15 km de anedotas e boa disposição
- Assim o caminho até parece mais fácil, apesar do andar da "Gina Escachada"
Oito elementos da SR Cepanense foram a S. Bento da Porta Aberta, numa caminhada de fé e boa disposição entre os oito elementos que partilharam este momento e que exigiu esforço físico e mental para completar os 40 km do trajeto.
Com início no Pavilhão Multiusos de Fafe por volta das 9:30 horas do dia 14 de agosto, os caminheiros chegaram ao ao concorrido Santuário pelas 5:30 horas da manha do dia de hoje, 15 de agosto, depois de muitas peripécias e até de uma paragem não prevista nas Festas em Honra da Senhora de Fátima e do Santíssimo Sacramento, em Vila Cova, onde o residente local e companheiro de equipa, Pinto, pagou uma rodada de cerveja a toda a gente.
Sobre o efeito daquela bebida, ou talvez não, porque não foi sorvida em quantidade para tal,
foi iniciada uma desgarrada de anedotas entre dois participantes, praticamente a partir daquele local, que se estendeu por mais 15 km, percorridos num abrir e fechar de olhos, quiçá enfeitiçados pela fase Minguante da Lua, que no entanto teve o efeito contrário aumentava o cardápio, tendo como efeito imediato o exercitar de todos os músculos do rosto, que deixaram os participantes mais relaxados e até mais bonitos, aos olhos dos outros.
Com o avolumar do percurso, este foi foi fazendo mossa nos quilómetros finais o que deu azo a algumas alcunhas, de entre elas, a que mais se destacou, foi a da "Gina Escachada" pois o companheiro peregrino parecia que levava um andar novo.
Os oito elementos foram cordiais com os peregrinos que foram encontrando no caminho, interagindo com eles, o que torna sempre tudo mais fácil, pois a distração no elemento psicológico faz esquecer o desgaste físico.
Nestas coisas o que conta não é propriamente o destino, mas sim o caminho que vamos trilhando, e esse foi pleno de emoções, não faltando até um momento de partilha religiosa, com várias orações e respeito e entrega por parte de todos.
Num ambiente como este, é caso para dizer: assim nem custa e ainda que custe, o desgaste aparece normalmente por muito que se tente enganar o corpo.
Cada um fez a sua veneração ao Santo que "nasceu na cidade italiana de Núrsia, no ano 480. S. Bento, que é patrono da Europa, "é advogado das coisas ruins e dos males desconhecidos, daí a fama de santo milagreiro em problemas raros ligados à saúde: os cravos, antrazes, excrescências carnudas e cancros. Também o invocam contra os maus vizinhos da porta".
Os peregrinos da SRC fizeram as suas preces, as respetivas mudas de roupa e aguardaram serenamente até serem recolhidos pela carrinha da coletividade que os trouxe em novo ambiente de alegria e descontração ao ponto de partida. A patrícia foi a única mulher entre homens, mas o espírito dela e do restante grupo formaram uma simbiose perfeita.



Sem comentários:
Enviar um comentário