.

.
.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Monteslongos 2009 – Restauradores é sinónimo de Pedestrianismo

Textos e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Nasceu a Rota do Vento


Chegou ao fim mais uma edição do Festival de PedestrianismoMonteslongos”. A edição de 2009 viu nascer mais um trilho, “ A Rota do Vento”, precisamente o décimo percurso de Pequena Rota marcado e registado, pelos Restauradores da Granja no Concelho de Fafe, mais propriamente nas suas serranias.
O “PR 10 FAF - Trilho do Vento” tem a extensão de 14 quilómetros e foi criado com o objectivo de “promover o pedestrianismo, o conhecimento sobre a energia eólica e as boas práticas ambientais”. O Trilho do Vento é, igualmente, uma descoberta pedagógica, que explica o processo de produção de electricidade a partir do vento, graças a painéis informativos colocados logo no início do percurso. Este trilho está inserido no Parque Eólico das Terras Altas de Fafe, propriedade do Grupo GDF Suez, que foi a entidade promotora e patrocinadora deste novo percurso pedestre.
Segundo Daniel Poulaillion, da GDF Suez Energy Portugal, que se mostra satisfeito por ter este percurso no parque eólico da empresa, “esta é uma iniciativa única e pioneira que foi possível graças à parceria existente ao longo do tempo com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal”. Já Fernando Cipriano, presidente dessa mesma Federação afiança que “ a inserção de um percurso pedestre num parque eólico é uma oportunidade única para os pedestrianistas”.
O PR 10 acabou por ser o cabeça de cartaz 5.ª Edição Monteslongos, organizado pelos Restauradores da Granja, entidade que realizou o levantamento, marcação e sinalização do percurso que começa e acaba na subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe, no lugar da Lagoa, freguesia de Várzea Cova. Entre outros pontos de interesse e do belo panorama paisagístico, incluindo a espectacularidade do próprio parque eólico, o trajecto leva-nos a locais como o Confurco, onde se pode apreciar um cruzeiro e o marco do Fidalgo Rodrigo – bloco granítico brasonado utilizado para delimitar as terras. Também há passagens pela emblemática capela de Santo António, em Vilela, Moreira de Rei e por outra, a da Senhora da Guia. Ali bem perto desta última capela está a Casa do Penedo, que, na inauguração deste percurso talvez tenha arrebatado o concurso de simpatia, pois foram muitas as dezenas de fotos de que foi alvo, pela sua singularidade e enquadramento paisagístico. Pelo caminho foi possível ver as cabras empoleiradas nos penedos e ver a sinuosidade das estradas que recortam montes e vales no horizonte. Tudo isto sempre perto das imponentes torres dos aerogeradores de energia eólica, cuja altura atinge os 67 metros. De recordar que este parque possui 53 destas torres, as quais produzem energia suficiente para abastecer os Concelhos de Fafe, Celorico e Cabeceiras de Basto, o que perfaz uma população de cerca de 90 mil habitantes.

Os Monteslongos 2009, estenderam-se por três dias e, mais uma vez, atraíram a Fafe centenas de amantes da natureza que se espalharam pelos diversos percursos existentes no concelho, sendo certo que ninguém quis faltar à inauguração do Trilho do Vento.
A base para os pedestrianistas vindos de fora do Concelho foi o Parque de Campismo da Barragem de Queimadela, cuja área, só por si, é um local bucólico e acolhedor.
Houve gente que chegou na sexta-feira à noite e só zarpou no Domingo pela tarde. Pelo meio houve um jantar convívio e, no encerramento, em Aboim, freguesia que engloba dois percursos, o PR3 e o PR7, e tem um emblemático moinho de vento para visitar, um almoço volante.
Este trabalho dos restauradores da Granja e dos grandes dinamizadores da Secção de Pedestrianismo e Montanhismo acaba por ser um pouco oculto, pois quando as pessoas se deslocam para caminhar não se apercebem que para que isso fosse possível foram perdidas muitas horas de caminhadas, contactos e elaboração dos percursos que estão devidamente sinalizados e esclarecidos em panfletos individualizados, com todas as características dos mesmos. É sem dúvida um trabalho louvável, que muito contribui para o turismo rural do Concelho de Fafe, que está no mapa dos pedestrianistas, nacionais e estrangeiros. Por isso, falar em Pedestrianismo em Portugal é, obrigatoriamente, falar dos Restauradores da Granja, quem em menos de dez anos, inauguraram dez percursos de Pequena Rota e puseram milhares de pessoas a caminhar pela natureza. Isto é obra feita.