.

.
.

sábado, 1 de novembro de 2008

Futsal Popular - Supertaça Cidade de Fafe: R. Granja, 2 – GD Paços, 4

Jorge Gonçalves trocou passos à Granja


O GD de Paços foi o vencedor da edição da Supertaça Cidade de Fafe em Futsal Popular época 2008/2009 ao vencer dos Restauradores da Granja por 4-2, num jogo que começou de forma táctica mas foi evoluindo para uma toada rápida, numa partida que se em duas partes de tempo corrido de 25 minutos. A figura do jogo foi o jogador do Paços, Jorge Gonçalves (na foto em baixo) que apontou três dos quatro golos da sua equipa. Mas, não menos importante foi a defesa de José Pinto quando Rui Clímaco marcou a grande penalidade que colocaria a Granja em vantagem.
Aos 10 minutos o Paços já vencia por 3-2 mas em faltas. O número de faltas revela a forma táctica que as equipas estavam a encarar a partida deixando pouca margem para a progressão e pouco espaço para os jogadores mais criativos.
A equipa pacense colocou-se em vantagem aos 11 minutos, em jogada de contra ataque concluída por Maurício Dias.
A Granja reagiu de imediato mas José Pinto opôs-se sem medo a remate de Jean Pereira.
Quando a Granja estava a reagir bem à desvantagem sofreu novo golo, desta vez apontado por Jorge Gonçalves após passe de Rui Gonçalves. Isto aos 15 minutos porque aos 16 a Granja reduziu por Jean Pereira em jogada fluida da sua equipa.
A formação orientada por Nelo Pereirinha viria a concretizar o empate em golo de raiva apontado por João Gonçalves num remate seco e colocado. O Paços atingiu a quinta falta aos 23 minutos mas aguentou-se bem até ao apito para o intervalo.
O primeiro minuto da segunda parte foi infernal. O Paços esteve perto de marcar não fosse João Leitão ter-se aplicado e na jogada seguinte a Granja, através de Rui Clímaco atirou ao poste da baliza de José Pinto.
Aos seis minutos em contra-ataque perigoso da Granja João Gonçalves serviu Tui Clímaco e este envolve-se juntamente com a bola com um adversário resultando em canto.
Aos 11 minutos João Leitão volta a estar em destaque ao defender livre de Maurício Dias. Aliás, no segundo tempo João Leitão esteve muito activo.
O Paços atingiu a quinta falta, no segundo tempo, aos 16 minutos mas a Granja não tirou qualquer partido desse factor.
Aos 19 minutos a bola foi picada para a área do Paços, Filipe Sousa tentou chegar à mesma, saiu-lhe ao caminho José Pinto extemporaneamente o que originou grande penalidade. O mesmo José Pinto defendeu categoricamente o remate de Rui Clímaco que falhou, assim a conversão do castigo máximo.
Aos 21 minutos, Paulo Martins atirou ao poste da baliza de João Leitão e aos 23, Jorge Gonçalves voltava a fazer o gosto ao pé e colocava o Paços de novo em vantagem. Na jogada seguinte, Maurício Dias, depois de choque com um adversário sentiu muitas dificuldades a respirar, sendo necessário aguardar algum tempo para que voltasse ao seu normal.
Aos 24 minutos e quase em cima da hora para terminar a partida, João leitão foi á frente para tentar fazer superioridade tendo-lhe pertencido o remate que embateu na defesa pacense, a bola veio-lhe ter novamente aos pés e este teve de recuar mas, ao tentar passar a bola a um companheiro entregou de bandeja a Jorge Gonçalves que não se fez rogado e matou o jogo.

Em partida realizada no Pavilhão Municipal de Desportos, em Fafe, sob a orientação dos árbitros da Associação de Futebol de Braga, Carlos Cunha e Luciano Martins, as equipas apresentaram:

R. DA GRANJA: João Leitão; Artur Oliveira, João Gonçalves (1), Jean Pereira (1) e Filipe Sousa. Nelo Pereirinha tinha ainda ao seu dispor: Simão Leite, Rui Povo, Fernando Almeida, Rui Teixeira, José Costa, Rui Clímaco, Domingos Pereira e Fernando Araújo.

GD PAÇOS: José Pinto; Maurício Dias (1), António Oliveira, Jorge Gonçalves (3) e Rui Gonçalves. Tiago Silva tinha ainda ao seu dispor: Paulo Martins; Pedro Martins, Micael Sousa, Joel Carvalhais, Nuno Fernandes, Luís Freitas, Luís Machado, Nelson Castro, Cralos Nogueira e Vítor Freitas.