.

.
.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Mundialito de S. Gens promete agitar o verão desportivo em Fafe | Inscrições abertas!

REDAÇÃO 

"Para combater a moleza do calor de Verão"

- Vais querer ficar de fora?

O “Mundialito de São Gens” (MSG) nasce a partir do desejo de um grupo de jovens em dinamizar Fafe através de uma paixão partilhada: o futebol. As inscrições para o torneio de futebol de 5 já se encontram abertas podendo ser feitas através da página de Instagram do MSG (msg_official2024) até 9 de junho. Com vagas limitadas, a organização pretende reunir 12 equipas no campo sintético da escola de São Gens a partir de dia 14 de junho. 

O recém-formado torneio de futebol procura incentivar a prática desportiva nesta freguesia do Concelho de Fafe. Numa competição que ambiciona demonstrar o potencial do desporto-rei, o grande objetivo passa por “organizar tardes divertidas e de boa disposição para combater a moleza do calor de Verão”. 

“Fomentar a atividade física e um saudável espírito competitivo são pedras basilares do projeto, que quer dar palco aos talentosos atletas fafenses que nesta altura do ano veem as suas rotinas desportivas paradas”, adianta a organização. 

DADOS DO TORNEIO 

Torneio limitado a 12 equipas 

Grupos: 2 grupos de 6 equipas (passam as primeiras 4)

Local: Polidesportivo de S. Gens 

Inscrições:  Encerram a 9 de Junho 

Valor da inscrição: 75 Saints 

Duração: 14 de Junho a 7 de Julho  

quarta-feira, 29 de maio de 2024

6.º Encontro de Futebol Feminino Belinha "Eterna Capitã” realiza-se a 20 de Julho

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES

Faz 15 anos que se deixou de ouvir "até quinta!"

O 6.º encontro de futebol feminino “Eterna Capitã”, evento que junta as antigas companheiras de Bela Rodrigues (Belinha), que faleceu prematuramente em 2009, vai realizar-se a exemplo do anterior, com um encontro de gerações composto por uma equipa de veteranas e antigas companheiras de Belinha e por jovens jogadoras da formação do OFC Antime, em jogo a realizar no parque de Jogos de Antime, no dia 20 de Julho.

Este jogo de homenagem a Belinha engloba dois números simbólicos, pois faz 15 anos que a antiga central faleceu e ao mesmo tempo o CD Vinhós, que orgulhosamente representou, comemora 50 anos de vida. Há 15 anos que as suas colegas deixarm de ouvir, no final de cada jogo ou de cada treino "até quinta!". 

Do programa desse dia 20 de Julho, consta, pelas 16:30 horas, uma visita ao cemitério de Fafe, onde Belinha se encontra sepultada; o jogo de homenagem pelas 17:30 horas e o jantar convívio pelas 20 horas.   

Acima de tudo é mais "um dia de homenagem a um ser humano incrível, que marcou a vida de todos quantos tiveram o privilégio de privar com ela e que, acima de tudo, nos relembra a cada dia a importância dos afetos, das vivências e das palavras que sempre ficam: até quinta!", diz uma das antigas colegas da eterna capitã. 

Kempo | André Pinto prepara o Campeonato Nacional e o Europeu

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Irá envergar as cores da Seleção Nacional

O lutador de Kempo fafense André Pinto participou recentemente no Torneio GMR Challenge Cup e a Gala GFC Guimarães, duas provas ibéricas, com organização da Associação KTF, que contaram com as melhores equipas e atletas a nível nacional e internacional, com combates semiprofissionais num total de mais de 350 participantes, incluindo três equipas espanholas representadas por 60 atletas.

André atuou no evento principal, a gala ibérica, onde houve 15 combates, sendo alguns semi-profissionais. A luta dele foi em knock down (vertente do Kempo que se aproxima do MMA com combates em cima e no chão, com luvas de MMA), na Categoria 16/18 anos -65kg (combate com potência não light) tendo vencido no segundo assalto por submissão do adversário.

O jovem lutador tem tido um ano de excelentes registos. Após vários anos com conquistas a nível nacional e internacional, André ultrapassou com sucesso as várias captações e integra, desde o início do ano, a Seleção Nacional de Kempo.

Depois de vencer o campeonato regional em março, prepara agora o campeonato nacional que se disputará em junho nas Caldas da Rainha, para depois, em outubro, com as cores da Seleção Nacional, marcar presença no Campeonato Europeu, prova que este ano se realiza em Aveiro. Mas o ano não terminará sem a realização da Taça de Portugal, em Guimarães, nos dias 30 de novembro e um de dezembro onde o André estará mais uma vez presente.

sábado, 25 de maio de 2024

UD Fafe A60 venceu o Torneio Lava Cup 2024 na Escócia

~

TEXTO. JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Talhados para vencer no estrangeiro

A equipa de veteranos da UD Fafe A60 apurou-se para a final do Lava Cup 2024, na Escócia, para onde se deslocaram +para mais uma participação internacional.

Os fafenses venceram no primeiro jogo os Scottish Borders por 1-0, com golo de André. No segundo o Orkney por 2-0, com golos de Geninho e Vitinha e  no terceiro o FC Engiavgur por 3-0. com golos de Vitinha e André.  

Nas meias finais derrotaram o Frngia Jegur por 3-1 nos penáltis e  na final defrontaram o Swindon Town, tendo vencido a competição com golos de Álvaro e Vitinha. 

Esta equipa está talhada para vencer torneios internacionais, pois já havia vencido em Espanha, Itália e Inglaterra.  



sexta-feira, 24 de maio de 2024

Três tenistas do Fafe Ténis Clube no Torneio de Leça

TEXTO: JOÃO CARÇLOS LOPES | FOTO: DR

Fafenses vão com tudo nesta participação 

Os atletas do Fafe Ténis Clube Mikail Santos, Zé Diogo e Pedro Moniz vão estar presentes no Torneio do Clube de Leça da Palmeira, que se realiza neste fim de semana em Leça da Palmeira, Matosinhos. 

Os jovens atletas contam com o apoio de todos os fafenses, com o seu apoio e energia para os impulsionar rumo ao sucesso nesta competição.

De resto os atletas do  Fafe Ténis Clube vão tentar fazer jus ao seu lema "Orgulho em cada ponto, paixão em cada jogo", numa prova em que cada jogador realizará pelo menos dois ou três jogos.  

terça-feira, 21 de maio de 2024

1.ª Divisão AF Braga | Fábio Coelho foi o melhor marcador da Série F

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Foi a época de afirmação do avançado

- Muitos fafenses com veia goleadora

O avançado fafense Fábio Coelho foi o melhor marcador da Série F da 1.ª Divisão da AF Braga ao terminar a temporada com 23 golos efetivos, seriam 24, mas perdeu um na secretaria por vitória administrativa do Regadas no jogo caseiro contra o Rossas. A estes acresce mais um golo para a Taça AF Braga.   

Na sua sétima temporada ao serviço do GCD Regadas, o avançado, de 26 anos, explodiu para o golo, ficando à frente do veteraníssimo Gil Rodrigues, do OFC Antime, que apesar dos seus 40 anos ainda faturou os mesmos 23 golos, mas com mais um jogo disputado que Coelho, somando mais um na Taça AF Braga. Estes dois jogadores mantiveram um duelo interessante até à última jornada, na qual marcaram quatro golos cada um.  

O terceiro lugar do pódio vai para outro regadense, Pedro Castro, que termina a época com 18 golos, ultrapassando na última jornada Jonas (Arco Baúlhe) e Zé Rui (Ases de S. Jorge), ambos com 15 golos. 

Destaques ainda para outros fafenses: Bruno Teixeira (Arco Baúlhe), com 14 golos, Zé Carlos (AD Fafe) e Vítor Freitas (SR Cepanense), 11 e Vítor Hugo (GDC Serafão e Pedro (OFC Antime), ambos com 10, Augusto Pinto (Ases S. Jorge), 9, Dinis Soares (Antime) e Gabi Cunha (AD Fafe), ambos com 8.   

segunda-feira, 20 de maio de 2024

1.ª Div. AF Braga | Central dos Ases de S. Jorge Henrique Barros é o único totalista da Série F

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Um exemplo de postura e humildade 

Henrique Barros, central de 23 anos,  que veste as cores do Desportivo Ases de S. Jorge, foi o único totalista da Série F da 1.ª Divisão da AF Braga, segundo os dados estatísticos da premiada e prestigiada página de desporto portuguesa zerozero.pt.

O atleta, que é filho de atletas e tem outro irmão a jogar na mesma equipa, o avançado Gonçalo Barros, alinhou na totalidade dos 26 jogos do campeonato, totalizando 2340 minutos e ainda festejou o golo por duas vezes. 

O jogador que foi formado na AD Fafe e no OFC Antime, representou o GD Silvares no primeiro ano de sénior e cumpriu agora a terceira temporada ao serviço dos Ases de S. Jorge, a primeira do clube nos campeonatos distritais.  

Este Engenheiro Eletrotécnica e de Computadores sempre conciliou os estudos com o futebol, sendo um exemplo a seguir, dentro e fora das quatro linhas, pela postura e humildade que evidencia. 

Após subida e título Zé Manel Teixeira fecha um ciclo no CD Celoricense

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

“Obrigado a todos por tudo e por tanto”

Encerrou-se mais um capítulo na ainda jovem carreira do treinador fafense José Manuel Teixeira, que alcançou mais uma subida de divisão e tem trilhado uma carreira de sucesso, demonstrando todas as suas qualidades como condutor de homens, guiando-os ao êxito de uma forma sustentada advinda do conhecimento prático e intelectual que o técnico tem do jogo. 

O treinador de 44 anos, revela agora que não vai continuar a defender as cores do CD Celoricense, porquanto manifestou que se “encerra um capítulo. Foi uma honra e prazer defender este símbolo, onde orgulhosamente fizemos história. É hora de ir à procura de novos desafios. Obrigado a todos, sem exceção, por tudo e por tanto CD Celoricense”.

Esta subida do CD Celoricense à Divisão Pró-Nacional, confirma as aptidões do treinador após outra subida ao mesmo escalão alcançada com as cores do S. Paio SC em 2021/22. Aliás esta é a terceira subida a este escalão em apenas quatro temporadas pois em 2021/22 já tinha guindado o CD Celoricense a este patamar.  

A estas três subidas da Divisão de Honra à Divisão Pró-Nacional da AF Braga, juntam-se ainda as subidas do GDC Regadas da 1.ª Divisão à Divisão de Honra em 2015/16 os mesmo acontecendo com o Desportivo Arco de Baúlhe em 2017/18. Na verdade só treinou estes quatro clubes e subiu de divisão em todos, somando também dois títulos de Campeão Distrital da Divisão de Honra, ambos pelo CD Celoricense e um de Campeão da 1.ª Divisão Distrital, pelo Desportivo Arco de Baúlhe. 

O treinador não se cansa de estudar o futebol e fazer formações que enriquecem os seus conhecimentos e lhe dão maior amplitude para treinar. Já possuí o 2.º Nível Uefa B, bem como formação de Tutor o que lhe permite assinar e validar cursos de treinador Uefa C e Uefa B, além de muitas outras formações na área do futebol em especificidade.

Para já o técnico que tem como braço direito o fafense e treinador adjunto, Ismael Sousa, encontra-se aberto a novas propostas e a projetos que caibam na bitola da sua ambição, conhecimentos e projeção no futebol que até podem passar por uma equipa dos campeonatos nacionais.

domingo, 19 de maio de 2024

FC Felgueiras de Agostinho Bento, Mike e Rampa subiu à 2.ª Liga


TEXTO: JCL | FOTOS: DR

Segunda subida de Agostinho à 2.ª Liga 

Numa última jornada emocionante, o FC Felgueiras dos fafenses Agostinho Bento (treinador), Mike e Rampas (jogadores, alcançou a II Liga, sendo esta a segunda subida a este escalão do treinador fafense, pois já havia subido o Fafe. Parabéns também para o treinador estagiário Henrique Lopes, o outro fafense ligado a esta equipa.

O Felgueiras venceu no derradeiro jogo o SC Covilhã por 2-0, com o perimeiro golo a ser apontado por Mike, enquanto o SC Braga B não conseguiu levar de vencido o Atlético Clube de Portugal, ficando-se pelo nulo, deixando fugir o 2.º lugar e até o play off. Já o Lusitânia de Lourosa venceu o já atual campeão FC Alverca por 3-2    

terça-feira, 14 de maio de 2024

Rosalina Marinho (ADTTR) foi ao pódio no Trail Erdal/Urgeses

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Sempre a somar nas provas que participa 

A atleta da ADTTR Travassós Running Fafe, Rosalina Marinho, somou mais um pódio na sua atividade de atletismo ao ocupar o segundo lugar na categoria F50 no Trail Erdal/Urgezes Solidário.

É mais um pódio para esta veterana atleta fafense que em cada prova que participa a probabilidade de ir ao pódio é sempre elevada. 

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Futsal . 2.ª Div. Nac. | Luís Paulo fecha um ciclo de 8 épocas no GCR Nun'Álvares

FOTO: DR

Disputou 149 jogos nas competições nacionais

O ala fafense Luís Paulo fechou um ciclo de oito temporadas ao serviço do GCR Nun'Álvares e sem levantar o véu para onde vai jogar na próxima temporada deixa uma longa mensagem sobre a sua passagem pelo clube onde nasceu paras a modalidade e de onde sai com 29 anos.   Foi sempre dos jogadores mais influentes da equipa, fazendo uso da sua mudança de velocidade e da versatilidade de chutar com os dois pés, sendo a maior referência do Clube ao longo da última época.   

"Chegou ao fim a época 2023/24. Uma época longa que não começou da melhor forma, mas conseguimos ter a capacidade de nos reencontrarmos rapidamente e atingimos o principal objetivo que era a rápida manutenção", refere.  

Resume desta forma a sua passagem pelo clube, "chega ao fim a minha ligação de 8 temporadas com o Grupo Nun’Álvares. A caminhada começou nos distritais e conseguimos atingir o topo, chegando à Liga Placard onde tive a oportunidade de defrontar aqueles que são ídolos/referências para muitos de nós. Infelizmente não pude participar no último jogo do campeonato e despedir-me de outra forma. Foram 149 jogos nas competições Nacionais, destacando-se a presença na Liga Placard, meia final da Taça de Portugal e também presença na Taça da Liga desde que foi permitida a participação das equipas da Segunda Divisão. Participamos sempre na fase de subida à Liga Placard desde que chegamos à segunda divisão e isso demonstra a capacidade de trabalho e superação que este clube tem. Nem tudo foi um mar de rosas, desde a mítica semana que perdemos campeonato e taça da AF Braga à perda do nosso querido e amado Berto que tudo fez para que não faltasse nada ao clube, aos jogadores". 

Lamenta ter conquistado apenas um título, "saio apenas com a conquista da Supertaça AF Braga. Muitas vezes faltou-nos a força extra para conquistarmos mais títulos. A falta títulos é compensada com toda a vivência que passamos ao longo destes anos. Das longas noites no pavilhão, às festas da cidade, os longos jantares são as coisas que de melhor levo". 

"Conheci pessoas fantásticas neste clube, amigos que levo para a minha vida e que me apoiaram nos momentos mais difíceis. Seria injusto estar a enumerar nome de todos aqueles que de uma forma ou outra fizeram com que crescesse como atleta mas acima de tudo como pessoa. A todos, o meu sincero obrigado.  Saio de consciência tranquila achando que é a melhor decisão a tomar para mim e para o clube também. Não é um Adeus, é um até já", rematou. 

domingo, 12 de maio de 2024

OFC Antime é campeão distrital da 1.ª Divisão AF Braga (Série F)

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES  (Mais fotos brevemente)  

Operários acabam época com festa rija 

-  Uma alegria que se propagou às bancadas

Ao bater, em dérbi concelhio, o GDC Serafão por 7-2, o OFC Antime garantiu os três pontos que lhe deram o título da 1.ª Divisão Distrital da AF Braga - Série F, uma vez que qualquer outro resultado não lhe servia, até porque o Desportivo Arco de Baúlhe, com quem fez um campeonato mano a mano venceu na Gandarela por 1-0. o título assentava bem a qualquer uma destas duas equipas, mas quis a ironia do destino que os ventos mudassem a favor dos operários na penúltima jornada.

Num verdadeiro ambiente de festa, onde não faltaram os bombos, que também serviu para apresentar as escolas de formação masculina e feminina do clube, o Antime, orientado por Rafa Leite, teve pela frente um adversário que teve dignidade até ao final do jogo, apesar dos números da vitória dos operários expressarem goleada.

Foi uma festa que criou um ambiente bonito em Antime, com o já não se via há muito, sobretudo com muitas crianças vestidas com as cores de marca própria dos operários.

O Antime abriu o marcador muito cedo, aos 4 minutos, numa cabeçada de Nuno Almeida e a festa parecia estar lançada. Apesar do Antime perseguir o segundo golo do outro lado estava um Serafão que não baixava os braços e que não se deslocou para participara na festa, mas sim para evitá-la. Dessa forma chegou ao golo da igualdade pelo inevitável Vítor Hugo numa jogada de insistência na área operária.

O Antime não queria desiludir a moldura humana nem guardar os foguetes e fez por ganhar nova vantagem num remate colocado de fora da área aos 34', assinado por Pedro Morais. Ainda assim o resultado não era tão animador como a festa envolvente e o Serafão foi ameaçando chegar à igualdade. 

O golo que desmontou a estratégia do Serafão de Marcelo Fernandes, surgiu muito cedo, logo aos 47, com Gil a parecer solto na esquerda a bater Ricardo com o 3-1. O Serafão acusou o terceiro golo e cometeu uma grande penalidade sobre Jorginho que Gil converteu no 4-1. O avançado do Antime chegou ao 5-1 num remate certeiro de cabeça. O Serafão aproveitou uma falha técnica da equipa da casa com um atraso à queima para o guarda-redes e este como não podia agarrar na bola tentou dominá-la de cabeça e deixou-a à mercê de Vítor Hugo para o 5-2, aos 82'. Até ao final ainda houve tempo para mais dois golos para a equipa da casa Com Zé Fernandes a contribuir para a festa e Gil a completar o póquer na partida. 

Equipa técnica: Da esq. para a Dir.
Rafa Leite (treinador), Wilson, Albano,
Ricardinho e Filipe (Adjuntos) 

Após o apito final soltaram-se as emoções e os foguetes, houve a tradicional invasão de campo e a festa prolongou-se por muito tempo, com festejos e abraços e muitas fotografias para mais tarde recordar uma época que culminou com muita alegria e compensou o esforço e dedicação dos leões de Antime. 

Jogo no Parque de Jogos de Antime, Fafe.   

Árbitro: Rui Fumega, auxiliado por Joel Dias e Domingos Fernandes. 

OFC ANTIME: Preto, Nuno Almeida, Pinta, Jorginho, Morais, Tiago, S. Brás, Pedro, Gil Joãozinho e João Nogueira. Suplentes: Francisco, JP, Rodrigo, Pedro, Jorge Costa, Luizinho, Júnior, Zé Fernandes e Júlio. Treinador, Rafa Leite. 

GDC SERAFÃO: Ricardo; Hugo, Pica, Azevedo, Mário, Patrício, Xavi, Seixo, Vítor Hugo, Chiquinho e Fredo. Suplentes: Maurício, Miche, Rui Freitas, David, Isac, Ismael e Mota. Treinador: Marcelo Fernandes.

GOLOS DO ANTIME: Nuno Almeida, Morais, Gil (4) e Zé Fernandes. 

GOLOS DO SERAFÃO: Vítor Hugo (2).  

Fafense Tomané sagrou-se campeão do Chipre pelo Apoel Nicósia

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Um verdadeiro globetrotter 

O avançado fafense Tomané, de 31 anos, sagrou-se este sábado campeão do Chipre ao vencer a primeira Liga do daquele país ao serviço do Apoel Nicósia, treinador pelo português Ricardo Sá Pinto. 

O jogador, formado no Boavista e no Vitória de Guimarães, representou como sénior o Vitória SC, AD Limianos, Vitória SC 'B', tendo sido emprestado pelos vimaranenses aos alemães do Duisburgo, passou ainda pelos gregos do Panetolikos, Arouca, Tondela, Estrela Vermelha (Sérvia) e Samsunspor (Turquia), antes de chegar ao Apoel Nicósia.  .

O fafense, de Travassós, que alinhou em 30 partidas do campeonato cipriota e apontou três golos já jogou em Portugal, Alemanha, Grécia, Sérvia, Turquia e Chipre, tornando-se num verdadeiro globetrotter .

quinta-feira, 9 de maio de 2024

AF Braga - Div. Honra Série B e 1.ª Div. Série F | Jogo do título para o Antime


TEXTO: JCL

Dois jogos e um título ainda em aberto

Na última jornada o Antime joga com o Serafão naquele que é o jogo do título. Aos Operários só a vitória interessa, mas num dérbi às vezes as contas saem furadas e o Serafão não vai a Antime para rezar, mas sim para lutar pela vitória. Um jogo de paciência e muito querer em perspectiva. Em Gandarela o Arco de Baúlhe também vai tentar vencer porque sabe que se o fizer e o Antime empatar ou perder, o título vai para Cabeceiras de Basto. Só vai faltar uma estação emissora de rádio para relatar os dois jogos sintonizados.      


DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE B

1.ª DIVISÃO - SÉRIE F 

Liga AMAF - Seniores | Tony Machado é o escolhido para defender o título da ADCR Santa Cristina

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Treinador com experiência de campeonatos distritais

A ADCR Santa Cristina já tem treinador para defender o título do campeonato de seniores da Liga AMAF na nova temporada. Trata-se de  Tony Machado esta temporada treinou o Desportivo Ases de S. Jorge, na 1.ª divisão distrital da AF Braga - Série F, mas saiu por motivos pessoais já com a época em andamento.

O treinador de 48 anos, que tem o curso de treinadores Uefa C, e vai treinar novamente no futebol popular onde já tinha orientado a equipa do GD Pardelhas também da Liga AMAF. Além disso, tinha sido adjunto de Rafa Leite, no GDCR Fareja, numa temporada que se sagraram campeões do Campeonato Concelhio de Futebol Popular. 

Já no futebol distrital foi adjunto do atual treinador do OFC Antime, Rafa Leite em vários clubes: GDCR Fareja, Desportivo Arco de Baúlhe, ACD Pica B e equipa principal da ACD Pica.    

O clube que joga no Planalto de Santa Cristina vai jogar mais uma temporada no Futebol Popular e projeta regressar aos campeonatos distritais em 2025/26. 

Atletismo | Fafense Cátia Mendes vai representar a Seleção Nacional de Montanha (Off Road)

TEXTO:JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Um enorme orgulho para o concelho de Fafe

A atleta fafense Cátia Mendes, que representa o Thomar Athletics, foi convocada para representar a  Seleção Nacional Portuguesa de Montanha, ou Off Road, como também é conhecida, na prova de Up & Down, no Campeonato Europeu que se vai disputar no dia 2 de junho em Annecy, França.

Esta chamada à seleção portuguesa já era esperada face aos grandes resultados que a atleta tem vindo a alcançar nas provas do Campeonato Nacional. Este ano já se sagrou campeã nacional de corrida de montanha e ainda recentemente se sagrou vice-campeã nacional individual e campeã nacional por equipas em Corrida de Montanha Up & Down. 

O Concelho de Fafe tem uma digna representante das cores nacionais, não sendo a primeira vez que o faz em Corrida de Montanha, e a Cátia ainda é muito nova e pode chegar ainda mais longe tanto neste tipo de provas como noutras de atletismo pois é uma atleta  versátil que vem alcançando resultados de relevo há muitos anos.    

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Filipe Katurra vai jogar no Brito SC em 2024/25 no Campeonato de Portugal

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Mais perto de casa

O extremo fafense, de 21 anos, Filipe Katurra, assumiu o compromisso de representar o Brito SC na temporada 2024/25, no Campeonato de Portugal. 

Depois de duas temporadas no Mirandela SC, após três no Arões SC, duas delas com idade de júnior, o jogador que alia a qualidade técnica à velocidade, vai continuar agora a jogar no Campeonato de Portugal, mas mais perto de casa. Katurra é um extremo versátil pois tanto joga à esquerda como à direita.

O Brito classificou-se em 5.º lugar, na temporada passada, com os mesmos pontos que o 4.º Camacha, na Série A , e vai querer ir ao play off de subida na época que se avizinha, até porque não ficou muito longe desse desiderato.

1.ª Div. AF Braga - Série F | Coelho e Gil na luta pelo melhor marcador com outros à espreita

Coelho (19) à esquerda, Gil (18) ao meio e Zé Rui (15) à direita

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Jornada de emoções no plano individual 

- 4 fafenses nos 5 primeiros lugares 

Está ao rubro a luta pelo título de melhor marcador na Série F da 1.ª Divisão da AF Braga com três fafenses a ocupar os três primeiros lugar sendo quatro nos cinco primeiros. Até no plano individual tudo se pode decidir no derradeiro jogo. 

Fábio Coelho, do GCD Regadas é por esta altura o artilheiro mor com 19 golos, seguido de Gil Rodrigues do OFC Antime, com 18 e de Zé Rui do Desportivo Ases de S. Jorge com 15, os mesmo de Jonas do Desportivo Arco de Baúlhe, já no quinto lugar está outro fafense, Bruno Teixeira, com 14. Um quinteto de respeito. 

As melhores hipóteses estão do lado de Coelho que jogará contra o último e certamente que os seus colegas o vão ajudar a conquistar este título individual, podendo fazer mais que um golo. Gil defronta o Serafão e vai espreitar o golo certamente. Zé Rui também joga em casa contra o Cavez e além da vitória a sua equipa poderá jogar para si. Jonas e Bruno Teixeira, ambos jogadores do Arco de Baúlhe vão ter tarefa mais difícil, mas não impossível. Se todos estes artistas acreditarem vamos ter uma jornada cheia de golos.  

1.ª Div. AF Braga - Série F | Antime e Arco de Baúlhe jogam os dérbis do título na última ronda

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Nada está decido e tudo pode acontecer 

- Há mais jogos com elevado interesse  

Quis a ironia do destino que a luta pelo título fosse levada até à derradeira jornada. Num volte face digno das melhores telenovelas, o Arco de Baúlhe deixou fugir a vantagem para as mãos do Antime, mas como nada é certo até o ser ainda nada está decidido, como vimos que não estava numa jornada atrás em que até os próprios antimenses já estavam conformados com o desfecho previsível. 

Para a última jornada o Arco de Baúlhe parte com o melhor ataque (79 golos) e com menos derrotas (2), enquanto o OFC Antime tem a melhor defesa (17 golos), infligiu maiores goleadas, tem mais vitórias (21) e e (11) detém o maior número de jogos sem perder (17), Estas estatísticas do site zerozero apenas se traduzem num ponto de vantagem para o Antime, que terá que vencer o dérbi concelhio contra o Serafão para garantir o título distrital, pois o empate pode ser nefasto. Já o Arco de Baúlhe joga o dérbi de Basto contra o FC Gandarela, num jogo em que um vai querer ganhar e o outro ainda pode subir uma ou duas posições na tabela, ultrapassando inclusive o adversário do Antime. Ninguém quer ser 7.º quando pode ser 6.º ou 5.º. Em relação ao título, aparentemente a vantagem está do lado do Antime que joga em casa, mas às vezes as aparências iludem, que o diga o Arco que perdeu essa vantagem em casa penúltima ronda.   

São dois dérbis e nestes jogos tudo pode acontecer, com o Serafão a querer também segurar o 5.º lugar, o que, em ano de estreia no futebol distrital seria excelente. Na 6.ª posição estão os Ases de S. Jorge, que recebe o Cavez, a espreitar o 5.º lugar, também em ano de estreia no futebol distrital. Por isso, não faltam ingredientes para a última jornada, até noutros capítulos individuais. 

Há ainda a questão do último lugar do pódio para decidir entre Regadas e Fafe, com o Regadas a ter mais um ponto que os fafenses e a receber o Mota FC, já os fafenses deslocam-se a Fermil. Clara vantagem do Regadas que em casa e contra o último classificado não deve largar a sua posição no pódio.     

terça-feira, 7 de maio de 2024

Ciclismo | Dia cheio de emoções na última etapa da peregrinação entre Basileia e Fátima

 TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Sorrisos, lágrimas e sensação de dever cumprido na chegada ao Santuário 

- Fafense Mário Soares: "Foi uma experiência fantástica"

Chegou ao fim a peregrinação dos oitos ciclistas do Cycling Team Basel, que se propuseram fazer o trajeto de bicicleta entre Basileia, na Suíça, e o Santuário de Fátima, em Portugal.  Foram quase 2000 Km de pedaladas e de todo o tipo de emoções que estes ciclistas amadores viveram ao longo de dez dias. 

As histórias das etapas foram relatadas resumidamente todos os dias no Montelongo Desportivo, mas estes verdadeiros heróis guardam outras só para si e para um dia contar a filhos e netos ou apenas no seio familiar. Depois de concluída esta aventura pode parecer aos olhos dos outros que foi fácil, mas cada um destes ciclistas viveu para si momentos que só quem os sente sabe o que significam. 

Depois desta aventura reforçaram-se laços de amizade, veio ao de cima o espírito de entreajuda e todos foram sempre o porto de abrigo de cada um. Foram vividos momentos de verdadeira superação física e emocional, pelo saem desta aventura muito mais fortes e mais unidos. 

Fafense Mário Soares
foi um dos heróis
desta aventura 
Na última etapa os ciclistas saíram de Tortosendo, na Covilhã, com um dia de sol maravilhoso, que tinha tudo pra correr bem, o que se veio a confirmar, apesar dos 3.000 metros de acumulado positivo debaixo de elevadas temperaturas. 

À medidas que os quilómetros iam passando o coração ia ficando mais apertado e as escaladas pequenas ou grandes eram minimizadas pela antecipação da sensação da chegada. 

Na chegada a Fátima as emoções foram fortes, como nos relatou o fafense Mário Soares, que integrou o pelotão desta aventura. Esperavam-nos famíliares, amigos e até alguns apreciadores desta viagem e aventura que iam seguindo as crónicas diárias do Montelongo Desportivo. "Foi uma experiência fantástica cheia de emoções, sacrifícios, amizade e valentia" disse de forma suscinta este fafense, que além de representar o Cycling Team Basel, na Suíça, em Portugal vestes as cores do Aro 27 e também do Fafe Talho Team. 

Para a história fica o nome destes heróis: Mário Soares (Fafe), Martin Hiltbrand (Basileia), Valério Alves (Montalegre), José Sena (Trancoso), Fernando Silva (Paços de Ferreira), Raul Dias (Montalegre), Sérgio Anjo (Montalegre) e Paulo Ribeiro (Esposende). Tiveram o apoio inestimável no acompanhamento diário de António Sena, o homem da carrinha que não deixou que nada lhes faltasse.          


ETAPAS (27 abril a 7 de maio)

DIA 01 | Basileia – Dole |201,70 Km (Concluída)   

DIA 02 | Dole Moulins | 208,96 Km (Concluída)

DIA 03 | Moulins – Sant-Léonard | 192,95 Km (Concluída)

DIA 04 | Sant-Léonard – Duras | 195,78 Km (Concluída)

DIA 05 | Duras - Biarritz | 228,31 Km (Concluída)

DIA 06 | Descanso em Biarritz | 2 de maio

DIA 07 | Biarritz - Vitória| 163,64 Km (Concluída)

DIA 08 | Vitória - Palencia | 214,77 Km (Concluída)

DIA 09 | Palencia - Salamanca | 177,08 Km (Concluída)

DIA 10 | Salamanca - Tortosendo | 205,62 Km (Concluída)

DIA 11 | Tortosendo - Fátima | 168,45 Km (Concluída)

Gerson Santos(OFCA/FOKUS) sagrou-se Campeão Nacional individual de Pool da 2.ª Divisão

REDAÇÃO

Fafe tem uma estrela em ascensão 

Gerson Santos, bilharista do OFC Antime/Fokus Café, sagrou-se Campeão Nacional de Pool da 2.ª Divisão a nível individual, não deixando créditos por mãos alheias em cima da mesa de bilhar, tendo honrado com com brio e elevada competência as cores que representa e elevado o o Concelho de Fafe no panorama do bilhar nacional .

Com competências excecionais e uma estratégia impecável, ele superou os adversários com maestria, demonstrando um domínio impressionante sobre a mesa. A sua dedicação incansável e determinação inabalável, tornaram-no um exemplo inspirador para aspirantes a jogadores de pool em todo o país. 

A vitória solidifica a posição deste jogador como uma estrela ascendente no cenário nacional de Pool centrando em si as atenções nos próximos desafios a que será sujeito.

Bilhar - Pool | OFC Antime/Fokus Café sagrou-se Campeão Distrital da 2.ª Divisão

REDAÇÃO

Operário bem "fokados" na conquista do título 

No emocionante Campeonato Distrital de Bilhar, na variante Pool, a equipa do OFC Antime /Fokus Café mostrou habilidade e determinação, emergindo como os novos campeões. Com um desempenho excecional, os jogadores demonstraram a sua destreza nas mesas de bilhar, conquistando vitórias cruciais e impressionando os espectadores com jogadas habilidosas.

Desde o início da temporada que a equipa mostrou força, compromisso, treino e empenho. A sua jornada rumo ao título foi marcada por momentos de intensa competição e camaradagem, refletindo o verdadeiro espírito desportivo.

Os jogadores, Gerson Santos, Miguel Lobo, Leandro Freitas, Luís Sampaio, Rúben Diogo, Tiago Machado e Nuno Moreira, foram elogiados não apenas pelas suas competências técnicas, mas também pela ética e coesão como equipa. Superaram desafios e adversários formidáveis, mostrando resiliência e paixão.

Ao conquistar o título, celebra uma vitória desportiva , que é fruto do trabalho e dedicação ao longo da temporada.

Esta conquista representa um marco significativo na história do clube e inspira jogadores a alcançarem novos patamares de excelência.

Dia 31 de Maio e 1 e 2 de Junho, a equipa disputará em Soure, Coimbra, o título de campeão nacional de Pool Português.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Ciclismo | Já só falta uma etapa aos ciclistas da peregrinação entre Basileia e Fátima

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Um dia quase perfeito com a chegada a Portugal 

Os ciclistas da peregrinação entre basileia e Fátima já pisaram solo português no decorrer da 9.ª etapa entre Salamanca e Tortosendo, na Covilhã, na distância de 205,62 Km. Agora o destino está a menos de 170 km.

O dia na estrada até começou bastante mal: nos primeiros 10 Km foram acometidos por três furos o que parecia ser um mau presságio para o muito que ainda faltava. Depois começaram a entrar nos eixos e até conseguiram andar num ritmo bastante bom o que melhorou ainda mais com o aproximar da fronteira portuguesa que levou os níveis de motivação do grupo.

Os ciclistas tiveram a sensação de que tudo o que não foi bom a nível de meteorologia durante a viagem, os compensou agora com um dia que acabou por ser abençoado. Iam absorvendo quilómetros e o cansaço pouco ou nada se fazia sentir, atingindo Tortosendo com boas sensações e excelentes vibrações.   

Resta a derradeira etapa para esta aventura de 1957 Km chegar ao fim. A etapa de 168,45 Km, entre Tortosendo e Fátima, será abençoada porque estes ciclistas merecem todo o carinho e conforto e vão sentir a grande emoção de chegar ao altar do mundo depois de uma grande epopeia velocipédica.       

ETAPAS (27 abril a 7 de maio)

DIA 01 | Basileia – Dole |201,70 Km (Concluída)   

DIA 02 | Dole Moulins | 208,96 Km (Concluída)

DIA 03 | Moulins – Sant-Léonard | 192,95 Km (Concluída)

DIA 04 | Sant-Léonard – Duras | 195,78 Km (Concluída)

DIA 05 | Duras - Biarritz | 228,31 Km (Concluída)

DIA 06 | Descanso em Biarritz | 2 de maio

DIA 07 | Biarritz - Vitória| 163,64 Km (Concluída)

DIA 08 | Vitória - Palencia | 214,77 Km (Concluída)

DIA 09 | Palencia - Salamanca | 177,08 Km (Concluída)

DIA 10 | Salamanca - Tortosendo | 205,62 Km (Concluída)

DIA 11 | Tortosendo - Fátima | 168,45 Km

Isabel Freitas e Conceição Oliveira (SRC) no pódio da VII Meia Maratona de Vila Real (F50)

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Mulheres da Tuna marcam pontos

As atletas da Sociedade de Recreio Cepanense, Isabel Freitas e Conceição Oliveira estiveram em destaque no último Domingo ao subirem ao pódio na categoria F50 na VII Meia Maratona de Vila Real. Isabel obteve o 1.º lugar e Conceição o 2.º nessa categoria.

Na mesma prova, Sandrine Freitas, obteve um honroso 6.º lugar da geral, o que tal como as suas colegas de equipa lhe valeu um prémio monetário.

Foram mais três músicas da Tuna a espalhar magia pelas ruas transmontanas da Cidade de Vila Real. A SRC levou nove elementos a esta prova e todos a concluíram com êxito.



Liga placar - Play Off | Nun'Álvares vence Novasemente e empata a meia final

NOTÍCIA: FPF | FOTO: JCMYRO

Decisão só no 3.º jogo em Fafe

O Nun´Álvares venceu o Novasemente, por 6-4, no segundo jogo do play-off de acesso à final da Liga feminina Placard. 

Numa partida sempre bem disputada, no tempo regulamentar registou-se uma igualdade a quatro golos. Ana Azevedo (11'), Kaká (13') e Mariana Marques (21' e 38') marcaram pelo Nun´Álvares, com Lídia (1' e 10'), Junior (37') e Martinha (39') a responderem pelo Novasemente. No prolongamento, a formação de Fafe foi mais forte e confirmou a vitória, através dos golos de Mariana Marques (44') e Cátia Morgado (49').

Com esta vitória, a equipa de Fafe empata a eliminatória, depois do Novasemente ter vencido por 3-2 no primeiro jogo entre as duas equipas. 

O vencedor da eliminatória enfrentará na final, disputada à melhor de cinco, o SL Benfica que eliminou o Santa Luzia. 

domingo, 5 de maio de 2024

Trail | Daniel Costa (CAF) concluiu os 160 Km do TransPeneda Gerês


TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Eusébio Fernandes e Marco Oliveira concluíram os 55 km 

O atleta do Clube Atletismo Fafe, Daniel Costa concluiu com êxito as 100 milhas (160 km) do  TransPeneda Gerês, uma prova muito exigente, que levou 27h e 45min a concluir, tendo obtido um muito honroso 4.º lugar da geral absoluta, numa prova de grande superação só para duros mesmo.    

Na mesma prova mas em distância  menor mas não menos exigente estiveram outros dois fafenses, Eusébio Fernandes e Marco Oliveira que concluíram a prova de 55 km, tendo o primeiro ficado em 41.º e o segundo em 119.º da geral. 

Três bravos atletas que superam os desafios a que se propuseram e conseguiram superá-los com um sorriso de satisfação no rosto, apesar da exigência física e mental deste tipo de provas disputadas em terrenos com grandes declives e elevado grau de dificuldade.     

Ciclismo | 8.ª etapa da peregrinação entre Basileia e Fátima meteu trovoada e relâmpagos

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Grande etapa de superação para estes heróis

A etapa entre Palencia e Salamanca na distância de 177,08 Km foi mais um teste à resistência física e psicológica dois oito ciclistas que vêm, desde o dia 27 de abril, de Basileia, na Suíça, ao Santuário de Fátima, onde chegarão na próxima terça feira ao final do dia.  

A antepenúltima etapa começou uma hora mais tarde do que o previsto por imposição do hotel que só começou a servir o pequeno almoço às 8 horas, adiando o arranque da etapa para as 9:00 horas. 

Os ciclistas iniciaram o percurso muito motivados e com bom ritmo, o que sucedeu nos primeiros 50 Km até Valladolid. Consoante faziam mais quilómetros, aumentava a velocidade do vento, o que lhes trouxe à memória o dia anterior. O vento frontal obrigava-os a andar muito mais lento do que o que podíam fazer. 

Quando estavam atingidos aos 115 Km, pararam para almoçar e recargar energias. O vento não diminuiu de intensidade depois do almoço pelo que os 65 Km seguintes foram encarados com garra e determinação. A 25 Km do destino do dia, Salamanca, enfrentaram  os maiores desafios da aventura que estão a levar a cabo. Foram alcançados  por uma grande tempestade com vento, chuva, trovoada, relâmpagos e frio. Como se isso não bastasse tivemos que parar para reparar três  Furos num espaço de 10 Km, o que tornou  a tarefa ainda mais difícil. Mas com a persistência que os tem caracterizado ao longo desta viagem, chegaram ao hotel, conseguindo concluir os 177 Km com sucesso e muitas histórias para mais tarde recordar. 

A etapa de amanhã vai ter emoção acrescida quando finalmente atingirem Portugal , com chegada prevista a Tortosendo, na Covilhã, após mais 205,62 Km.

ETAPAS (27 abril a 7 de maio)

DIA 01 | Basileia – Dole |201,70 Km (Concluída)   

DIA 02 | Dole Moulins | 208,96 Km (Concluída)

DIA 03 | Moulins – Sant-Léonard | 192,95 Km (Concluída)

DIA 04 | Sant-Léonard – Duras | 195,78 Km (Concluída)

DIA 05 | Duras - Biarritz | 228,31 Km (Concluída)

DIA 06 | Descanso em Biarritz | 2 de maio

DIA 07 | Biarritz - Vitória| 163,64 Km (Concluída)

DIA 08 | Vitória - Palencia | 214,77 Km (Concluída)

DIA 09 | Palencia - Salamanca | 177,08 Km (Concluída)

DIA 10 | Salamanca - Tortosendo| 205,62 Km

DIA 11 | Tortosendo - Fátima | 168,45 Km