.

.
.

domingo, 30 de junho de 2024

Div. Honra AF Braga | Bruno Korta é reforço do GDU Torcatense

TEXTO: JCL | FOTO: DR 

Cinco épocas depois regressas aos jogos da AF Braga  

O extremo fafense Bruno Korta (ex-FC Lixa) é reforço do GDU Torcatense e será mais um a ser orientado por Zé Manel Teixeira que tem já um bom contingente de fafenses ao seu dispor para atacar a subida na temporada 2024/25.  

Korta, de 26 anos, é um extremo muito ágil que tem faro de golo. Formado no Desportivo Ases de S. Jorge, Vitória de Guimarães e AD Fafe. Como sénior representou a AD Fafe que o emprestou ao Arões SC, de onde saiu para o CRP Barrosas, onde se manteve por três temporadas antes de se mudar para o SC Freamunde, tendo representado o FC Lixa na última temporada.  

II Liga | Mike Moura mantêm-se ao serviço do FC Felgueiras

TEXTO: JCL | FOTO: DR 

Tem uma longa experiência na II Liga 

Mike Moura, lateral direito fafense, vai continuar a defender as cores do FC Felgueiras, treinado por Agostinho Bento, agora na II Liga, onde o jogador  tem uma larga experiência e vai continuar a ser muito útil à equipa felgueirense que representará pela terceira temporada consecutiva

O luso/francês, de 34 anos, destacou-se na formação da AD Fafe onde ascendeu aos seniores, passando depois pelo Santa Clara (II Liga) e pelo Desportivo de Chaves (II Liga), neste com subida à I Liga, em 2016/17 transferiu-se para o Sporting da Covilhã (II Liga) e depois Académica de Coimbra (II Liga) onde se manteve quatro temporadas antes de rumar aos Vilafranquense (II Liga), regressando para perto de casa em 2022/23 para representar o FC Felgueiras.

Tiago Castro (MM) foi 2.º em E-Bikes no CONQUER Famalicão By GPS

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Ganhou o gosto e não quer outra coisa

Tiago Castro betetista da equipa Medelo em Movimento subiu ao 2.º lugar do pódio na Maratona de BTT para E-Bikes, CONQUER Famalicão By GPS, organizada pela Associação Amigos do Pedal, que se disputou no último sábado em Vila Nova de Famalicão. 

A prova teve a distância de 70km, a qual Tiago terminou em 2 horas e 24 minutos, em mais uma demonstração de classe por parte deste ciclista fafense que soube gerir o esforço físico em simultâneo com a energia da sua bicicleta.  

Futsal 1.ª Div. AMAF | GCD Armil e FC Marinhão são os grandes finalistas de 2024

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Uma confirmação e uma reviravolta 

O GCD Armil são os grandes finalistas da 1.ª Divisão do Campeonato de Futsal da Associação de Modalidades Amadoras de Fafe (AMAF), o primeiro confirmou e reforçou a vantagem que tinha na primeira mão e o segundo deu a volta à eliminatória no segundo jogo.

Nos jogos das finais o GCD Armil venceu o CD Vinhós no jogo da primeira mão por 2-3 e apesar do equilíbrio nas duas eliminatórias viltou a vencer a segunda mão pelos mesmos números terminando com um agregado de 6-2.

Na segunda meia final o FC Marinhão tinha perdido o jogo da primeira mão com o GCR Santa Maria de Ribeiros por 3-2, porém na segunda eliminatória conseguiu vencer por 2-0, apesar destas duas equipas terem feito também jogos muitos equilibrados. 

Ambas as eliminatórias foram decididas em pormenores, em detalhes atacantes mas também defensivos, como se pode verificar no jogo entre Ribeiros e Marinhão, com a equipa da freguesia de Moreira de Rei a conseguir manter a sua baliza inviolável no segundo jogo, o que acabou por ser capital. 

De salientar que foram quatro grandes jogos de futsal, que empolgaram a assistência com executantes de elevada qualidade dentro da quadra, guarda a corresponder com enormes defesas, colocando sempre indefinição quanto ao desfecho dos jogos. Muitas emoções à flor da pele, muito nervoso miudinho, muito pulmão e coração, mas no fim com os vencidos a cumprimentarem os vencedores e estes festejarem estas vitórias com alegria e satisfação e alguma contenção e respeito, porque sabem que ainda faltam os jogos mais importantes, os da final, e aí só um poderá vencer e rejubilar.          

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Futsal Fem. - AMAF | “Triplete” para o GA Travassós na melhor época de sempre

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Este GAT devora tudo  

A equipa de futsal feminino do Grupo Amigos de Travassós (GAT) concluiu a época de 2023/2024 com o melhor registo de sempre ao alcançar o “triplete” nas competições da Associação de Modalidades Amadoras de Fafe (AMAF), onde conquistou a Supertaça, o Campeonato e a Taça, num percurso a todos os níveis memorável. 

Os números da época não deixam margem para dúvidas: no campeonato realizaram 10 jogos, averbando 7 vitorias, 2 empates e 1 derrota, marcando 59 golos, uma média de quase seis golos por jogo, e sofrido 11 e isso valeu-lhe chegar à fase final em 1.º lugar. Nos Play Off, o GAT teve como primeiro adversário a equipa dos Estrelas Vermelhas, a quem ganhou o primeiro jogo por 2-0 e o segundo 5-0.

Na final do apuramento a campeão o GAT teve de enfrentar o seu maior rival de sempre neste campeonato, a equipa de Os Amigos de Quinchães. No primeiro jogo venceu por 2-1; no segundo perdeu por 1-0 e no terceiro e decisivo desafio voltou a vencer por 2-1.

O GAT já tinha conquistado a Supertaça no dia 23 de março, com uma vitória por 1-0 sobre os Amigos de Quinchães.

A época terminou com mais uma a vitória, esta a contar para a Taça David Peixoto, jogo em que venceu a equipa dos Estrelas Vermelhas por 3-0.

Foi uma época em cheio para esta equipa que fez da união a sua força, mostrando um balneário unido e muita resiliência, colhendo o fruto do seu trabalho e enriquecendo as prateleiras do seu clube com três troféus conquistados numa só temporada.

São estes os nomes que ficam registados para a história. 

JOGADORAS: (28) Mariana Gonçalves, (5) Barbara Alves, (7) Ana Cunha (c), (8) Marlene Ribeiro, (9) Sara Costa, (11) – Susana Félix, (16) Tatiana Pereira, (17) Cláudia Pereira, (19) Diana Freitas, (22) Tânia Oliveira, (70) Lara Moreira e (77) Cátia Coelho.

TREINADOR: Henrique Costa

TREINADOR ADJUNTO: Paulo Vieira (Paulinho)

DIRETORES: Paulo Filipe e Marisa Pereira

PRESIDENTE: Paulo Fernandes

Gil Lameiras o fafense que queimou etapas e chega a líder da equipa B do Vitória SC

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

"Contribuiu para a evolução de vários jovens talentos"

O técnico fafense Gil Lameiras, de 30 anos, foi um daqueles atletas que se ficou pela formação, mas pela formação no verdadeiro sentido da palavra, pois nunca descurou o seu percurso académico enquanto fez formação como jogador de futebol no Desportivo Ases de S. Jorge, AD Fafe, GD Travassós e OFC Antime.  Como sénior ainda representou a equipa de futsal da AD Fafe por uma temporada, mas o seu foco esteve sempre em adquirir conhecimentos académicos e desportivos. 

É como treinador que o fafense, licenciado em Desporto e mestrado em treino desportivo, especialização em futebol, se tem destacado ao longo dos anos depois de ter iniciado o seu percurso nos Sub 9 e Sub 10 do Vitória SC. A partir daí, sem deixar os escalões mais novos foi acumulando como adjunto nos Sub 15 e Sub 17, até assumir o comando desses escalões, tendo na época passada que disputou, até à última jornada, disputado um lugar no pódio da fase de apuramento de campeão até à última jornada. 

Uma vez que sempre trabalhou com qualidade e seriedade a direção vitoriana entrega-lhe agora o comando técnico da equipa B do Vitória SC que vai jogar no Campeonato de Portugal, mas com aspiração de chegar novamente à 3.ª Liga. 

O Vitória SC revela que “além dos resultados, o técnico, natural de Fafe, contribuiu para a evolução de vários jovens talentos, que foram sendo chamados aos escalões da seleção nacional, tendo ainda fomentado o crescimento de jogadores mais novos para a equipa de Sub-17”.

1.ª Div. AF Braga | Sobe para quatro os fafenses no GRC Rossas

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Todos jogadores muito experientes  

A equipa do GRC Rossas, que renovou com o técnico David da Cunha Moina, continua a recrutar em Fafe e sempre jogadores experientes. Depois de renovar com Rui Ferruge e Jorge Monteiro, recrutou Samú e Júlio Alves, mas o contingente de fafenses pode não ficar por aqui.  

Os guarda redes Jorge Monteiro (renovação) e Júlio Alves (ex-ACR Sendim): o primeiro, de 31 anos, com passagens pelo FC Vilarinho, GDCR Fareja, ACD Pica, FC Gandarela, OFC Antime e GRC Rossas; o segundo, de 33 anos, já representou o OFC Antime, Arões SC, ADCR Santa Cristina, GCD Regadas, D. Arco de Baúlhe, FC Lagares e ACR Sendim. 

O central Rui Ferruge (renovação), de 41 anos, com passagem por OFC Antime, FC Gandarela, GD Silvares, GDC Fornelos, Atei FC, Mondinense FC, GD Cerva,  ACD Pica, D. Arco de Baúlhe, Ribeira de Pena e GCD Regadas e GRC Rossas. 

Samu Gonçalves~(ex-GCD Regadas), médio de 33 anos, com passagens por GD Silvares, Ribeira de Pena, GDC Regadas, OFC Antime, ACD Pica e Cerva.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Médico fafense José Brochado (VSC) é palestrante das II Jornadas de Medicina Desportiva do Algarve

 TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Da AD Fafe para outros palcos desportivos e profissionais  

O médico fafense José Brochado, antigo jogador da AD Fafe, que atualmente presta serviço  no Vitória SC, da I Liga, é um dos palestrantes das II Jornadas de Medicina Desportiva, a realizar no Algarve nos dias 28 e 29 de Junho, subordinadas ao tema "Tecnologias: a inquestionável aliada -  Radiofrequência médica nas lombalgias específicas.   

Antes de chegar ao Vitória SC já tinha prestado o mesmo tipo de serviço durante duas temporadas no FC Vizela. Como atleta só conheceu um clube na sua vida, a AD Fafe que representou desde os sub 10 aos seniores, perfazendo 15 anos de Clube, dez na formação e cinco como sénior. 

Recorde.se que José Brochado, de 31 anos,  é médico de Medicina Física e Reabilitação. José Brochado tem ainda uma Pós-Graduação em Medicina Desportiva e uma Pós-Graduação em Medicina do Exercício.

OFC Antime agendou Assembleia Geral para 28 de junho

 



Div. Honra AF Braga | Rafael Leite acredita numa boa época por parte do OFC Antime

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

“A vontade de vencer terá que estar presente em todos jogos”

Depois de levar o OFC Antime de volta à Divisão de Honra da AF de Braga, com a época a culminar com o título de campeão e de receber o prémio Leão de Ouro de Mérito, da 3.ª Gala do OFC Antime, o técnico fafense, de 48 anos, Rafael Leite, vai continuar ao leme da formação operária e fala do passado, presente e futuro, com os pés bem assentes na terra, mas ciente da qualidade dos seus atletas e daquilo que vai ter pela frente na temporada 2024/25, num campeonato que, além do Antime, terá o Arões SC e a ACD Pica na mesma série e ainda um União Torcatense treinado por fafenses e que já conta no plantel com seis jogadores de Fafe. Tudo isto são ingredientes para uma temporada que se estima acesa e empolgante, quanto mais que a maioria dos adversários já passaram por escalões superiores a nível distrital e até nacional. O desafio é grande, mas a vontade de vencer e de dignificar a camisola do Clube é ainda maior, como refere no conteúdo da conversa que teve com Montelongo Desportivo.


Que balanço faz da temporada passada?

Sem dúvida que o balanço da época desportiva foi extremamente positivo em vários fatores que foram a criação de um plantel com atletas de muita qualidade no qual acreditaram logo do início no processo e cumpriram-no com muito empenho e rigor durante toda época e que acabou por culminar com um grupo muito unido, praticando bom futebol, resultando nos objetivos a que sempre nos propusermos que era sermos campeões e subir de divisão . 

O que espera encontrar nesta divisão cheia de equipas de grande valia?

Vamos encontrar equipas com bastante qualidade, sem dúvida, e que estão a investir bastante nos planteis, obrigando-os a assumirem a responsabilidade de subir de divisão. Quanto a nós, cá estaremos para sem margem para qualquer dúvida mostrarmos que também temos valor e que lutaremos em todos jogos para alcançar os três pontos, não nos adaptando às equipas adversárias, mas sim defendendo sempre a nossa ideia de jogo.

Com três equipas de Fafe e outras com jogadores e treinadores de Fafe vão tornar o campeonato mais aliciante para o Antime? 

Considero que a série em si é aliciante para o Antime, para nós, equipa técnica e todos os atletas que irão constituir o nosso plantel. Agora se teremos equipas de Fafe ou mesmo atletas e treinadores em outros clubes, com todo respeito que tenho por todos eles sem exceção, a vontade de vencer terá que estar presente em todos jogos e não estarmos só a pensar nesses jogos.

Vão sair muitos atletas da temporada passada?

É perfeitamente normal de época para época existirem saídas dos planteis. A verdade é que todos aqueles que desejávamos aceitaram o próximo desafio. Quanto às saídas, algumas por nossa opção, outras porque finalizaram carreiras e um ou dois por sua iniciativa, só tenho que agradecer-lhes todo o trabalho, respeito e empenho que tiveram connosco e desejar-lhes muito sucesso profissional e desportivo para os que irão manter se no ativo. Obrigado de coração a todos eles.

Os reforços já estão sinalizados. Quais as prioridades?

Sim, penso que fizemos até ao dia de hoje um excelente trabalho nesse sentido, pensamos bem nos atletas que desejamos, nos quais procuramos que tenham qualidade como atleta em todos os fatores, personalidade e margem de progressão que também é fundamental nas nossas escolhas. Os setores defensivo e médio foram as nossas principais prioridades.

Qual o objetivo para a temporada? 

Como já referi anteriormente iremos entrar nos jogos com respeito por qualquer equipa, humildade, empenho, tentar praticar bom futebol e lutaremos pelos 3 pontos a cada jornada. Acredito que podemos surpreender muitos clubes. Mas claro que atingir a manutenção o mais rapidamente possível é o principal objetivo.

A formação vai continuar a ter a sua oportunidade?

Sem dúvida que os jogadores da formação terão a suas oportunidades. Contudo, têm que mostrar empenho e dedicação. Sempre gostei de potenciar jovens atletas e teremos quatro juniores que subirão a sénior e todos eles com muita margem de progressão, como também há já seniores na equipa que vieram doutras fornadas da formação e que também têm ainda muita margem de evolução. Acreditando e querendo não tenho dúvidas que serão uma mais valia para plantel.

Confira o perfil do treinador no zerozero.pt 

'𝗥𝗼𝘁𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝗼𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀”do ND Seidões atraiu cerca de quatro centenas de caminheiros

REDAÇÃO/JCL | FOTOS: DR 

“Gratos às raízes da terra que tão bem a servem e a todos que nos visitam” 

A 3ª Caminhada 'Rota dos Moinhos', organizada pelo Núcleo Desportivo de Seidões (NDS), atraiu às belas paragens da zona sul do Concelho de Fafe cerca de 350 caminhantes que percorreram os mais belos trilhos e carreiros da freguesia e doutras limítrofes cheios de encantos muitos deles ainda em estado selvagem, numa participação que “excedeu uma vez mais as expetativas”, segundo a organização do evento. 

Em jeito de balanço os responsáveis do NDS referem, “esperamos não ter defraudado as ânsias das centenas de pessoas que participaram e da quais temos a agradecer, para além da participação, o comportamento exemplar”.

Nos agradecimentos, deixam um especial a Filipe Oliveira, “o nosso carinhoso 'letricista', aquele a que chamamos o nosso chefe de operações da caminhada e que, uma vez mais, fez um trabalho excecional como organizador mor da caminhada. Agradecer ao Grupo de Bombos Senhora do Rosário de Seidões, do Núcleo Desportivo de Seidões que animaram tão bem todos os que nos visitaram. Não podemos também deixar de agradecer ao João Carvalho pelo excelente início que proporcionou a todos. O nosso obrigado! Tudo raízes da terra e que tão bem serviram a mesma”, falam com regozijo.

Os agradecimentos vão ainda mais além quando referem “não podemos ainda deixar de realçar todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste evento, agradecendo uma vez mais a colaboração de todos os proprietários que permitiram a passagem nos seus terrenos ajudando assim a embelezar e tornar o percurso único! Agradecer também a todos os nossos apoios/parceiros sem os quais não seria possível proporcionar as condições prestadas a todos os participantes”. 

“Por último, o agradecimento a todos que de uma ou outra forma despenderam o seu tempo para nos ajudar a levar esta atividade em diante e que foram decisivos para o sucesso da mesma, tendo eles intervenção direta na organização ou não, predispuseram-se a ajudar e para eles o nosso maior Obrigado! Não nos arriscamos a enumerar todas essas pessoas pelo receio de sermos injustos, pois foram bastantes e acrescentaram muitíssimo. Não há palavras e só demonstra o quanto estamos Juntos Por Uma Paixão”, pela nossa terra, por Seidões”, concluíram.

Mais uma excelente iniciativa do NDS que procura manter a freguesia em constante atividade, proporcionando eventos aos locais e atraindo visitantes para as suas iniciativas, o que têm feito com elevado sucesso, fruto da sua entrega e dedicação. 

terça-feira, 25 de junho de 2024

Padel | Jogadoras fafenses da "Fábrica" em grande no II Open Jorge Oculista

TEXTO. JCL | FOTO: DR

Venceram em duas categorias 

Três jogadoras de padel fafenses, alunas da Escola de Padel da Fábrica do Ferro, destacaram-se no II Open Jorge Oculista, realizado no Life Padel em Guimarães, onde venceram em duas categorias. 

As atletas da Fábrica deixaram vincada a qualidade do seu padel, demonstrando a evolução que tem feito ao longo dos tempos e isso reflete-se nos resultados. Filipa Araújo foi vencedora da categoria F3 e Eliana Silva e Filipa Nogueira venceram na categoria F4.

Estes resultados são fruto do trabalho empenhado das atletas e do empenho dos seus treinadores para que cresçam como atletas. Aliás, juntos continuam a crescer e a melhorar e só por isso, "a Fábrica tem muito orgulho em cada uma delas". 

Futsal | João Miguel muda-se para os polacos do KS Constract Lubawa

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Vai novamente em busca da felicidade 

Após um regresso a Portugal que não produziu os frutos esperados devido a algumas lesões que o apoquentaram tanto no Ferreira do Zêzere como no Caxinas, ambas as equipas da Liga Palcard portuguesa, João Miguel está de volta ao estrangeiro depois de ter sido bem sucedido em Espanha e Itália. Os polacos do KS Constract Lubawa, que jogaram a Liga dos Campeões  na temporada passada são o novo destino do pivô fafense de 32 anos.   

João Miguel fez formação de futebol na AD Fafe e ainda jogou em vários clubes, mas seria no futsal que se mostraria realmente ao mundo tendo começado na AD Fafe em 2016/17, passou depois pelo Bovalino Calcio 5, em Itália,  SC Braga, Rio Ave e Candoso onde brilhou ao mais alto nível na Liga Placard. Saiu  para Espanha para o Ribera Navarra, onde era peça fundamental e a meio da segunda temporada voou para o Pesaro Italeservice de Itália. Regressou na temporada passada para o Ferreira do Zêzere, mas já com a época em andamento mudou-se para o Caxinas, saindo agora novamente para uma aventura fora do país.    

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Aro 27 levou 11 ciclistas desde Fafe até ao Santuário de Fátima em cicloperegrinação


TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

"Não há passeio que nos faça desistir" 

A Associação fafense de Cicloturismo Aro 27 está viva e tem demonstrado a sua vitalidade nas diversas atividades que organiza, quer seja em bicicleta de monte ou de estrada, como aconteceu no último domingo com a cicloperegrinação que levou 11 ciclistas desde Fafe ao Santuário de Fátima numa distância de cerca de 280 km. Mais um percurso cuidadosamente estudado e traçado pelo engenheiro e atual presidente da coletividade, Paulo Cruz, que minimizou o impacto do longo percursos, em que melhor era impossível.

Com partida de nove ciclistas junto das bombas de combustível da BP, o comboio colocou-se em marcha com destino a Paçô Vieira para integrar mais dois passageiros, um que ia entrar naquele "apeadeiro" e outro que já apanhou o comboio em andamento devido a ligeiro atraso no início da viagem. Daí para a frente as carruagens foram inseparáveis e os passageiros começaram a desfrutar do momento.

A primeira paragem foi em Ermesinde para o pequeno almoço e descontrair as pernas porque a viagem era longa e era necessário carregar energias e juntar as tropas à mesa para alguns momentos de descontração e boa disposição.

Depois da equipa aceder à marginal do Porto no sentido Gondomar - Cidade Invicta, a Ponte Luís I registou a primeira foto de conjunto, gentilmente tirada por um colega cicloturista que ia de passagem. Os ciclistas seguiram junto ao Rio Douro até atingir o mar, onde após alguns quilómetros se aliviaram da roupa que tinha servido para os proteger do frio pois a hora da partida, seis da manhã, pedia agasalho. Chegados a Gaia foi feito o primeiro contacto com o colega ciclista que transportava a carrinha, Pedro Gonçalves, que fez um trabalho louvável ao longo de todo o trajeto, sempre no sítio certo à hora certa, sem deixar faltar nada, nem mesmo na hora de almoço. Sozinho fez um trabalho valioso que tornou este passeio mais aprazível. Um serviço impagável em prol dos companheiros das bicicletas de estrada, ele que é um entusiasta das bicicletas de montanha.

A viagem foi correndo a preceito até à hora de almoço onde a caravana do Aro 27 chegou com 170 km nas pernas para degustar um saboroso arroz à valenciana docemente preparado pela professora Carla Gonçalves, esposa do sócio e ciclista Alfredo Teixeira. O parque da Praia de Mira acolheu os ciclistas que aproveitaram o momento para descontrair os músculos e prepararem o resto da viagem.

Após todos tomarem café numa unidade hoteleira local, seguiram-se mais de 20 km de pura adrenalina com os ciclistas a rodarem em plano, em retas infinitas, praticamente sem trânsito automóvel, numa velocidade alta pouco provável para depois do almoço, em que por norma aparece a moleza.

Foi já com o aparecimento de algumas placas a dizerem Leiria e Fátima que os ciclistas estavam atentos ao relato do Portugal - Turquia, para o Euro 2024 e festejaram os golos em cima das bicicletas como se estivessem no estádio, num momento grandioso, por vezes em sintonia com alguns dos poucos automobilistas que circulavam nas estradas quase desertas, pois Portugal estava parado a assistir ao jogo, o que facilitou esta viagem.

A última paragem foi já a escassos 15 km do santuário, onde cada um se mentalizou para a dificuldade dos últimos 12 km em subida, primeiro ligeira e depois mais acentuada. Cada um na sua pedalada e na sua fé, com maior ou menor dificuldade, atingiu o objetivo proposto, deixando alguns até surpreendidos com o que haviam conseguido.

Uma vez em Fátima, após fotos individuais de de conjunto, para mais tarde recordar, veio o merecido banho e a mudança do traje mais desportivo para outro mais casual, até que a fé de cada um falou mais alto. Concluídas as preces, os agradecimentos e a compra de recordações, veio o jantar e a viagem de regresso, tudo na paz do Senhor, todos juntos no regresso como tinha sido na ida, não podia ser doutra maneira. Como não haviam lugares suficientes na carrinha o presidente disponibilizou o seu carro que foi conduzido pelo filho do colega Miguel Santos, Cristiano Santos e fez a viagem de regresso sempre na retaguarda do grosso da equipa. Ambos deixaram os seus afazeres domésticos e são muitos para ajudarem neste transporte de regresso.  

Como disse um dos ciclistas mais velhos nesta peregrinação velocipédica "por muito duros que sejam os passeios e as paredes que nos aparecem pela frente, nós temos de ser mais duros e resilientes, porque desistir é para os fracos e desses não reza a história". Assim foi, uma verdadeira equipa sempre pronta a ajudar o próximo para que tudo corresse bem.
Com passeios organizados como este e com intervenientes que se portaram como uma verdadeira família, não há distância que separe o homem do seu sonho, muito menos se a sua fé e a camaradagem for do tamanho do altar do mundo.

Uma das próximas aventuras será a tradicional subida à Senhora da Graça com partida e regresso de Fafe, por ocasião da etapa da Volta a Portugal, mas até lá muitas outras voltas na estrada e no monte serão dadas.  

Fafense Hélder Ferreira muda-se do Chipre para a Arménia


TEXTO: JCL | FOTO: DR
Segunda experiência no estrangeiro 

O extremo fafense  Hélder Ferreira vai jogar no FC Noah da Arménia, equipa que na temporada passada ficou em segundo lugar no campeonato arménio. 

O jogador de 27 anos, conhece assim a sua segunda experiência no estrangeiro, depois de ter representado o Anorthosis do Chipre nas duas últimas temporadas onde atuou em 71 jogos e fez 12 golos.  

O fafense que nunca jogou no Fafe foi formado no Vitória SC e nos Os Sandinenses, tendo atuado na equipa B dos vitorianos e na equipa principal, tendo dado nas vistas nas três temporadas que fez ao serviço do FC Paços de Ferreira na I Liga antes de rumar ao Chipre. 

Futsal fem. | SC Braga subiu à 2.ª Divisão Nacional com as fafenses Joana e Andreia

(Andreia à esq. e Joana à dir.)

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Bracarenses venceram a Taça Nacional 
 - Mais 6 fafenses falharam a subida por pouco 

O SC Braga venceu a Taça Nacional de Futsal feminino e ascendeu à 2.ª Divisão nacional com o contributo de duas ilustres fafenses, Joana Fernandes (ala/pivô), de 22 anos e Andreia Ferreira (ala), de 23 anos, tendo vencido na final o SCU Torreense por 4-2, em jogo disputado no último domingo no pavilhão principal da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

O SC Braga já tinha vencido o Campeonato Interdistrital Braga/Viana do Castelo sem derrotas, venceu também o seu grupo na primeira fase da Taça Nacional e nas meias finais da final four encontrou a equipa do Desportivo Jorge Antunes que tinha as jogadoras fafenses Joana Melo, Rita Mendes, Inês Baptista e Bruna Barros e os elementos da equipa técnica Nuno Magalhães e Francisco Carvalho, tendo o SC Braga vencido por 4-3, enquanto o GDU Torreense vencia o Sporting CP por 2-1.

No jogo de atribuição da última vaga de subida, o Desportivo Jorge Antunes acabou por perder com o Sporting CP 2-1, falhando assim a subida à 2.ª Divisão Nacional, depois de uma grande temporada que foi feita em crescendo.

Div. Honra AF Braga | Sobe para seis o número de fafenses no União Torcatense

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Acresce mais mais um avançado goleador filho de fafense

A versão 2024/25 do GDU Torcatense vai ter uma marca forte de atletas de Fafe ou com sangue fafense. A juntar a André Alves Carlitos Dias, já anunciado neste site desportivo, vestem também a camisola das torres, o central Carlos Filipe (ex-Berço SC), Ricardo Lousada (ex-ACD Pica) e Duarte Moreno, que renovou.

Carlos Filipe tem 23, anos e tanto joga a defesa central como a médio defensivo, formado na AD Fafe, representou a equipa B dos fafenses antes de rumar ao Berço SC na temporada passada. 

Ricardo Lousada, tem 27 anos e é extremo, podendo jogar também como médio ofensivo. Formado na AD Fafe, representou como sénior o SC Maria da Fonte, Vieira SC, FC Paços de Ferreira B, Juventude Pedras Salgadas, GDU Torcatense, Arões SC, OFC Antime e ACD Pica nas últimas três temporadas.  

Duarte Moreno, é avançado, de apenas 18 anos e vai para a segunda época ao serviço dos seniores do Torcatense, a que se junta mais uma de júnior. Com formação dividida por AD Fafe, Desportivo ases de S. Jorge e GDU Torcatense, o jogador vai para a terceira época com as mesmas cores. 

Mais dois fafenses já tinham renovado há mais tempo. O experiente central, de 25 anos, André Alves, formado no Desportivo Ases de S. Jorge, AD Fafe e Vitória SC, com passagens nos seniores por AD Fafe, Arões SC, Maria da Fonte, CC Taipas e CD Ponte. A outra renovação foi de Eddie, defesa de 20 anos, formado no GD Fornelos,  D. Ases de S. Jorge, AD Fafe e Arões SC, tendo jogado como sénior nos Ases de Santa Eufémia, Arões e Berço SC.    

A estes junta-se outro avançado, o melhor goleador da equipa de juniores do GDU Torcatense da temporada passada, José Dantas, de 18 anos, que apontou 26 golos em 22 jogos. Dantas, nascido e criado em Guimarães, é filho do fafense Vasco Dantas e de uma vimaranense. Ele dividiu a formação pelo Vitória SC, GD Os Amigos de Urgeses e GDU Torcatense. Este é o seu primeiro ano de sénior mas se tinha estreado a marcar pela equipa principal do clube, onde jogou na época passada por 15 vezes.

1.ª Div. AF Braga | Às portas dos 43 anos Davide Montenegro renova pelo Emilianos

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

A idade é apenas um número para este central goleador

O antigo central da ACD Pica, Davide Montenegro que está às portas de fazer 43 anos, (8 de julho) vai continuar a jogar futebol com a camisola do Emilianos FC, onde já tinha atuado na temporada passada tendo realizado 22 jogos e marcado 5 golos, o que são números impressionantes para um defesa e para a sua idade.  

A idade parece ser apenas um número para este atleta que não se limita a fazer parte da equipa, porque o faz com corpo e alma, apresentando-se em boa forma física e com a mesma vontade de sempre de jogar e de ajudar o clube que representa e os companheiros de campo. Aliás Davide destaca-se por se um exemplo dentro e fora de campo.     

Natural de Guimarães, o atleta nascido a 8 de Julho de 1981, jogou 2 épocas no Atlético Cabeceirense, 3 no GD Porto D'Ave, 2 na ACD Pica e 13 no GD Pedralva, com uma passagem mais fugaz pelo meio no GD Prado e na AD Ninense. Depois de pensar na reforma não resistiu ao apelo, na época passada da equipa de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso, onde se manterá por mais uma temporada .  

Div. Honra AF Braga | Carlitos Dias é reforço do GDU Torcatense

TEXTO: JCL | FOTO: DR 

Um tudo em um de grande utilidade 

O médio Carlitos Dias, (ex-Arões SC), é reforço anunciado do GDU Torcatense, treinado pelo fafense José Manuel Teixeira, o técnico que já conta três subidas à PN e duas à Divisão de Honra, que recorre aos serviços deste possante jogador para tentar concretizar a subida da equipa de S. Torcato à Divisão Pró-Nacional.  

O jogador, de 26 anos, nunca dá uma bola como perdida e é uma autentica "carraça" para os adversários, sendo também dono de uma excelente visão de jogo e um remate que faz estragos e até marca golos olímpicos, como sucedeu na época passada, com um golo do meio campo, pelo que vai ser de uma utilidade inestimável para o histórico clube vimaranense que leva aqui um tudo em um, pois trabalha, tem qualidade, tem talento e acima de tudo tem vontade de jogar e de dar o corpo às balas pelos clubes que representa.

Carlitos fez formação na AD Fafe, onde se manteve por oito anos, antes de rumar à ACD Pica para a equipa. No segundo ano de juniores já representava os seniores onde cumpriu também a sua primeira época nesta categoria. Seguiram-se GD Silvares, AC Gonça, S. Paio de Vizela e Arões SC onde se manteve nas três últimas temporadas onde foi um dos elementos mais importantes da equipa.  

BTT DHI | Fafense Ivo Teixeira garantiu um lugar no Top 10 do Campeonato Nacional

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

A sintonia perfeita entre o homem e a máquina

O betetista e mecânico fafense Ivo Teixeira  participou no Campeonato Nacional de Downhill presented by Shimano, realizado no último domingo, na pista de Prozelo, em Arcos de Valdevez, tendo conseguido um lugar no Top 10 da elite nacional, o que revela a sua competitividade entre os melhores pilotos nacionais. Ao facto de ser um piloto destemido e de técnica singular alia-se a mais valia de ser ele próprio a preparar a sua bicicleta, permitindo uma sintonia perfeita entre o homem e a máquina.   

Os irmãos Gonçalo Bandeira (Scott Downhill Factory) e Margarida Bandeira (Wildboys|Tomar Cidade Templária) revalidaram os títulos das categorias elite. 

Nas categorias mais jovens, Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) e Sara Rodrigues(Caniço Riders/Barra4) sagraram-se campeões nacionais de sub-19, e Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifal) e Ana Rodrigues (Caniço Riders/Barra4) de sub-17. Benjamin Vasconcelos (Bike House DH Team/Guimarães) e Henrique Silva (Vasconha BTT Vouzela) venceram em sub-15 e sub-13, respetivamente, conforme informação colhida no site da FPC.

Em masters, Hannah Heyse (BTT Loulé/Elevis) conquistou o título nacional de master feminina. Nos masculinos, Francisco Sousa (WILDBOYS|TOMAR Cidade Templária) sagrou-se campeão em masters 30, Daniel Pombo (WILDBOYS|TOMAR Cidade Templária) em 35, Luís Ribeiro em 40, Marco Silva (Vasconha BTT Vouzela) em 45, Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) em 50, João Estevão (Wildpack Algarve Racing) em 55 e Fernando Ferreira (CD Santo António) em 60, segundo a mesma fonte da FPC.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Saiba quem foram os Leões de Ouro da 3.ª Gala do OFC Antime

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

Dedicação, honra e mérito reconhecidos a todos os Operários

A 3.ª Gala Leões de Ouro do OFC Antime, onde os valores falam mais alto, decorreu no último sábado no Pavilhão Multiusos de Fafe perante uma grande assistência. Se noutras edições a mesma se dedicava exclusivamente à escola de formação de futebol do Clube, tem agora âmbito alargado a todos os escalões e modalidades em ambos os sexos, incluindo o futebol sénior e o bilhar.  

A gala foi abrilhantada pelas excelentes atuações da Escola de Dança ADN, que deu enorme prestígio a este evento.  A gala serviu também para a entrega ao presidente do OFC Antime, Jorge Marinheiro, da Bandeira da Ética, feita por Rolando Silva, representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Depois de serem chamados ao placo todos os escalões de formação o coordenador desse sector, Tozé Fonseca, entregou os diplomas de final de ciclo aos atletas dos Juniores: Diogo Teixeira, Francisco Morais, Gabriel Pinto, João Pereira, João Gonçalves (Ricardinho), Leandro Gonçalves, Leonardo Pereira, Pedro Lopes, Sérgio Lemos e Tiago Melo. 

O que também não passa despercebido à família operária é o mérito escolar, cabendo à psicóloga do OFCA, Dr.ª Ana Soares, a entrega dos diplomas aos atletas: Francisca Guimarães, Ana Alves, António Alves, Bruna Letícia Soares Silva, Cátia Melo, Cláudia Leite, Cláudia Fonseca, Diogo Fernandes, Doutzen Bettink, João Teixeira, João Pereira, Laura Marinho, Leandro Ribeiro, Leonor Soares, Marco Ribeiro, Margarida Antunes, Maria Sousa Sá, Maria Nogueira, Maria Costa, Mariana Silva, Mariana Machado, Martim Fernandes, Pedro Rodrigues, Raul Alves, Ruben Marinho, Salvador Vieira e Santiago Fernandes.

Nesta gala nunca são esquecidos os patrocinadores, suporte importante nas ambições do Clube. Assim ROGERNITO – Contabilidade e Serviços, Lda, Grupo Vapo – Q8, Agência de Seguros, Una, BobinArmil, Mobicare, Lda, Fafedis – E-Leclerc, Madeiras Santo Ovídio, Lda, Casa Pinto – Materiais de Construção, Fafetir, Pormenor – Serviços e Soluções e F & R – Som e Luz.

O momento mais esperado da noite é sempre a entrega dos Leões de Ouro, prémios que se dividem em 4 categorias: Mérito, Dedicação, Revelação e Atleta do Ano, o maior prémio da noite. 

Mérito: Rafa Leite (treinador da equipa principal de futebol) 

Dedicação: Albano Costa (dirigente e treinador das camadas jovens e adjunto da equipa sénior)

Revelação: Pedro Gonçalves (jogador da equipa sénior)

Atleta do Ano: Maria Costa (atleta do OFCA e internacional Sub15)   

A gala teve o seu encerramento com o cantar do hino do OFCA pelo Grupo Coral de Antime que se associou mais uma vez a este evento que prestigia e eleva as gentes daquela localidade.

Coube a Jorge Ribeiro (Marinheiro), presidente do OFCA o encerramento das cerimónias, ele que teve um justo reconhecimento por parte dos restantes elementos da Direção que lhe entregaram uma lembrança pela dedicação e brilhantismo. Também dois elementos da comunicação social viram o seu trabalho reconhecido nesta gala. 

Dos discursos dos convidados, todos eles a abonarem pelo bom nome e serviços prestados pelo OFCA eleva-se a disponibilidade da vereadora do Desporto da CMF., Paula Nogueira, em ajudar a melhorar as condições físicas da coletividade, salientado que a porta do seu gabinete estava aberta para ouvir as preces do Clube.  

Discurso do presidente Jorge Marinheiro

"Aos seniores

Pela extraordinária época desportiva realizada que culminou com a conquista do título de Campeão Distrital da 1ª Divisão, série F e a consequente subida à Divisão de Honra. Foi uma luta titânica aquela que travamos com um adversário poderoso, o Arco de Baúlhe. A qualidade deste adversário enobrece e abrilhanta ainda mais o feito por vós alcançado. Pois nos últimos dezoito jogos que realizamos, conseguimos 17 jogos vitórias e um empate, curiosamente na casa do nosso adversário mais direto, o Arco. Por tal, peço à plateia uma salva de palmas para a nossa equipa sénior e equipa técnica.

Aos atletas da formação:


Vocês são a razão maior da nossa atividade desportiva. É por vós que todos os dias nos sacrificamos para vos ajudar a evoluir diariamente, no plano desportivo, social e escolar e tudo o que mais possa contribuir para que se formem homens e mulheres de corpo inteiro.

Foquem-se nos vossos sonhos, tracem objetivos, mas trabalhem arduamente para tentar concretizá-los. Motivem-se no dia a dia a fazer sempre mais e melhor, porque desta forma os vossos sonhos também ficam mais próximos de se realizar.  

Vejam o exemplo da nossa atleta Maria Costa. Perdoem-me todos os outros atletas da nossa formação em individualizá-la, mas a sua chamada à nossa Seleção Portuguesa de Futebol Feminino, Sub-15, que culminou com a sua internacionalização, só reforça aquilo que acabo de referir. Trabalho, trabalho, muito trabalho, foco, compromisso e mais compromisso.

Por isso, sejam comprometidos, como a grande maioria o tem sido. Sejam felizes e procurem sempre o lugar certo onde possam encontrar essa felicidade. E ela está aqui, no Operário de Antime. Prova disso mesmo foi a bonita Festa realizada no passado dia 10, segunda feira, nos festejos da conquista da Taça do Minho, Grupo 4, da nossa equipa Feminina de Sub-17. Parabéns por tal conquista.

Aos atletas do Bilhar 

Um aplauso também para os nossos atletas do Bilhar que coletivamente, conquistaram o título de Campeões Nacionais da 2.ª Divisão em Pool Português – Zona de Braga. Ainda coletivamente alcançaram o 3.º Lugar da 2.ª Divisão Nacional. Individualmente, Gerson Santos conquistou o título Nacional da 2ª Divisão em Pool Português. Que estas conquistas vos inspirem a lutar no futuro por patamares mais elevados. 

Aos pais.

Muito se fala dos comportamentos dos pais dos atletas nos escalões de formação. É verdade que, de vez em quando, chegam ao nosso conhecimento episódios que, infelizmente, comprovam isso mesmo. Mas, felizmente, esta não é a realidade da nossa escola.

Pensamos que isso se deve à boa comunicação de tem existido entre a direção e demais elementos da estrutura convosco, à partilha de toda a informação sobre o modo de funcionamento e mecânica de trabalho que aqui é implementado. Porque, quanto mais vocês estiverem identificados com o processo, menores serão as vossas ondas de contestação. 

Temos ao longo dos tempos, com humildade, discutido convosco modos e formas de melhor a performance das equipas, mas a palavra final será sempre de quem dirige. Uma instituição é gerida de dentro para fora e não o contrário. Só desta forma continuaremos no caminho certo.

Por tudo isto, os pais serão sempre a peça fundamental para o sucesso de qualquer escola de formação. Porém, torna-se necessário que vocês, também saibam qual o limite da vossa intervenção para não prejudicar o crescimento dos vossos filhos. 

Lembrem-se sempre, que os vossos filhos são sobretudo jovens que praticam desporto. Depois, perceber até que ponto essa prática desportiva, num ambiente coletivo como é o nosso caso, pode contribuir positivamente para a sua formação académica e cívica. Todo o resto, virá por acréscimo.

Agradecimentos

Toda esta realidade aqui referida, não seria possível sem a ajuda material e financeira de muitos. Desde logo dos nossos Patrocinadores e Amigos. Vocês têm sido a alavanca principal nosso crescimento. Precisamos de vós e apelo-vos, encarecidamente, para que a vossa ajuda não nos falte.

Agradecer ainda a todos aqueles que ao longo dos muitos anos têm estado ao nosso lado.  Designadamente, Câmara Municipal de Fafe, Junta de Freguesia da União de Freguesia de Antime e Silvares S. Clemente, a população da nossa freguesia, os comerciantes e industriais do nosso concelho, associados, patrocinadores, amigos e outros beneméritos. Aos nossos Atletas, Equipas Técnicas, Médicos, Fisioterapeutas e aos pais dos atletas da nossa escola de futebol, cuja ajuda muito tem contribuído para o engrandecimento do OFCA, a todos, expressamos a nossa profunda gratidão.”

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Mário Pereira vai representar o Xico Andebol em 2024/25

TEXTO: MCL | FOTO: DR 

Um Super Mário para ajudar o Xico  

O andebolista fafense Mário Pereira que nas ultimas três temporadas representou o Vitória SC onde tinha o estatuto de capitão, vai continuar a jogar andebol em Guimarães mas ao serviço do Xico Andebol na divisão de Honra do andebol nacional, o escalão imediatamente a seguir à 1.ª Divisão.

Aos 31 anos, o central/lateral que vestiu as cores do AC Fafe desde os infantis, 2005/2006, até aos seniores em 2021/22, altura em que ingressou no Vitória SC, conhece agora o terceiro clube da sua carreira num clube mítico do andebol nacional onde será um primeira linha de muita experiência e grande utilidade.  

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Rui Pinto (MTTR) com duplo pódio no Trail Condinvest Quinta da Lixa


TEXTO: JCL: FOTO: DR

Está num grande momento de forma

No último domingo os fafenses da equipa Manu's Therapy Trail Running (MTTR), sediada em Freitas, viajaram até à Vila da Lixa para participar no Trail Condinvest Quinta da Lixa, com Rui Pinto a alcançar um magnífico 3.° lugar da geral e 1.° sénior masculino com o tempo de 01:04;52, na distância de 11 km. 

Foi mais um grande resultado para o Rui que se encontra num grande momento de forma, como revelam os pódios que tem vindo a conquistar. 

Futsal | Leninha deixa o Benfica e aponta ao campeonato espanhol

TEXTO. JCL | FPOTO: DR

Para trás ficam 12 títulos de águia ao peito

A ala fafense Leninha que jogou as últimas quatro temporadas ao serviço do SL Benfica, onde somou 12 títulos está de saída do clube da campeonato com destino a uma equipa de topo do futsal espanholo Athletic Navalcarnero.

Aos 21 anos a jogadora que começou a jogar futsal com os amigos no recinto dos Restauradores da Granja e vestiu como federada as cores da AD Fafe em futebol e do GCR Nun'Álvares no futsal dá mais um impulso à ainda jovem mas muito profícua carreira onde já tem o estatuto de internacional A.

Na hora da partida a jogadora deixou uma longa missiva no seu mural das redes sociais.   

"Meu querido Benfica,

Entrei uma miúda, cheia de sonhos, os quais me concretizaste todos… joguei com aquelas que apenas via na televisão e às quais pedia fotos e autógrafos… A essas mesmo devo-lhes tudo! Tudo aquilo que evolui, tudo aquilo que aprendi, tudo aquilo que melhorei enquanto atleta e acima de tudo enquanto pessoa e tudo aquilo que conquistamos durante estes 4 (épicos) anos. Foram colegas, amigas e família, serão para sempre. Acolheram-me como se já me conhecessem e fizeram-me sentir sempre bem e em casa.

Contigo, Benfica… contigo ganhei tudo. Todos os títulos possíveis e pessoas para levar para a minha vida toda. Sendo honesta, não entrei aqui benfiquista mas entrei convicta e ciente da responsabilidade que era carregar o símbolo do Sport Lisboa e Benfica. Com o passar dos meses fiquei ainda mais ciente da mesma e, assim, tornei-me uma de vós. Partilhei balneário com pessoas que são a verdadeira personificação do Sport Lisboa e Benfica, pessoas que me fizeram sentir o clube, gostar do clube, que me incutiram a 100% a mística, pessoas essas que me tornaram benfiquista. 

Despeço-me com o sentimento de dever cumprido e com o mesmo brilho nos olhos que tinha quando vesti pela primeira vez a camisola do nosso Benfica. Cheguei encantada com toda a estrutura e todas as condições que me eram dadas, saio ainda mais fascinada e ciente de que arriscar foi bom, foi muito bom, melhor até do que aquilo que algum dia eu imaginei.

Obrigada colegas, amigas, equipas técnicas e a toda a estrutura do Sport Lisboa e Benfica. Um obrigada também especial (e muito) aos melhores adeptos do mundo, a verdade é que parecia que jogávamos sempre em casa.

Um até já de coração apertadinho e grata por tudo aquilo que aqui vivi e pelas pessoas com que me cruzei. Sou mais uma adepta a torcer por vocês, a torcer por ti @slbenfica"


PECÚLIO NO BENFICA 

🚩 4 épocas (2020/21 - 2023/24)

🏷️ 125 jogos | 35 golos

🏆 4 Campeonatos Nacionais

🏆 3 Taças de Portugal

🏆 3 Supertaças

🏆 2 Taças da Liga