.

.
.

domingo, 16 de novembro de 2008

Nacional da 3.ª Divisão: AD Fafe, 1 – GD Joane, 1

Fafenses sem chama travados por Pirata


O Fafe cedeu mais dois pontos em casa ao permitir o empate a uma bola frente à formação do Joane, numa exibição cinzenta, sem brilho e em que o adversário fabricou mais lances de ataque. No entanto o árbitro deixou passar em claro, já em período de compensação uma grande penalidade sobre Ferrinho.
A primeira parte mostrou duas equipas a jogar um futebol sem velocidade e sem clarividência na hora da estocada final. As jogadas criadas não tiveram perigo suficiente para poderem levar o carimbo de golo.
A equipa do Joane apresentou apenas um dos três reforços que pescou em Fafe. Jader jogou 87 minutos, não esteve muito em jogo mas o que fez foi bem feito. Começou na esquerda e depois deambulou para a direita para terminar o jogo novamente na esquerda. Pertenceu-lhe um lance que obrigou Carneiro a ceder canto. Foi visto, igualmente a auxiliar a sua defesa.
A previsibilidade dos lances das duas equipas permitias às defesas superar os ataques e anular as poucas investidas dos avançados. Daí que, no primeiro tempo o futebol tenha sido fraco, sem sumo e difícil de digerir.
No segundo tempo o Joane apresentou-se transfigurado e esteve perto de marcar logo no minuto inicial. Sócrates isolou-se e Carneiro saiu-lhe ao caminho travando a sua marcha, o árbitro deixou seguir e a bola chegou a Jader que rematou para corte sobre a linha de Sílvio. Perante este desfecho o árbitro marcou a falta e mostrou cartão amarelo a Carneiro. Do livre, cobrado por Jader, nada resultou.
O Fafe acabou por inaugurar o marcador pouco depois. Cerdeira cobrou um livre para a povoada área do Joane, a bola sobrou para os pés de Sílvio que conseguiu empurrar a bola para a baliza no meio de muitas pernas.
A reacção do Joane foi imediata e o Fafe foi-se encolhendo cada vez mais. Aos 65 minutos carneiro defendeu com dificuldade um livre directo cobrado por Daniel. O mesmo jogador aproveitou, aos 69, a apatia da defesa fafense, passou por vários jogadores e acabou por rematar ao poste esquerdo da baliza fafense.
O Fafe praticamente só defendia pelo que se adivinhava o golo do empate. Surgiu também na sequência de um livre, cobrado ao poste mais distante onde Pirata apareceu solto a rematar de cabeça.
O golo do empate aconteceu ao minuto 71 e o Fafe esboçou uma ténue reacção. Aos 74, Fernandes rematou á queima mas não logrou marcar e aos 76, Sócrates podia ter colocado o Joane em vantagem mas preferiu o passe e conseguiu um canto. Desse mesmo canto voltou a surgir muito perigo para a baliza de Carneiro.
João Pedro não chegou a tempo a dois cruzamentos tensos dos seus companheiros e Jader obrigou Carneiro a defender para canto.

Já em período de descontos e sob o efeito da pressão de ganhar, Ferrinho em boa posição deu de rosca na bola e aos 93, o mesmo jogador é derrubado na área e fica uma grande penalidade por assinalar.
No cômputo geral, o Joane foi a melhor equipa em campo. Na primeira parte o jogo foi de fraco nível mas na segunda melhorou graças às iniciativas da equipa visitante. O Fafe mostrou uma pálida imagem e não conseguiu encontrar os caminhos para a baliza contrária. Falta um homem que ganhe as bolas no futebol aéreo. André era bom nisso mas já não está no Fafe, o pior é que não é primeira opção no Maria da Fonte e, para este futebol chato de terceira divisão fazia muito jeito ter um jogador assim.
De lembrar que os outros dois fafenses ao serviço do Joane não jogaram. Miguel Lemos esteve no banco enquanto Gil fracturou um braço no jogo com o Merelinense e não pôde ser opção.

Em jogo realizado no Parque Municipal dos Desportos, em Fafe sob a orientação do árbitro: Eduardo Cardoso, auxiliado por Bruno Ferreira e Carlos Campos (CA da AF do Porto).

AD FAFE: Carneiro, Ricardo Jorge, Sílvio, Rui Ribeiro e Armando Pinto; Cerdeira (Ferrinho, 72’), Fernandes e Kita, Armando, Zézé e Vítor Borges (João Nogueira, 84’).
Treinador: Carlos Condeço. Justificar completamente

GD JOANE: Sérgio; André Campos (Carneiro, 59’), Roberto Campos, Sócrates, Bertinho, Daniel, Hugo Matos, Marquinho (Pirata, 59’), Carlos Manuel, Álvaro e Jader (Bruno, 87’). Treinador: Paulo Rafael.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos – André Campos, 43’; Carneiro (Fafe), 46’; Marquinho, 48’; Fernandes, 53’; Sílvio, 55’; Vítor Borges, 67’; Armando, 70’; Hugo Matos, 73’; carneiro (Joane), 86’; Daniel, 91’ e Carlos Manuel, 94’.

GOLOS: Sílvio 49’ e Pirata 71’.