.

.
.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Fafense Salvador Ferreira vai correr com as cores do Centro de Ciclismo de Barcelos


T
EXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Junta-se a outro fafense na mesma equipa, Afonso Correia 

O ciclista fafense Salvador Ferreira, de apenas 9 anos de idade, vai vestir as cores do Centro de Ciclismo de Barcelos, juntando-se a outro pequeno fafense, Afonso Correia, enveredando assim por uma modalidade muito valorizada em Fafe.

Em terra de grande ciclistas, como os irmãos José e Manuel Martins e se recuarmos no tempo do já saudoso Francisco Marinho, ciclistas que correram na volta a Portugal e no caso de José Martins a volta a Espanha e França. Mais recentemente Fafe teve na volta a Portugal como ciclistas Lizuarte Martins, Gilberto Martins e Rui Rodrigues, todos já retirados de competição 

Salvador deu as primeiras pedaladas com o seu pai, que também tem grandes ligações ao ciclismo, mas como speaker, Armando César. Também foi com ele, enquanto o mesmo trabalha,  que assistiu a algumas provas da modalidade, mas agora vai passar de espetador a protagonista.     

Tiago Lamas e Cláudia Soares, o casal das maratonas, correu em Florença, Itália

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR   

Correm lado a lado até à meta e procuram sempre novos destinos

Tiago Lamas e Cláudia Soares, já são conhecidos como o casal das maratonas, levando já um belo currículo na prova rainha do atletismo. Este par voltou a superar-se, ao completar recentemente mais uma maratona internacional, desta feita na histórica cidade de Florença, em Itália.

Apesar da temperatura de um grau negativo, os atletas fafenses cortaram a meta com um tempo total de 3h35m38s, mantendo um ritmo médio de 5:03 min/km, o melhor alcançado até agora nas corridas realizadas, o que numa prova desta distância é muito bom e demonstra cabalmente a sua evolução, resistência e qualidade.

Juntos fizeram quatro maratonas nos últimos dois anos. Começaram no Porto, passaram por Valência (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Florença (Itália). A Cláudia acrescenta mais uma maratona, feita em Londres, Inglaterra, sendo esta uma prova esta de difícil acesso, por pertencer ao circuito mundial. Em Terras de Sua Majestade, o Tiago apenas acompanhou a sua parceira, por não ter conseguido ser selecionado.

O casal tem por hábito escolher percursos em países diferentes, juntando o lazer ao conhecimento e ao prazer de viajar. Mas, de umas prova para a outra têm melhorado progressivamente os seus tempos. O cenário florentino, conhecido pelas suas ruas estreitas, pontes emblemáticas e arquitetura renascentista, proporcionou um percurso exigente mas inspirador, o que traz sempre motivação acrescida e leva os maratonistas a enganarem um pouco o esforço dispendido ao longo dos 42,195 quilómetros, distância oficial da maratona.

Com mais esta conquista, Tiago Lamas e Cláudia Soares reforçam o compromisso com o desporto e a busca constante por superarem marcas pessoais, mantendo viva a paixão por correr e explorar novas cidades através das maratonas. através das maratonas.

Sem saberem ao certo por onde vai passar a próxima maratona, Praga (República Checa) ou Dusseldorf (Alemanha) são duas opções válidas o que poderá acontecer em meados de abril de 2026. A grande certeza é que vão correr lado a lado até à meta.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Calcio Futsal - Série A | João Miguel volta a marcar na vitória da Roma 1927 em casa do líder

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Felino volta a mostrar as garras 

O pivô fafense, João Miguel voltou a marcar, desta vez em casa da equipa que liderava a Série A, o  SS Consilina, a quem a Roma 1927 venceu por 3-1.

João Miguel marcou o 2-0, tendo a equipa da casa reduzido para 2-1, antes do intervalo, para os romanos consolidarem a vitória aos 37'. O felino voltou a mostrar as garras e dá sinais de estar cada vez melhor nesta nova equipa. 

Na próxima jornada a Roma 1927, que segue agora no 5.º lugar recebe o Futsal Capurso, que se encontra na 12.ª posição.  

Rubén Lima (SRC) foi 1.º em Juniores na São Silvestre de Castelões 2025

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Mais uma subida ao palanque para o jovem cepanense

Rubén Lima, atleta da Sociedade de Recreio Cepanense, obteve o 1.º lugar na categoria de Juniores na prova de atletismo da S. Silvestre de Castelões, em prova que decorreu no último sábado, naquela localidade do Concelho de Vila Nova de Famalicão.

A prova teve a marca da iniciativa "Vá Caminha", da AD Castelões e contou com um público entusiasta. Além do primeiro lugar no escalão o jovem atleta da SRC, que tem subido várias vezes, ao palanque, conseguiu um honroso 12.º lugar na geral.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Bi Freitas e Sandra Gonçalves foram ao pódio no Trail de S. Torcato. (18 km)

Da esq. da dir. Bi Freitas, Sandra Gonçalves e Manuel Matos

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Já o tinham feito no Trail de Sousões, em Felgueiras

- Parte da culpa é do Manuel Matos

Ainda que não seja a sua praia, o Trail é uma alternativa  muito apreciada por alguns atletas da Sociedade de Recreio Cepanense, como comprovam os pódios conquistados pelas atletas Bi Freitas, 2.º lugar em F 40 e Sandra Gonçalves, 3.º Lugar em F35, no último domingo, em S. Torcato, que teve a participação de outros atletas da quase centenária Coletividade. 

Num dia que se previa de muita chuva, S. Pedro resolveu dar tréguas, revelando-se um bom parceiro. O grupo de atletas chegou com cerca de cinco minutos de atraso à meta para a prova dos 18km, mas isso não os impediu de cumprir o objetivo, o que lhes valeu uma grande ovação do grupo dos 12 km que se encontrava a tirar a foto na escadaria do Mosteiro, tendo feito uma festa do momento e aplaudiram em tom de incentivo e só isso já foi uma grande ajuda.

Num percurso duro, mas aprazível o grupo dos "atrasados" aproveitou para desfrutar, apreciando cada centímetro do trajeto e ainda conseguiram conquistar dois pódios. Foram precisamente as mesmas atletas que haviam subido igualmente ao pódio no Trail de Sousões, em Felgueiras: Aurelie Freitas, mais conhecida por Bi Freitas, a moça das pernas longas, e Sandra Gonçalves, a garota do sorrido fácil e natural.

O terceiro atleta da foto é Manuel Matos, não ganhou nada, mas é em parte, o grande responsável da evolução em termos de gosto pelos trails destes e doutros atletas da SRC, depois de os ter convidado a participar no Trail dos Moinhos, em Paços de Ferreira, sua terra natal, sendo verdade que já há muito reside em Bastelo, Várzea Cova, Fafe. Tem sido um elemento agregador dentro da coletividade, pois a sua áurea irradia bondade e humildade. 

No final registou-se o convívio habitual dos trails, neste caso na sede do grupo folclórico de São Torcato, um espaço que se revelou pequeno para os muitos atletas e onde foi feita a entrega dos prémios, em paz, tranquilidade e satisfação de todos. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Cristina Lopes (ADTTR) foi 1.ª em F 50 nos 12 km do Trail de S. Torcato

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Faísca McQueen a toda velocidade 

A atleta da ADT Travassós Running Fafe, subiu ao primeiro lugar do pódio na categoria de F50 na variante de 12 km do Trail de S. Torcato, que decorreu no último domingo nesta localidade, que também é conhecida pelo seu Santuário e pela eternidade da sua construção. 

A Faísca McQueen como é conhecida entre os colegas de equipa, desta vez não deu hipótese à concorrência, e elevou-se até ao ponto mais alto do pódio, surpreendendo tudo e todos. Agora o seu nome também consta na lista de vencedores de provas da coletividade e da comunidade fafense. 

Na verdade é um prémio merecido para quem quis mudar de vida, trocando o sedentarismo pelo desporto de lazer, que a tem guindado não só a este patamar, mas também a percorrer trilhos e estradas de várias partes do país, acumulando amizades e conhecimento.

André Lemos (ECT) foi 2.º em absolutos na corrida dos 7,5 km da meia Maratona de Pombal

André Lemos à esq. de branco
TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Um bigodinho que mete respeito nas provas 

O atleta fafense, André Lemos, que veste as cores do El Comandante Team, obteve o 2,º lugar em absolutos na corrida dos 7,5 km da meia Maratona de Pombal, que se realizou no último domingo, 23 de novembro.

O jovem, de 25 anos, que gosta de corridas mais curtas e mais rápidas, gastou o tempo de tempo de 25m,27s, mostrando estar num excelente momento de forma pois ainda recentemente também tinha ido ao pódio numa corrida semelhante na meia maratona de Guimarães. 

Calcio Futsal - Série A | Felino João Miguel estreia-se a marcar no campeonato italiano com bis

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Agora marca com a "benção" do Papa 

O pivô fafense, João Miguel, que regressou a Itália para representar o Roma 1927, depois de uma época extraordinária ao serviço do Active Network da primeira divisão polaca, estreou-se a marcar para a Série A do campeonato italiano com um bis, na vitória por 3-2, sobre o Active Network. 

O felino já tinha marcado para outra competição ao apontar também dois golos na Copa Divisione, somando assim quatro golos na temporada. 

Após nove jornadas realizadas a Roma 1927 soma 15 pontos em 9 jogos, onde tem um registo de cinco vitórias e quatro derrotas, ocupando o 6.º lugar, mantendo o objetivo de terminar a primeira fase da prova nos oito primeiros classificados que irão disputar o título. 

Na próxima jornada a Roma 1927 desloca-se ao recinto do líder,  SS Consilina.    

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Half Triatlo Starman Beja | Atletas fafenses conquistam 1.º e 2.º lugar absolutos e mais 3 pódios por escalão

Da esq. para a dir. Filipa, Té e Vera 
TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

“Certamente a coisa mais louca que fizemos na vida”

Vera Silva, Té Oliveira e Filipa Freitas estiveram ao mais alto nível no dia 9 de novembro no Starman Beja, um triatlo noturno de distância half, onde conseguiram o primeiro e segundos lugares absolutos mais três pódios de primeiro lugar por escalões. 

Estas guerreiras alcançaram este feito após 1,9 km a nadar, 90 km a pedalar e 21 km a correr, o que é obra e demonstra a tenacidade, resiliência e sobretudo a coragem destas bravas mulheres que colocam o nome de Fafe nos píncaros do desporto nacional.

Vera Silva foi vencedora absoluta deste Triatlo, secundada por Té Oliveira. Por inerência, a Vera logrou obter o 1.º lugar no escalão F25-29 e a Té o mesmo posto no escalão F 35-39. O outro pódio foi para Filipa Freitas que subiu ao mais alto degrau do pódio no escalão F 30-34

A prova começou à meia noite de domingo, na Barragem do Pisão, em Beja revelando-se um desafio de pura sobrevivência, por ser disputada completamente às escuras, somente com a iluminação da luz da bicicleta dos atletas e na corrida com o frontal.  

“Depois da água gelada e de roupas molhadas, a bicicleta foi um desafio de teimosia pura para não desistir, pois houve atletas a sofrer de hipotermia em cima da bicicleta, literalmente a cair para o lado e a precisar de assistência médica. Ainda na água houve também desistências, porque a prova exigia muita, entrega, sacrifício e superação. Para terminar estre trio de modalidades, foi mesmo necessário muita resiliência, juntar-lhes estes estes resultados foi deveras incrível, certamente a coisa mais louca que fizemos na vida”, confessaram estas briosas as atletas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Turismo religioso | Caminhos de Santiago também passam por Fafe

 EXTO JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Variante do Caminho de Torres faz ligação ao Caminho da Geira

Um grupo de peregrinos está a percorrer a Variante do Caminho de Torres aos da Geira e dos Arrieiros, um novo Caminho de Santiago que atravessa os concelhos de Felgueiras, Fafe, Vieira do Minho e Terras de Bouro, a qual se encontra já em fase de certificação.

Este trajeto faz a ligação do Caminho de Santiago de Torres, em Felgueiras, ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, em Covide e Minhoto Ribeiro, em Terras de Bouro,  passando pelo Monte  de Santa Quitéria e a vila romana de Sendim em Felgueiras , Silvares S. Martinho  Antime, S. Gens, Moreira do Rei, Lagoa e Mós  em Fafe, Guilhofrei e Vieira do Minho e ainda S. Bento da Porta Aberta e Covide, em Terras de Bouro, onde interliga com o Caminho da Geira e Arrieiros.

Esta Variante dos Caminhos de Santiago tem uma extensão total de 75 Km, a partir de Sendim, Felgueiras, até Covide que pode ser dividido em três etapas. 

O professor Alfredo Vilela é o grande responsável por esta variante, o qual se tem dedicado de forma singular ao aprimoramento do caminho, descobrindo e acrescentando novos trilhos de montanha de forma tornar a viagem mais interessante e apelativa. Há dois fafenses, entre outras pessoas, que também se têm entregue à causa e já fizeram as três etapas. Luís Queirós Silva, dos Restauradores da Granja e Jaime Barros dos Caminheiros de Fafe, já conhecem bem esta variante dos caminhos de Santiago. 

Luís Queirós Silva aceitou fazer para Montelongo desportivo um resumo do que é possível apreciar nesta Variante que é uma mais valia para o Turismo em Fafe.

“A primeira etapa foi feita entre Felgueiras e Antime, de cerca de 12km, de dificuldade fácil e com alguns pontos interessantes como o monte de Santa Quitéria, a Vila Romana de Sendim e uma vista panorâmica a chegar a Antime”.

“A segunda etapa foi feita entre Antime a Senhora das Neves, na Lagoa, com cerca de 18 km. De dificuldade fácil a moderado, mas muito interessante. com passagem por Antime, S. Gens, Moreira do Rei e Lagoa. Um trajeto que conjuga o aspeto histórico e com o paisagístico, que se revelam ainda mais espetaculares na subida para o Lugar de Lagoa, que pertence à União de Freguesias de Moreira de Rei e Várzea Cova, Fafe”. 

“A terceira etapa foi percorrida entre Lagoa e S. Bento da Porta Aberta, numa distância de cerca de 33 km. “Uma etapa lindíssima com as paisagens vistas do Lugar do Mós para a serra do Gerês e da Cabreira. A passagem por Guilhofrei e pela sua linda igreja de S. Tiago e as margens do da Barragem do Ermal até Mosteiro, em Vieira do Minho, passando depois pelo centro da Vila e subindo para a Senhora da Fé. Uma subida dura, mas que, com moderação, se faz bem. A descida até Ventosa, depois da chegada a S. Bento, também é um pouco exigente”. 

Esta Variante está em fase de certificação e é também uma alternativa para quem faz a peregrinação a São Bento, pois é um caminho mais tranquilo e mais seguro. A etapa de 33 km pode ser dividida em duas, ficando ao critério de quem a faz.

A verdade é que, agora, Fafe também faz parte integrante dos Caminhos de Santiago, acrescentando-lhe um trajeto cheio de atividade religiosa, passando por pontos e locais míticos, levando os peregrinos a apreciar a enorme beleza das Serras de Fafe, através de Serras e veredas e se se revelam a verdadeiros miradouros naturais, permitindo alcançar muito para além do que que se consegue ver.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Vários atletas fafenses no pódio das várias provas da meia Maratona de Guimarães

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Isabel Freitas foi 2.ª em F50 e Armindo Freitas 3.º em M55  na meia maratona 

O atletismo fafense continua em alta e fez-se sentir nas várias provas da Meia Maratona de Guimarães, que se realizou na manhã do último domingo nas ruas da Cidade Berço e outros locais contíguos, principalmente para os 21 km. Foram milhares a dar vida e cor a esta cidade que atrai cada vez mais turistas de várias nacionalidades. 



Na prova dos 5 km, o jovem André Lemos foi 3.º classificado da geral correndo com as cores do Team El Comandante, ele que apesar de começar a correr recentemente já obteve outros pódios. Também neste escalão e com a camisola da mesma equipa, correu Elisabete Ferreira que subiu ao 3.º lugar do pódio.

Nos 10 km, Tiago Costa foi 2.º classificado vestindo as cores da equipa do Clube de Atletismo de Fafe - Fafe Runners. Nesta distância, Nuno Lecas obteve um brioso 6.º lugar.

Também a já habitual, nas subidas ao pódio, Isabel Freitas, da Sociedade de Recreio Cepanense foi 2.ª classificada no escalão de F50 na meia maratona.  Na mesma distância, Armindo Freitas, com as cores do Aboim, subiu ao 3.º lugar do pódio em M55, ele que também tem feito bastantes pódios no seu escalão quer em provas de estrada quer de trail.  

É provável que hajam mais fafenses que tenham ido ao pódio, mas que desconhecemos, atualizando esta notícia se nos derem conhecimento.


terça-feira, 7 de outubro de 2025

Cátia Mendes foi 13.ª coletivamente no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail e Portugal no To 10

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Um enorme esforço em prol do nosso país 

A atleta fafense Cátia Mendes, (Thomar Athletics), obteve colectivamente o 13.º lugar, em femininos, no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail, que decorreu de 23 a 29 de setembro, em Canfranc-Pirineus, em Espanha, em representação da Seleção Nacional , Portugal fica no Top 10, quedando-se pela nona posição.

A atleta, der 29 anos, refere-se  a este campeonato do Mundo como sendo "uma prova muito dura, exigente e de superação, o que não poderia ser diferente numa prova em que alinhamos lado a lado com os melhores do Mundo a dar sempre o máximo.  

Dei tudo e o melhor que tinha para dar, no momento. A missão era precisamente essa. terminei na 82.ª posição da geral, 13.° lugar em seniores femininos e Portugal, entre 70 países alcançou o 9.º lugar por equipas", analisou ainda. 

Cátia agradece "encarecidamente, , ao seu treinador na pessoa de Pedro Lopes, à família, à federação, à comitiva portuguesa, a todos que estiveram nos trilhos por nós bem como aos que de longe não nos falharam também".

domingo, 5 de outubro de 2025

Div. Honra AF Braga - Série B | Bis de Ferrinho dá ponto ao Arões em Santo Estevão

TEXTO E FOTOS: LUÍS PEIXOTO 

Série de três jogos
sem perder para o Arões 

Arões recupera de desvantagem de dois golos na segunda parte, depois de estar a perder por dois zero até ao minuto sessenta.
O jogo chegou ao intervalo com a equipa da casa em vantagem. Poucos minutos após o início da segunda parte aumentaram a vantagem para dois golos.
Com o Arões a necessitar de procurar o golo para colocar-se em busca do resultado, Ferrinho foi a figura do jogo e fez o gosto ao pé reduzindo para 2-1.
Para a formação aronense. Uma falta na área do Santo Estevão aos 90+3, permitiu a Ferrinho, pelo segundo jogo consecutivo nos descontos, novamente de penálti resgatar um ponto ao colocar a bola  no ângulo superior esquerdo da baliza sem hipótese para o guarda redes da casa.~
Jogaram-se ainda cerca de 4 minutos nos quais a equipa da casa procurou o golo deixando o Arões com algum sufoco nos instantes finais. 
Um prémio para o Arões que nunca desistiu do jogo e continua desta forma uma série de três jogos sem conhecer o sabor da derrota. 
Nota para Ferrinho que completa este mês 40 anos e continua jogando do início ao fim e com preponderância nos resultados dos jogos da sua equipa.

domingo, 21 de setembro de 2025

Futsal 1.ª Div. AF Porto | Dois treinadores e quatro jogadores fafenses no UD Torrados

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Futsal fafense a ser exportado para a AF do Porto

O treinador principal, Ricardo Magalhães e o adjunto Diogo Castro, são dois fafenses que assumiram o comando técnico da União Desportiva de Torrados que vai disputar a 1.ª Divisão do Campeonato Distrital da AF do Porto. 

Pelo segundo ano consecutivo na prova a UDT socorreu de mais quatro fafenses para tentar fazer o melhor possível na competição. Rui Freitas (PJ) é fixo e já sabe que vai utilizar o n.º 10, Miguel Costa é pivô e reservou a camisola 13, Luís Cardoso (Lobo), é Ala e jogará com o n.º 6, já o guarda redes Bruno Ferreira terá nas costas o n.º 1.

Divisão de Honra | Arões vence em Santo Adrião ao cair do pano

TEXTO: LUÍS CARLOS PEIXOTO | FOTOS: CRISTIANO VIEIRA 

Arões virou o resultado na segunda parte 

- 3 jogadores com 18 anos e um com 19 no 11 inicial 

Arões virou o resultado na segunda parte no Campo Municipal de Santo Adrião, depois de estar a perder por 1-0 ao intervalo, somando a primeira vitória no campeonato. No contra ataque rápido finalizado por Gonzi, aos 53 minutos o Arões igualou a partida. Quando ambas as equipas procuravam os primeiros pontos neste campeonato, foi o Arões que, aos 85 minutos, na sequência de um canto, batido à esquerda no primeiro poste, colocou a bola nas redes através de Rúben Cunha.

Em declarações à Rádio Vizela no final do jogo, o treinador do UDC Santo Adrião, Catano, disse: “Agora é levantar a cabeça e tenho a certeza absoluta que o Santo Adrião vai acabar nos cinco primeiros lugares, podem escrever”.

Uma menção honrosa para a juventude no onze inicial da equipa do Arões SC que entrou em campo com 3 “meninos” com apenas 18 anos ainda, na baliza, Dinis Ribeiro, na defesa, Gabriel Lopes (Gabi) e o extremo, Gonçalo Leite (Gonzi). Além destes jovens mencionados com 19 anos ainda Peter, no meio-campo, demonstram que o Arões SC está empenhado em potencializar os jovens locais, valorizando o projeto “Arõezinhos” e fazendo sonhar os jovens que frequentam este clube.

Na próxima jornada, em casa, o Arões irá receber o Gandarela no dia 27 de Setembro, às 16 horas, tentando manter-se na senda das vitórias.

EQUIPAS INICIAIS:

ARÕES SC: Dinis (GR), Araújo, Manuel Mota, Ferrinho, Jean, Ruben, Gabi, Gonzi, Peter, Fernando e Zé Pedro. Banco: Duarte, Machado, João, André Sineto, Piri, Scott e Roger.

UDC SANTO ADRIÃO: Alex Cerqueira (GR), Matheus, João Marcelo, Ribeiro, Fausto, Abreu, Herculano, Marquinho, B.Machado, Neves e Paulinho. Banco: Andre Lima, Rui Almeida, Ivo Gonçalves, Tiago Marques, Tiago Moreira, Cris, Tiago Machado e Gonçalo Marques.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Ainda que o pareça esta não é uma grande ideia para fazer na Ecopista

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES / FOTO: DR

Há um local ideal para este evento 

Ainda que o pareça, não é uma grande ideia fazer um evento de ciclismo para todos na pista de cicloturismo.

Se vai mesmo acontecer, é melhor que comecem a tratar, desde já, do policiamento para todos os cruzamentos, com agentes de ambos os lado da pista. 

O facto da pista ser ser relativamente estreita e muito perigosa nos cruzamentos, de ser partilhada por caminhantes e cicloturistas e do próprio volume de participantes que esta ação possa atrair são, já de si ilustrativas das dificuldades que possam vir a surgir. 

O local ideal para fazer um evento desta natureza e com maior segurança é o Parque da Cidade, local com largura suficiente para acolher ciclistas de todas as idades e o sítio mais seguro para um evento desta natureza, sendo, inclusive, mais fácil de controlar, tanto o trânsito como os pequenos ciclistas.

Atenção que não me estou a manifestar contra o evento, que é de louvar, mas sim a chamar à atenção do local escolhido para a realização do mesmo.

Karaté | João Neiva conquista Bronze no Campeonato do Mediterrâneo

REDAÇÃO

Em representação da Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNKP)

Entre os dias 12 e 14 de setembro, decorreu em Guadalajara – Espanha, o XXXI Campeonato de Karaté do Mediterrâneo, prova organizada pela World Karate Federation (WKF).

O atleta do Centro Budo de Fafe (CBF), João Neiva, representou a Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNKP) neste prestigiado evento internacional, que reuniu 582 atletas provenientes de diversos países, entre os quais Espanha, Turquia, França, Itália, Kosovo, Sérvia, Montenegro, Grécia, Egipto, Chipre, Croácia, Argélia e Bósnia.

Num torneio de elevado nível competitivo, João Neiva conquistou a medalha de Bronze na prova de equipas seniores, um feito de grande relevo para o desporto fafense.

O Centro Budo de Fafe congratula-se com este excelente resultado, que muito honra o clube, o Município e a cidade de Fafe, projetando o nome da região no panorama internacional do Karaté.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Rallycross | Dois fafenses “malucos por carros” conquistam troféu em Felgueiras

REDAÇÃO 

“Por dois segundos ficávamos apurados para a final"

A paixão pelos motores e a amizade de longa data uniram Jorge e Alfredo, dois fafenses “malucos por carros”, que no passado fim de semana marcaram presença nas provas de resistência realizadas no recinto da Sped Fun, na Rua da Pedreira, em Felgueiras.

A competição fazia parte do campeonato Regional de Rallycross e Pop Cross, um desafio exigente onde a resistência e a técnica são colocadas à prova. A dupla conseguiu conquistar dois honrosos segundos lugares, ficando a apenas dois segundos do apuramento direto para a grande final que se disputará no circuito de Lousada.

Apesar da margem mínima que os afastou da final, Jorge e Alfredo regressaram a Fafe com duas taças e a certeza de que o esforço valeu a pena. Para os dois amigos, que partilham a paixão pelos automóveis desde a infância, esta conquista tem um sabor especial: representa não só o reconhecimento da dedicação ao desporto motorizado, mas também o orgulho de levar o nome de Fafe para o pódio.

“Por dois segundos ficávamos apurados para a final, mas estamos muito contentes e satisfeitos. Trouxemos duas taças para casa e isso já nos enche de alegria”, partilharam os pilotos que tripulam um Seat.

Com espírito competitivo e muito entusiasmo, Jorge e Alfredo prometem continuar a acelerar forte, levando consigo a amizade, a adrenalina e a vontade de conquistar mais títulos para Fafe.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Fafense Cátia Mendes (TA) vai representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail em UpHill

 TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Sempre ao mais alto nível 

A atleta fafense Cátia Mendes, que corre com as cores do Thomar Athletics, foi selecionada para representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail, que ocorrerá de 23 a 29 de setembro, em Canfranc-Pirineus, em Espanha.

Cátia, de 29 anos, corre corre na categoria de seniores femininos, e faz parte de um lote restrito de atletas da variante de UpHill nesta prova, um grupo composto por quatro atletas femininas e quatro masculinos. 

Além de Cátia Mendes estão convocadas para esta modalidade da prova, Cátia Sousa, Joana Soares, Laureen Teixeira e em homens, Marcelo Gonçalves, Paulo Gomes Ricardo Fonseca e Rui Muga. 

Dois Senhores ciclistas de 83 e 71 anos que utilizam bicicletas normais

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Um exemplo que os os "megawatts" deviam seguir   

Numa era em que já se vê jovens de tenra idade a usar bicicletas elétricas estes dois jovens, no verdadeiro sentido da palavra, Jorge Ribeiro, de 83 anos e José Gonçalo, de 71, ainda utilizam bicicletas normais de estrada sem qualquer sofisticação. 

Juntos somam século e meio de vida e ainda têm vontade de andar pelas próprias pernas, não aderindo à moda da bicicleta elétrica, como alguns gabarolas que ainda vêm para as redes sociais a dizer que fizeram isto ou aquilo, esquecendo-se que têm pedala assistida. 

Sei que estas palavras são motivo para barulho e que vão aparecer virgens ofendidas, mas não podia deixar de o dizer. Alguns deles, por terem dado balbúrdios pelo "cavalo de pau", até vão todos emproados, não cumprimentado os outros ciclistas. Contudo e, há que dizê-lo, não há regra sem exceção, pois o verdadeiro ciclista cumprimenta-se, nem que seja a levantar a mão ligeiramente do volante, ou a acenar com a cabeça e, felizmente, ainda há muitos assim. Os outros são simplesmente consumidores de bateria, alguns deles nem sabem o que é sofrer em cima de uma bicicleta. 

Voltando aos jovens ciclistas, Jorge e José, além de serem verdadeiros ciclistas, são também sinónimo de simpatia, criando luz à sua volta, enternecendo quem passa por eles e que pensa que também gostava de ser assim, "morrer velho o mais jovem possível". Estes são dois verdadeiros exemplos, mas pista de cicloturismo entre Fafe e Guimarães e vice versa, tem outros heróis desconhecidos, a fazer ciclismo ou a correr. 

Um brinde a estes dois senhores e à sua ousadia de desafiarem as leis modernas, mantendo-se fiéis a velhos princípios, porque no desporto não vale tudo para ultrapassar dificuldades, pois são esses obstáculos que tornam as pessoas mais fortes e mais preparadas para a vida  na sua plenitude. Quem troca o esforço pelo fácil e ainda tem saúde, desistiu e ainda vai desistir de muitas outras coisas na vida. E não digam que é moda, porque essa nunca ficou bem a toda a gente.

Futebol Feminino | OFC Antime estreia-se oficialmente com derrota na Taça de Portugal

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Golo de Mariana é candidato ao Prémio Puskas

A foto documenta o primeiro onze oficial de equipa sénior feminina do OFC Antime, que se deslocou ao Marco de Canaveses para participar no jogo da Taça de Portugal contra o Marco 09, que a equipa da casa venceu por 2-1, com excelente réplica das operárias.

Ao intervalo o resultado já era favorável  ao Marco por 1-0. Na segunda parte o Antime empatou com um grande golo de Mariana num remate fora da área digno do prémio Puskas. Desde a receção da bola ao remate indefensável tudo se manifestou perfeito. 

O Marco 09 acabou por fazer mais um golo e assim vencer a partida, deixando as operárias de fora da competição no jogo oficial de estreia. De salientar o esforço das jovens jogadoras do OFCA  que  lutaram e fizeram tudo para discutir o jogo. Contudo, a experiência da equipa adversária fez toda a diferença.

Ciclismo | Fafense Tiago Ribeiro revalidou o título de Campeão Nacional de Gravel M35

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Ainda foi foi 7.º da geral entre todos os escalões  

O fafense Tiago Ribeiro, que veste as cores da Erdal Guimarães Ciclismo, revalidou o título de Campeão Nacional de Ciclismo em bicicleta de Gravel, em Masters 35, ao terminar em primeiro lugar no Campeonato Nacional de Gravel, que se disputou no último domingo na vila beirã de Ansião.   

Tiago Ribeiro disputou a distância mais longa, tendo concluído os 120 quilómetros do percurso em 4 horas e 10 minutos, num percurso similar ao anterior, com cerca de 2500 metros de desnível positivo, o que revela bem a dificuldade do mesmo, aliada à grande distância percorrida e concorrência de respeito que teve de enfrentar.

O ciclista tem vindo ao longos dos últimos a anos a presentear-nos com excelentes resultados no ciclismo, nomeadamente e ao Montelongo Desportivo declarou que "o percurso era duro e tinha várias subidas em gravilha. Consegui colocar-me bem no início seguindo num grupo, juntamente com outros atletas elites que perseguiam a frente da corrida, onde segui até próximo do final acabando na 7.ª posição da geral, entre centena e meia de atletas , ganhando a categoria Master 35.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Guarda redes Maria Costa dá o salto do OFC Antime para o SC Braga

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

De Operária a Arsenalista em quatro épocas 

Depois de quatro épocas com o símbolo do OFC Antime ao peito, a guarda redes fafense Maria costa trocou agora a camisola das operárias pela das arsenalistas do SC Braga, onde avança para a equipa júnior, num salto qualitativo e demonstrativo da qualidade da atleta, que fez história com a camisola do Antime ao ser a primeira atleta, em 80 anos de história da coletividade, a representar a Seleção Nacional, . 

Maria desde cedo mostrou as suas aptidões para a baliza ingressando, vinda de um ano de futsal no Grupo Nun'Álvares nas sub 13 do Antime, no ano de 2019destacando-se desde logo das demais, com postura, elegância, e tranquilidade entre os postes e até fora deles. Daí ter sido chamada várias vezes à Seleção Distrital de Braga e às Seleções Nacionais de Sub 15 e Sub 16, somando três internacionalizações. 

Agora a atleta de 16 anos, vai ter oportunidade de evoluir e de poder atingir patamares que a humildade e boa vontade do OFC Antime não lhe podia dar, mas que lhe abriu as portas que a fizeram chegar a este destino.        

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Futebol sénior feminino do OFC Antime já é uma realidade para competir na 4.ª Divisão Nacional

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Um terço da equipa
vem da formação do Clube 

- Guida Hintze: "É mais um passo no meu percurso e crescimento como treinadora"

A equipa sénior do OFC Antime já é uma realidade desde o último domingo, em que foi feita a sua apresentação, sob o comando técnico da fafense Guida Hintze que representou como sénior o SC Vila Real onde foi um ano atleta e três treinadora. Já no Águias Negras de Tabuadelo, foi jogadora nas três primeiras épocas e em simultâneo como treinadora da formação, tendo feito parte da equipa técnica como adjunta na última temporada tendo auxiliado o clube nos últimos dois anos também na parte da coordenação/recepção do clube. Apadrinhou a apresentação a equipa bracarense do Arsenal de Crespos, com as operárias a vencerem por 4-2. 

Reforços 

As meninas do OFCA vão competir no Campeonato Nacional da 4.ª Divisão, sendo que um terço do plantel vem da formação do clube que se tem vindo a consolidar nos últimos anos.

Sobre o projeto da formação do OFCA a jovem treinadora refere, "sempre foi um projeto que admiro sendo um clube que sente e segue os mesmos valores que defendo. E poder assumir o comando de um projeto sénior feminino é dar mais um passo no meu crescimento e percurso como treinadora".

Sobre o plantel Guida Hintze revela, "não são todas os seniores, temos muitos atletas Sub19 e três atletas Sub17. É uma equipa muito nova mas com imensa qualidade e uma enorme vontade de iniciar este novo desafio. A atleta mais velha da equipa tem 27 anos, o que diz muito sobre esta equipa. Apesar de ser um projeto pioneiro, foi feito um excelente trabalho de recrutamento. Neste momento o plantel conta com 21 atletas".

Sobre objetivos intuito da equipa destaca que "os objetivos internos estão definidos, mas acima de tudo pensamos no crescimento das nossas atletas. Vai ser uma época desafiante a todos os níveis. Sabemos que temos uma equipa com muito potencial, mas também estamos conscientes das dificuldades sentidas no campeonato nacional sénior, e acho que é importante relembrar, que é um subir de patamar para todos nós, desde atletas, equipa técnica e mesmo para o clube". 

Equipa técnica

Como fafense Guida Hintze confessa "sinto um orgulho enorme de que há um clube em Fafe que realmente aposta no futebol feminino. É um sentido de responsabilidade enorme porque as expectativas são altas, principalmente por todo o trabalho que foi feito até aqui com este grupo na formação. Fico muito feliz pela confiança e estou certa de que vai ser mais uma aposta de sucesso e de orgulho para o Antime e para Fafe".

Sobre as condições que estão ao seu dispor atira, "sinto que temos todas as condições para fazer um bom trabalho. Foi muito fácil para mim adaptar-me ao clube, muito graças à equipa técnica que tenho, que me ajudaram muito desde o primeiro dia. Apesar de ser o primeiro ano, todas as necessidades da equipa estão a ser correspondidas por parte do clube. E quando se tem um grupo de trabalho como o que temos fica tudo mais fácil".


PLANTEL SÉNIOR FEMININO PARA  A TEMPORADA 2025/26

GUARDA REDES: Luciana (Vitória SC), Magu (ex-Panteras de Matamá) e Catarina (ex-Vitória SC).

DEFESAS: Mariana (formação OFCA), Guida (formação OFCA), Sofia (ex-Moreirense FC), Margarida (formação OFCA), Laura (formação OFCA) e Vitória (formação OFCA).

MÉDIOS: Isabel (ex-Panteras de Matamá), Lara (ex-G. NunÁlvares), Bárbara (ex-Vitória SC), Leonor (ex.Mota FC), Lara Freitas (ex-Panteras de Matamá), Bruna (formação OFCA), Cátia (formação OFCA) e Maria (formação OFCA).

AVANÇADAS: Constança (formação OFCA), Carina (formação OFCA), Diana (ex-Panteras de Matamá) e Luana formação OFCA)

EQUIPA TÉCNICA: Guida Hintze (Treinadora principal), Bruno Silva (treinador Adjunto) e Nuno Preto (treinador de guarda redes)

DIRETOR DESPORTIVO: Paulo Teixeira

 

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Triatlo | Cinco pódios para atletas fafenses no Lisboa Triton World Series

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

A prova mostrou o espírito de equipa, a união e o orgulho em representar Fafe

Cinco dos sete atletas fafenses em que participaram no Triton Lisboa 2025,  prova de Triatlo de enorme prestígio, tendo estado em relevo ao alcançar cinco pódios, no entanto os atletas restantes também tiveram excelentes participações. Ana Oliveira, Carlos Subtil, Tania Ribeiro e Filipa Freitas, representam a ADTTR Travassós Running, enquanto Vera Silva, Inês Silva e Margarida Gonçalves participaram como individuais, tendo todos os atletas em comum o facto de fazerem Crossfit na Box 762. Todos elevaram as entidades onde praticam desporto e treino ao expoente máximo.

Foi uma jornada de entrega, resiliência e espírito e destaque  para o facto de que todos os atletas ficaram apurados para o Triton World Series, em data e local a designar, refletindo o excelente trabalho que tem vindo a ser feito na secção de triatlo. Mais do que tempos e classificações, esta prova mostrou o espírito de equipa, a união e o orgulho em representar Fafe, dentro e fora de da prova.

Segundo uma das atletas, Té Oliveira, "esta participação pode representar um passo em frente para Fafe no mundo do triatlo", revela.


Em 2024, Carlos Subtil e Ana Oliveira (Té) já tinham participado nesta prova. Este ano o entusiasmo estendeu-se, contagiando mais atletas fafenses a abraçar este desafio", refere.

Mas as atletas não querem o mérito só para si referindo um apoio que faz a diferença: "além dos atletas em prova, a equipa contou com um elemento fundamental fora da competição: Vânia Cunha, também membro da ADTTR, que se encarregou da condução até ao parque das nações, em Lisboa. Com isso, permitiu que os atletas viajassem de forma tranquila e focadas, sem o desgaste da logística. Já conhecida no grupo como a "assistente de viagem oficial", foi uma mais-valia nesta jornada". 

Orgulho Fafense A destacar que todos os atletas ficaram apurados para o Triton World Series, refletindo o excelente trabalho que tem vindo a ser feito na secção de triatlo. Mais do que tempos e classificações, esta prova mostrou o espírito de equipa, a união e o orgulho em representar Fafe, dentro e fora de campo.


Parabéns a todos os atletas envolvidos pela entrega, resiliência e espírito desportivo! 👏


Se quiser aproveitar informação ou usar este/parte deste texto, sinta se à vontade.


Long Distance - 1800m de Natação | 64 km de Ciclismo | 20 de corrida

Ana Oliveira (ADTTR) 

🕒 04:31:59 

🥉 3.ª na geral feminina 

🥇 1.ª no escalão 


Tânia Ribeiro (ADTTR) 

🕒 05:08:56 

6.ª na geral feminina 

🥉 3.ª no escalão 


Carlos Subtil (ADTTR) 

🕒 04:18:48 

32.º na geral masculina 

11.º no escalão 


Vera Silva 

🕒 04:45:47 

4.ª na geral feminina 

🥈 2.ª no escalão 


Middle Distance - 1200m de Natação | 45 km de Ciclismo | 10 de corrida


 Filipa Freitas (ADTTR)

 🕒 02:57:24

 11.ª na geral feminina 

🥉 3.ª no escalão 


Inês Silva

 🕒 03:05:30 

16.ª na geral feminina

 5.ª no escalão 


Margarida Gonçalves

 🕒 03:13:04

 19.ª na geral feminina 

🥇 1.ª no escalão 


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Basquetebol | Restauradores da Granja participam IX Torneio Internacional de Castelo Branco

REDAÇÃO 

243 jogos, 32 clubes, 71 equipas, 54 árbitros e 1000 participantes

Restauradores da Granja participam com uma equipa de sub 16 masculina no IX Torneio Internacional de Castelo Branco de Basquetebol, a decorrer em 3 pavilhões daquela localidade raiana da Beira Baixa. 


Jogos dia 5 julho (sábado):

09:40 h: RESTAURADORES GRANJA - NCR VALONGO

11:40 h: BADAJOZ BASKET - RESTAURADORES GRANJA

14:20 h: RESTAURADORES GRANJA - ASSSC CANTANHEDENSE

19:00 h: - ABA - RESTAURADORES GRANJA


Jogos dia 6 julho (domingo):

09:40 h: RESTAURADORES GRANJA - LA SALLE A

12:20 h: RESTAURADORES GRANJA - ACADÉMICO FC

15:00: RESTAURADORES GRANJA - MARIA PIA SPORT CLUBE


Restauradores da Granja

https://www.facebook.com/restauradoresgranjabasquete

Associação de Basquetebol de Braga

https://www.facebook.com/abbraga

Organização: ABA - Associação Basquetebol Albicastrense 

https://www.facebook.com/abacbranco

A festa do basquetebol!

"São 3 pavilhões, 9 campos, 243 jogos, 32 clubes, divididos por 71 equipas, 54 árbitros e cerca de 1000 participantes no total" Regulamento Sub 16 masculino.

Os jogos serão realizados na vertente de 5 x 5;

. As equipas deverão ter um mínimo de 8 jogadores;

. O campo será com medidas de basquetebol e minibasquetebol, com adaptações inerentes ao próprio espaço de jogo;

. O jogo terá uma duração de 32 minutos corridos, sendo 4 partes de 8 minutos corridos, com 1 minuto de intervalo entre

cada parte e com 2 minutos entre o 2.º e 3.º tempos;

. Não existem descontos de tempo;

. O limite de faltas por jogador é 4. Todo e qualquer jogador que tenha uma atitude antidesportiva com os adversários ou árbitros serão expulsos de imediato do jogo em que participa.

. Não será permitido os jogadores jogarem com algum objecto que possa aleijar o adversário e a si mesmo, tais como, pulseiras, anéis, fios, brincos, etc;

. Os árbitros serão indicados pela organização;

. Nenhum jogador poderá jogar os 2 primeiros períodos seguidos.

. Haverá lançamentos livres. Só em caso de converter o 1.º lançamento é que tem direito ao 20 lançamento, caso falhe o 10 lançamento o jogo prossegue.

. Não existem classificações finais.