.

.
.

terça-feira, 26 de abril de 2022

U. Torcatense venceu o IX Torneio Cidade de Fafe em Veteranos/3.° Memorial Paulo Rocha

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES
VEJA TODAS AS FOTOS AQUI

Futebol, alegria e boa disposição

O GD União Torcatense foi o grande vencedor do IX Torneio Cidade de Fafe em Veteranos/3.° Memorial Paulo Rocha, ao bater na final a equipa anfitriã por 2-0. Na meia final a equipa de S. Torcato tinha vencido o Alba por 1-0, enquanto os fafense bateram os insulares do CF Andorinha por 2-0. A prova realizou-se na tarde de sábado, 23 de Abril, no Campo de Jogos do Arões SC, cujos adeptos deste clube forneceram um excelente ambiente proporcionado pela boa disposição que foi contagiando todos os presentes. 

Na atribuição do 3.º e quarto lugar, o Alba bateu o Andorinha por 3-0 e o Torcatense superiorizou-se aos fafense no jogo que atribuía o título graças aos golos de Toninho e Lameirão ainda na primeira parte do desafio, que tal comos os restantes teve duas partes de 25 minutos. O pontapé de saída foi dado pela vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe Paula Nogueira, que vinha acompanha do presidente Antero Barbosa. Também o filho do malogrado Paulo Rocha, Henrique, deu o pontapé de saída numa das partidas. Atos simbólicos de grande elevação e carga emocional.  

Este torneio serve, acima de tudo, para fortalecer o espírito veterano e esse ficou bem vincado dentro e fora das quatro linhas, com entrega, camaradagem e humildade dos vencidos e vencedores. No final todos venceram porque enriqueceram as suas vidas com novos amigos e puderam interagir com todos os intervenientes diretos e indiretos neste torneio, pois o futebol é apenas o meio para atingir um fim que é o convívio e a alegria entre todos. 

De realçar que este torneio que evoca também o desaparecimento prematuro de um dos veteranos da UD Fafe, Paulo Rocha, serviu também para homenagear outro atleta do clube que partiu recentemente, Jorge Rodrigues. Como disse o presidente Rogério Ferreira no discurso de introdução à entrega dos prémios "eles continuam a jogar connosco". As esposas de ambos os atletas Clara e Isabel foram convidadas e fizeram questão de marcar presença tendo recebido uma lembrança evocativa do torneio.

De salientar que a equipa do CF Andorinha, que viajou da Ilha da Madeira, foi o primeiro Clube de Cristiano Ronaldo. Já o Alba veio da zona centro do país e o Torcatense é da cidade vizinha de Guimarães e até protagonizou na final um dérbi minhoto com a UD Fafe. 

No jantar houve tempo para trocar lembranças e entregar os prémios e reconhecimentos por parte da UD Fafe, nomeadamente aos árbitros Mateus, Ismael e Armindo e aos patrocinadores presentes. A junta de freguesia de Fafe esteve representada por Marco Freitas.       

Roberto, o capitão da UD Fafe, ouviu os parabéns em coro por todos os presentes e não se livrou de alguns calduços dos seus companheiros que nestas ocasiões não perdoam e até ficam deliciados com estes momentos. Um momento de grande alegria apreciado por todos. 

A noite foi-se esticando até que as obrigações de cada um os levou a partir, mas foi notória a satisfação com que estiveram presentes nesta manifestação de puro veteranismo. O Andorinha e o Alba mostraram-se disponíveis para receber as duas equipas minhotas quando estas assim o entenderem. 

De realçar que este foi o primeiro torneio pós pandemia da UD Fafe e que todos se mostram saudosos destes ambientes de alegria contagiante em que a bola não passa de uma mera intermediária num mundo em que é muito mais que futebol.  

Sem comentários: