.

.
.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Três vitórias com mais cinco pódios individuais e coletivos para o Clube Atletismo de Fafe (Fafe Runers)

Texto: JVM / Fotos: DR

Duas semanas de muito sucesso para os fafenses

Entrados na época alta de actividade desportiva, o Clube de Atletismo de Fafe tem distribuído atletas um pouco por todo o país, tanto em provas de proximidade, como em provas referência do Trail Running nacional e internacional, com uma excelente dose de sucesso desportivo. 

A 23 de abril, Nuno Fernandes venceu a primeira edição do Trail MAC, com uma distância de 18km, prova em que aproveitou para ganhar ritmo competitivo com vista à continuidade da sua participação no Campeonato Nacional de Ultra Trail e preparação para a sua presença na distância rainha do Ultra Trail do Mont Blanc, considerada o “Santo Graal” das provas de Trail. 

Uma semana mais tarde, a 30 de abril, o mesmo Nuno Fernandes deu uma prova inequívoca da sua grande forma actual, ao terminar o Ultra Trail Geira Romana, a contar para o Campeonato Nacional de Ultra Trail, na quarta posição da geral e no pódio do escalão sénior masculino, numa prova de 50km com uma intensidade tremenda, que contou com muitos dos principais atletas nacionais da modalidade. 

Na 2ª edição do Trail de Gondar e Orbacém, realizado a 22 de abril, em Viana do Castelo, Susana Rodrigues participou na prova principal, com a distância de 30km, e mostrou estar numa excelente forma, vencendo a classificação geral feminina. Ponte de Lima recebeu a 1.ª edição do Minho e Lima Trail, a 23 de abril, aproveitando as magníficas paisagens do concelho de Ponte de Lima, enquadradas pelo curso do Rio Lima. Com um grande desempenho, Hugo Leite obteve, no Trail Curto, de 16km, o 3.º lugar da geral e 2.º do escalão sénior, com um tempo de 1h20m, num pódio enquadrado pela ponte medieval da mais antiga vila de Portugal. 

Numa semana de grande intensidade, a equipa fafense fez-se também representar no MIUT – Madeira Island Ultra Trail, a grande Meca do Trail nacional e que se está a tornar, de forma inteiramente justa, numa das provas referência a nível mundial, sendo já parte integrante do Ultra Trail World Tour. Daniel Costa e João Vieira Mendes conseguiram a superação tremenda de terminar os 115km, e 7100 metros de desnível positivo, da prova principal na 195ª posição (22 horas 44 minutos) e 272ª (24 horas 25 minutos), respectivamente, entre 784 participantes. Fernando Marinho participou na Ultra de 85km e desistiu ao final de 67km de luta contra o coração montanhoso madeirense, após as sensações corporais não permitirem a sua continuidade na prova. 

Já esta semana, a 30 de abril, na primeira edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico, Fernando Gonçalves foi segundo da geral no Trail Curto, de 18km, facto que, associado às boas prestações de Liliana Silva (9ª da geral feminina), Pedro Silva e Simão Teixeira, permitiu a vitória coletiva à equipa fafense. No mesmo dia, na segunda edição do Trail Fisgas de Ermelo, o Clube de Atletismo de Fafe contou com 9 atletas distribuídos pelas 2 distâncias da prova, os 28km e os 18km. Na prova principal, com um percurso ímpar que se inicia nos penhascos das Fisgas de Ermelo e inclui ainda a subida à Senhora da Graça, antes de terminar em Mondim de Basto, alinharam José Manuel Pereira (20º da geral), Rui Fernandes (32º) e Eusébio Fernandes (48º). No Trail Curto destacam-se as prestações de Hugo Leite (6º da geral), Rui Pedro Povo (15º) e Nuno Lemos (23º) que permitiram levar a equipa a mais um merecido pódio, ao fechar a classificação no segundo lugar coletivo. Albino Abreu (79º), Luís Sousa (324º) e Fátima Araújo (29ª sénior feminina) foram os restantes elementos que participaram na prova. 

O calendário não dá tréguas e o Clube de Atletismo de Fafe tem já na próxima semana novos desafios exigentes, entre os quais a presença no Ultra Trail de Cerveira (Taça Ibérica de Trail), prova a contar para o Campeonato Nacional de Ultra Trail.

Sem comentários: