.

.
.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Opinião | Polidesportivos das Escolas Carlos Teixeira e Secundária podiam abrir ao público

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

A cidade carece de espaços desportivos 

A Freguesia de Fafe carece de alguns espaços públicos ao ar livre para a prática desportiva proporcional ao número de habitantes de que dispõe. Ao contrário de outras cidades não dispõe de polidesportivos suficientes na sua maior malha urbana para que os habitantes possam usufruir sem terem que pagar o aluguer.

Um exemplo que ressalta aos olhos de todos é o número de praticantes de basquetebol que surgiu desde que foram melhoradas as condições existentes no Parque do Relógio, em que a requalificação do espaço atraiu inúmeros entusiastas da modalidade. 

Há dois espaços no centro da cidade desaproveitados e de utilidade quase nula por parte das instituições onde estão inseridos, por estas possuírem pavilhões cobertos. Os Polidesportivos das Escolas Professor Carlos Teixeira e Secundária de Fafe, que praticamente não carecem de manutenção, podiam ganhar nova vida se fossem abertos à população, fora de horário escolar e pelo menos em tempo de férias escolares.  

Depois de devidamente acautelado e isolado o acesso à restante zona escolar, criando um acesso ao recinto desportivo pelo lado da Avenida do Brasil, haveria ali um espaço que iria proporcionar a prática desportiva numa zona (Av. Brasil, Av. Forças Armadas, Urbanização S. Gemil e Praça Cidade de Abril)  que está envolta em prédios cheios de jovens e crianças e que carece de espaços próprios para desporto e lazer e que teria ali um local próprio para esse efeito. 

O atual piso daqueles espaços é inapropriado para a prática desportiva, aliás são idênticos ao que existia anteriormente nas tabelas do Parque do Relógio, antes de serem intervencionadas, mas mesmo assim não falta quem queira encestar lá umas bolas (os dois recintos possuem no conjunto seis tabelas de basket), dar umas corridas ou simplesmente fazer outro tipo de exercício físico, bem como seria um local seguro para os pais brincarem com os filhos, que até têm pequenas bancadas para descanso.

A cidade acrescentava ali dois espaços de excelência para a prática desportiva, que poderia até ganhar outras valências caso houvesse interesse em dinamizar estes dois locais.  

Com as escolas sob a tutela da Câmara Municipal nunca foi tão fácil como agora colocar esta ideia em prática, a qual beneficiaria centenas de fafenses. Haja vontade para isso.

Sem comentários: