TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR
"Ninguém consegue ficar indiferente ao caminho"
A dinâmica coletividade do Sul do Concelho de Fafe, Núcleo Desportivo de Seidões, realizou entre 25 e 28 de Abril um passeio de bicicleta de montanha a Santiago de Compostela, percorrendo o Caminho Português da Costa, numa distância total de cerca de 320 km.
A saída foi no sítio do costume, no Café Talhos, em Seidões e o passeio prolongou-se por quatro dias, com a primeira etapa a levar os ciclistas até Viana do Castelo, a segunda a Vigo, a terceira a Caldas de Reis e a última a Santiago de Compostela.Ao tudo estiveram envolvidos nove betetistas e mais duas pessoas na carrinha de apoio, havendo apenas um estreante nestas andanças. Os colegas de apoio, tendo em consideração o espírito e a partilha dos ciclistas, ao final de cada jornada ficavam com uma vontade enorme de ser também eles peregrinos.
A maior dificuldade do trajeto foi sem dúvida a meteorologia, no segundo e terceiro dia, com muita chuva e vento, o que acaba por ser normal quando se circula junto à costa nesta altura do ano.
No final de mais uma peregrinação o sentimento geral foi de realização, “pensamos que quem faz o caminho, faz sem dúvida o seu caminho e é movido pelas suas crenças (sejam elas religiosas ou não) e pelas lições que o caminho nos dá, pelas dificuldades que encontramos e pelas pessoas. É sem dúvida uma jornada que nos experimenta novas sensações, noções de autoconhecimento, contacto com a natureza, aventura e acima de tudo superação. A chegada à catedral é sempre algo muito especial, aos que fazem em fé pelo simbolismo, aos restantes pela sensação de dever cumprido. Claramente ninguém consegue ficar indiferente ao caminho”, referiu uma fonte da organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário