.

.
.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Saiba quem foram os Leões de Ouro da 3.ª Gala do OFC Antime

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

Dedicação, honra e mérito reconhecidos a todos os Operários

A 3.ª Gala Leões de Ouro do OFC Antime, onde os valores falam mais alto, decorreu no último sábado no Pavilhão Multiusos de Fafe perante uma grande assistência. Se noutras edições a mesma se dedicava exclusivamente à escola de formação de futebol do Clube, tem agora âmbito alargado a todos os escalões e modalidades em ambos os sexos, incluindo o futebol sénior e o bilhar.  

A gala foi abrilhantada pelas excelentes atuações da Escola de Dança ADN, que deu enorme prestígio a este evento.  A gala serviu também para a entrega ao presidente do OFC Antime, Jorge Marinheiro, da Bandeira da Ética, feita por Rolando Silva, representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Depois de serem chamados ao placo todos os escalões de formação o coordenador desse sector, Tozé Fonseca, entregou os diplomas de final de ciclo aos atletas dos Juniores: Diogo Teixeira, Francisco Morais, Gabriel Pinto, João Pereira, João Gonçalves (Ricardinho), Leandro Gonçalves, Leonardo Pereira, Pedro Lopes, Sérgio Lemos e Tiago Melo. 

O que também não passa despercebido à família operária é o mérito escolar, cabendo à psicóloga do OFCA, Dr.ª Ana Soares, a entrega dos diplomas aos atletas: Francisca Guimarães, Ana Alves, António Alves, Bruna Letícia Soares Silva, Cátia Melo, Cláudia Leite, Cláudia Fonseca, Diogo Fernandes, Doutzen Bettink, João Teixeira, João Pereira, Laura Marinho, Leandro Ribeiro, Leonor Soares, Marco Ribeiro, Margarida Antunes, Maria Sousa Sá, Maria Nogueira, Maria Costa, Mariana Silva, Mariana Machado, Martim Fernandes, Pedro Rodrigues, Raul Alves, Ruben Marinho, Salvador Vieira e Santiago Fernandes.

Nesta gala nunca são esquecidos os patrocinadores, suporte importante nas ambições do Clube. Assim ROGERNITO – Contabilidade e Serviços, Lda, Grupo Vapo – Q8, Agência de Seguros, Una, BobinArmil, Mobicare, Lda, Fafedis – E-Leclerc, Madeiras Santo Ovídio, Lda, Casa Pinto – Materiais de Construção, Fafetir, Pormenor – Serviços e Soluções e F & R – Som e Luz.

O momento mais esperado da noite é sempre a entrega dos Leões de Ouro, prémios que se dividem em 4 categorias: Mérito, Dedicação, Revelação e Atleta do Ano, o maior prémio da noite. 

Mérito: Rafa Leite (treinador da equipa principal de futebol) 

Dedicação: Albano Costa (dirigente e treinador das camadas jovens e adjunto da equipa sénior)

Revelação: Pedro Gonçalves (jogador da equipa sénior)

Atleta do Ano: Maria Costa (atleta do OFCA e internacional Sub15)   

A gala teve o seu encerramento com o cantar do hino do OFCA pelo Grupo Coral de Antime que se associou mais uma vez a este evento que prestigia e eleva as gentes daquela localidade.

Coube a Jorge Ribeiro (Marinheiro), presidente do OFCA o encerramento das cerimónias, ele que teve um justo reconhecimento por parte dos restantes elementos da Direção que lhe entregaram uma lembrança pela dedicação e brilhantismo. Também dois elementos da comunicação social viram o seu trabalho reconhecido nesta gala. 

Dos discursos dos convidados, todos eles a abonarem pelo bom nome e serviços prestados pelo OFCA eleva-se a disponibilidade da vereadora do Desporto da CMF., Paula Nogueira, em ajudar a melhorar as condições físicas da coletividade, salientado que a porta do seu gabinete estava aberta para ouvir as preces do Clube.  

Discurso do presidente Jorge Marinheiro

"Aos seniores

Pela extraordinária época desportiva realizada que culminou com a conquista do título de Campeão Distrital da 1ª Divisão, série F e a consequente subida à Divisão de Honra. Foi uma luta titânica aquela que travamos com um adversário poderoso, o Arco de Baúlhe. A qualidade deste adversário enobrece e abrilhanta ainda mais o feito por vós alcançado. Pois nos últimos dezoito jogos que realizamos, conseguimos 17 jogos vitórias e um empate, curiosamente na casa do nosso adversário mais direto, o Arco. Por tal, peço à plateia uma salva de palmas para a nossa equipa sénior e equipa técnica.

Aos atletas da formação:


Vocês são a razão maior da nossa atividade desportiva. É por vós que todos os dias nos sacrificamos para vos ajudar a evoluir diariamente, no plano desportivo, social e escolar e tudo o que mais possa contribuir para que se formem homens e mulheres de corpo inteiro.

Foquem-se nos vossos sonhos, tracem objetivos, mas trabalhem arduamente para tentar concretizá-los. Motivem-se no dia a dia a fazer sempre mais e melhor, porque desta forma os vossos sonhos também ficam mais próximos de se realizar.  

Vejam o exemplo da nossa atleta Maria Costa. Perdoem-me todos os outros atletas da nossa formação em individualizá-la, mas a sua chamada à nossa Seleção Portuguesa de Futebol Feminino, Sub-15, que culminou com a sua internacionalização, só reforça aquilo que acabo de referir. Trabalho, trabalho, muito trabalho, foco, compromisso e mais compromisso.

Por isso, sejam comprometidos, como a grande maioria o tem sido. Sejam felizes e procurem sempre o lugar certo onde possam encontrar essa felicidade. E ela está aqui, no Operário de Antime. Prova disso mesmo foi a bonita Festa realizada no passado dia 10, segunda feira, nos festejos da conquista da Taça do Minho, Grupo 4, da nossa equipa Feminina de Sub-17. Parabéns por tal conquista.

Aos atletas do Bilhar 

Um aplauso também para os nossos atletas do Bilhar que coletivamente, conquistaram o título de Campeões Nacionais da 2.ª Divisão em Pool Português – Zona de Braga. Ainda coletivamente alcançaram o 3.º Lugar da 2.ª Divisão Nacional. Individualmente, Gerson Santos conquistou o título Nacional da 2ª Divisão em Pool Português. Que estas conquistas vos inspirem a lutar no futuro por patamares mais elevados. 

Aos pais.

Muito se fala dos comportamentos dos pais dos atletas nos escalões de formação. É verdade que, de vez em quando, chegam ao nosso conhecimento episódios que, infelizmente, comprovam isso mesmo. Mas, felizmente, esta não é a realidade da nossa escola.

Pensamos que isso se deve à boa comunicação de tem existido entre a direção e demais elementos da estrutura convosco, à partilha de toda a informação sobre o modo de funcionamento e mecânica de trabalho que aqui é implementado. Porque, quanto mais vocês estiverem identificados com o processo, menores serão as vossas ondas de contestação. 

Temos ao longo dos tempos, com humildade, discutido convosco modos e formas de melhor a performance das equipas, mas a palavra final será sempre de quem dirige. Uma instituição é gerida de dentro para fora e não o contrário. Só desta forma continuaremos no caminho certo.

Por tudo isto, os pais serão sempre a peça fundamental para o sucesso de qualquer escola de formação. Porém, torna-se necessário que vocês, também saibam qual o limite da vossa intervenção para não prejudicar o crescimento dos vossos filhos. 

Lembrem-se sempre, que os vossos filhos são sobretudo jovens que praticam desporto. Depois, perceber até que ponto essa prática desportiva, num ambiente coletivo como é o nosso caso, pode contribuir positivamente para a sua formação académica e cívica. Todo o resto, virá por acréscimo.

Agradecimentos

Toda esta realidade aqui referida, não seria possível sem a ajuda material e financeira de muitos. Desde logo dos nossos Patrocinadores e Amigos. Vocês têm sido a alavanca principal nosso crescimento. Precisamos de vós e apelo-vos, encarecidamente, para que a vossa ajuda não nos falte.

Agradecer ainda a todos aqueles que ao longo dos muitos anos têm estado ao nosso lado.  Designadamente, Câmara Municipal de Fafe, Junta de Freguesia da União de Freguesia de Antime e Silvares S. Clemente, a população da nossa freguesia, os comerciantes e industriais do nosso concelho, associados, patrocinadores, amigos e outros beneméritos. Aos nossos Atletas, Equipas Técnicas, Médicos, Fisioterapeutas e aos pais dos atletas da nossa escola de futebol, cuja ajuda muito tem contribuído para o engrandecimento do OFCA, a todos, expressamos a nossa profunda gratidão.”

Sem comentários: