elevaram o nome da SRC, de Cepães e do Concelho de Fafe. 

A próxima corrida será noutra grande S. Silvestre, a do Porto, que se realiza no dia 29 de dezembro, prova que a SRC vai ajudar a colorir com o verde e amarelo dos seus equipamentos.   

domingo, 22 de dezembro de 2024

Campeonato de Portugal | Vitória SC B do fafense Gil Lameiras lidera a Série A

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Líder nato e 
potencializador de talentos 

Depois do excelente trabalho que tinha feito na formação do Vitória SC, o jovem treinador fafense Gil Lameiras está a ter um grande desempenho no comando da equipa B de futebol sénior dos Vitorianos, que vai terminar o ano de 2025 no 1.º lugar da Série A do Campeonato de Portugal.

Habituado a potencializar jovens jogadores, a missão que lhe foi entregue não era fácil, mas como vê sempre os desafios como novas oportunidades para evoluir, o fafense não virou a cara à luta mesmo quando registou duas derrotas e um empate nos primeiros três jogos do campeonato. 

De lá para cá, o técnico de 30 anos,  somou oito vitórias em dois ciclos de quatro com uma derrota pelo meio, o que lhe vale a liderança com 25 pontos, mais dois que o Paredes e o Bragança, seus adversários mais diretos e mais cinco que o Rebordosa. De resto a equipa do Vitória tem um dos melhores ataques com 21 golos marcados e pertence-lhe a melhor defesa com apenas 8 golos sofridos.  

Um excelente trabalho de um jovem que mesmo como jogador nunca descurou a sua formação académica e foi sempre um exemplo de postura e lealdade tanto para companheiros como para as instituições por onde passou.          

Futsal | João Miguel termina 1.ª volta como melhor marcador da liga polaca

 TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Participação direta em 32 golos 
- Joga com alegria e solta magia  

O pivô fafense João Miguel confirmou o excelente momento de forma que atravessa, ao serviço do KS Constract Lubawa, ao terminar a primeira volta da 1.ª Liga de Futsal da Polónia (Liga Ekstraklasa), como o melhor marcador. Na última partida do ano o fafense apontou dois golos na vitória fora de portas por de 6-1 diante do Red Dragons Pniewy.

O fafense que reencontrou a alegria do golo naquele país da Europa Central onde tem assinado grandes exibições culminadas com golos e assistências, acumulando um respeitável pecúlio de 18 golos e 14 assistências em 15 jogos efetetuados, contribuindo com participação direta em mais de um terço dos golos da sua equipa que acumula 90 tiros certeiros, mais 18 que o líder Piast Gliwice. É caso para dizer que quando João Miguel joga com alegria solta toda a sua magia. 

A próxima partida joga-se em 2025, a seis de janeiro, em mais uma deslocação, desta vez ao recinto do Kamienica Krolewska. O objetivo do KS Constract Lubawa, é chegar ao 1.º lugar da tabela, mas para isso terá de superar os três pontos de diferença que os separa do líder. O principal objetivo desta fase é ficar nos oito primeiros o que dá acesso ao play off de campeão.


sábado, 14 de dezembro de 2024

1.ª Div. AF Braga | Regadas supera duas desvantagens e vence dérbi contra os Ases

TEXTO: TIAGO JOÃO LOPES | FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

Mão cheia de golos numa partida de muita entrega    

Em mais um dérbi do concelho de Fafe, a contar para a 10ª jornada da 1ª Divisão distrital, o Regadas impôs-se em casa e venceu, por 3-2, o Ases de São Jorge.

Num jogo “amarrado” e difícil de desbloquear, o Regadas foi sempre a equipa mais perigosa. Fábio Coelho e Tiago Moreira foram os mais desconcertantes do ataque caseiro durante a primeira parte.

No entanto, e contra a corrente do jogo, os Cavaleiros de São Jorge colocaram-se em vantagem. De livre, Antero levantou para o segundo poste e Jack, imponente nas alturas, cabeceou para o fundo das redes.

Quando a vantagem mínima parecida suficiente para  o Ases ir a vencer para o intervalo, o Regadas fez o 1-1. A jogar momentaneamente com dez unidades face à lesão de Leandro, a equipa da casa repôs a igualdade através de uma grande penalidade convertida pelo “homem-golo” Fábio Coelho.

O início da segunda parte foi sinónimo de golos. Miguel Freitas arrancou pela esquerda, rematou ao primeiro poste e  devolveu a vantagem aos visitantes aos 47’ minutos. Contudo, apenas três minutos depois, Martins fez o 2-2 com um remate exterior em lance em que o guardião forasteiro não fica bem na fotografia.

O jogo parecia ter ganho nova vida e, ainda antes da hora de jogo, Gusto colocou o Regadas pela primeira vez em vantagem. Pauleta “bailou” sobre a esquerda e encontrou o central que apareceu para encostar ao segundo poste.

Em desvantagem, o Ases foi atrás  do golo do empate e assumiu o encontro. As ameaças de Freitas, Marcos e Marquinhos e uma jogada individual de Moreno já perto do apito final foram insuficientes e, depois de duas vantagem, deixou fugir os três pontos para o Regadas.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Dânia Silva (SRC) foi 1.ª no Trail das Andorinhas - Sub 23

TEXTO: JCL | FOTO: DR 

Ir ao pódio é a sua praia

A atleta da SR Cepanense, Dânia Silva, subiu ao mais alto degrau do pódio na categoria de Sub 23, no Trail das Andorinhas, realizado no último Domingo, onde percorreu a distância de 15 km. 

Foi mais uma conquista para a atleta da equipa da Tuna que tem levado boas vibrações para as provas, angariando pódios com uma elevada assiduidade. 

A prova foi organizada pelo Grupo Desportivo da Goma, em parceria com o Município da Póvoa de Lanhoso e contemplou um Trail Longo de  26Km e um Trail Curto de 15km, existindo também a possibilidade de fazer uma caminhada de 5km.

Futsal - Polónia | João Miguel bisa em vitória tangencial do KS Constract Lubawa

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Já tem mais golos que jogos 

O pivô fafense João Miguel rubricou mais uma boa exibição ao marcar dois dos quatro golos com que a sua equipa, o KS Constract Lubawa venceu por 4-3 o BSF Bochnia na 14.ª jornada da Liga Ekstraklasa da Polónia. 

Com estes dois golos o fafense soma 16 golos no campeonato e 12 assistências em 14 jogos, superando agora a marca de mais golos do que jogos.  

Volta a jogar no dia 21 de dezembro na deslocação ao recinto do antepenúltimo classificado Red Dragons Pniewy. 

ver classificação

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Cepanenses Tiago Lamas e Cláudia Soares completaram a Maratona de Valência 2024

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Melhoraram os recordes pessoais 

Os atletas da SR Cepanense Tiago Lamas e Cláudia Soares completaram os 42,195km da Maratona de Valência 2024, difundindo o hino da equipa da Tuna pelas ruas daquela ilustre cidade espanhola, terminando com a sensação de desejo de participar na próxima maratona.  

Cláudia Soares manifestou que "completar uma maratona custa muito, mas só quem consegue desfrutar é que percebe esta sensação de querer sempre mais. Toda a dedicação que é compensada com a felicidade que nos traz e com a força mental que nos ensina ao completar os 42,195km." Esta foi a terceira maratona completa com direito para esta atleta que bateu o seu recorde pessoal em perto de cinco minutos.

Já Tiago Lamas referiu, 2Foi um daqueles dias para nunca esquecer. Valência não decepcionou, ou não fosse uma das maratonas mais rápidas do mundo. Bati o meu recorde pessoal em 30 minutos, o  que não foi nada mau tendo em conta que é apenas a segunda maratona. Quero agradecer à minha parceira de "categoria mundial". Desta vez o famoso muro e os demónios que parece emanar não tiveram hipótese". E solta uma frase enigmática: "Será uma ultra maratona o último passo?"

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Fafenses irmãos Pinto e manas Peixoto em destaque na Taça de Portugal de Kempo

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Contribuíram para a conquista da Taça de Portugal pela KTF  

Os irmãos Pinto, André e Romeu e as manas Peixoto, Mara e Maria estiveram em destaque na Taça de Portugal de Kempo GFC 5, que se realizou em Guimarães, no último fim de semana onde saborearam vitórias em algumas categorias da modalidade. 

A prova foi composta por 12 áreas de combate, entre elas um Ring e uma Cage que acolheu perto de 800 atletas inscritos para os dois dias. No sábado combateram os atletas dos 14 anos para cima e no domingo dos 5 aos 13 anos, o que resultou em cerca de 2000 combates e uma enorme afluência de publico. 

A Associação Desportos de Combate KTF, das quais os fafenses fazem parte, ficou em primeiro lugar absoluto, sagrando-se vencedora da Taça de Portugal de Kempo e da Taça de Kempo Desportivo, contribuindo com 68 atletas para a competição, arrecadando 44 ouros e 32 pratas, numa clara evidência de excelente trabalho realizado.

Ivo Cardoso Treinador estava radiante com o resultado e a prestação dos seus pupilos! " Sabíamos que não seria uma prova fácil, os atletas estiveram muito bem, temos muitos atletas a estrear, muitos atletas de formação e o futuro parte por ai, que nos dão garantias de continuar a apostar e ir começando a pensar já nas provas de 2025 porque esta Taça já e nossa e temos que potenciar estes atletas e com o que vi e iremos preparar certamente que se tudo correr bem em 2025 teremos uma equipa muito competitiva e o qual iremos querer revalidar títulos conquistados em 2024 e tentar fazer história, tentando ficar em primeiro em todas as provas que disputarmos. É difícil, mas não Impossível, pois gostamos de depender somente de nós."


CLASSIFICAÇÃO 

1.º - Associação Desportos de Combate KTF, 304.19 pontos 

2.º - Piranha World Fighters, 209.81

3.º - UDC da Aldeia do Sobralinho, 201.71

Vencedora Absoluta Taça de Portugal- Associação  KTF

Vencedora Vertente Desportiva - Associação KTF 


Resultados dos atletas Fafenses  

André Pinto

Semi Kempo 16/18 anos -73Kg: 1.º Lugar

No Gi 16/18 anos -73Kg: 2.º Lugar

(André não participou em provas de potência devido à presença na Gala à noite)

Romeu Pinto

Light Kempo 19/40 anos -88Kg: 1.º Lugar

Semi Kempo 19/40 anos -88Kg: 3.º Lugar

Mara Peixoto 

Semi Kempo 16/18 anos -72Kg: 2.º Lugar

Light Kempo 16/18 anos -72Kg: 2.º Lugar

No Gi 16/18 anos -72Kg: 1.º Lugar

Maria Peixoto

Rumble Kids 5/7 anos -28Kg: 1.º Lugar

Submission 5/7 anos -28Kg: 1.º Lugar

Semi Kempo 5/7 anos -28Kg: 2.º Lugar

No Gi 5/7 anos -28Kg: 1.º Lugar

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

SR Cepanense fez três pódios na 10.ª edição do Gerês Extreme Marathon

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Tuna vinca a sua marca nesta mítica prova  

A Sociedade de Recreio Cepanense registou mais uma participação na exigente prova de atletismo Gerês Extreme Marathon, realizada no último Domingo, na qual participou em três distâncias, tendo arrecadado três pódios individuais, dois no masculino e um no feminino.

Isabel Freitas, Luís Vilela e Albano Seca, foram os grandes destaques da participação da  malta da Tuna na 10.ª edição da prova. Isabel ocupou o 3.º lugar do pódio na categoria de F50, na prova de 21 km; Vilela foi 2.º no escalão M60 e Seca ficou em 3.º em M50, ambos na distância de 14 km.   

António Mendes e Rui Silva aventuraram-se na distância dos 32 km e Bi Freitas, Sandrine Freitas, Jorge Ferreira, correram os 21 km e  e Victor Barros os 14 km da prova, tendo todos cortado a meta com um sorriso no rosto, dando mais cor e som a uma equipa que distribuí sorrisos e alegres notas musicais. 

Os encantos do Gerês atraíram atletas de 30 países, numa participação de centenas de atletas, com início e chegada ao centro da localidade, tendo a SRC deixado mais uma vez a sua chancela nesta mítica prova.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Futsal - Polónia | João Miguel faz hat-trick na goleada do KS Constract Lubawa

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Sempre a somar no melhor ataque da liga

O pivô fafense João Miguel assinou um hat-trick na goleada de 12-2 do KS Constract Lubawa na receção  ao Piast Gliwice, cimentando o 2.º lugar com menos três pontos que o líder Piast Gliwice, após a 13.ª jornada da Liga Ekstraklasa da Polónia. 

Além dos golos João Miguel fez uma assistência  aumentando agora a contabilidade pecúlio de para 14 golos e 12 assistências em 13 jogos, numa liga em que a sua equipa tem um ataque demolidor, com 80 golos marcados, contra os 62 do líder. No que toca à defesa o KS Constract Lubawa, 36 golos sofridos, já não está tão bem pois tem seis equipas com menos golos sofridos à sua frente, sendo o líder o menos batido com 15.  

Volta a jogar no dia 7 de dezembro na recepção ao BSF Bochnia que também está na luta por um lugar no play off de subida. ver classificação