.

.
.

domingo, 16 de junho de 2024

Cerca de meio milhar marcou presença na VI Caminhada Travassós em Movimento



TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 
MAIS FOTOS AQUI

Travassós voltou a ser o centro de Fafe  

A chuva ameaçou, mas a ADTTR Travassós Running Fafe, tinha caprichado na preparação da VI Caminhada Travassós em Movimento e por isso ninguém arredou pé do trilho que foi cuidadosamente preparado para entre que os caminheiros desfrutassem de belos momentos em comunhão com a natureza. 

Com as honras a serem feitas pela presidente da ADTTR, Natália Bento, pelo Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa e pela presidente da Junta de Freguesia de Travassós, Elvira Teixeira tudo supervisionada pela mascote da Associação Runposa e porque o aquecimento já estava feito e bem feito por Rui Mendes, os caminheiros partiram abençoados por uma chuva orvalhada à descoberta dos pontos míticos desta caminhada que transforma a freguesia na capital de Fafe por um dia.

Um dos pontos mais apreciados destas caminhadas e de passagem obrigatória é o marco geodésico de Vale Bom, que ganha aspeto de romaria neste dia como se de um santo se tratasse, e este ano estava bem protegido com o chapéu gigante de palha que recebeu para este evento onde todos quiseram fazer um registo fotográfico.

O primeiro reforço foi feito na abordagem à Barragem da Queimadela que, devido ao dia morrinhento, não ter a enchente doutros dias, recebeu este mar de gente que marcou presença na caminhada. 

Depois de circundar a Barragem com passagem pela magnífica queda de água que apesar de não ter santos populares é a cascata mais concorrida de Fafe, os caminheiros entraram na margem Norte do Rio Vizela para saborear um trajeto que cativa o cidadão mais distraído, com possibilidade de tirar uma foto para a posterioridade no Baloiço do Vizela. Um pouco mais à frente e antes de passar uma portagem, os caminheiros saborearam salgadinhos e molharam a goela com um prestimoso Vinho do Porto que lhes deu força para os quilómetros finais, trajeto onde se incluía uma passagem na ponte dos Moinhos de Azeite, outro local de visita obrigatória. 

A presidente da ADTTR, Natália Bento referiu à nossa reportagem que, "apesar a chuva que ameaçou por diversas vezes Mais de 480 pessoas aceitaram o nosso desafio e honram-nos com a sua presença. É muito gratificante ouvir no final vários elogios sobre a forma como decorreu a caminhada pois tentamos dar sempre o nosso melhor e este ano procuramos ideias novas introduzindo, além do mais um chapéu de palha gigante e a porta com o vinho do Porto. Uma palavra de agradecimento a todos que nós ajudam a fazer desta caminhada uma das mais bonitas de Portugal."

Notas de realce para a maneira como a organização, que preparou este evento com muitos meses de antecedência, sabe receber e que tão bem cativa os participantes, para a forma como prepara e limpa os percursos, para o apoio prestado ao longo da caminhada, para os sorrisos que distribuem e para a marca indelével que deixam em cada um. É por isso que a grande maioria regressa ano após ano e quando termina já está a dizer que volta. Uma palavra final para os incansáveis dos bombos e das caixas que emprestaram um ambiente musical a esta caminha e estavam distribuídos por vários pontos da mesma com aquele som característico de festas e romarias. Não fosse esta uma grande festa do pedestrianismo e da celebração da Natureza.  

Sem comentários: