.

.
.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pica apresentou-se para a época 2009/2010

Texto e fotos: João carlos Lopes/Tiago João Lopes



Na Honra com
toda a certeza


Depois de viver meses de indefinição quanto ao escalão em que iria militar na temporada 2009/2010, o Pica tem agora a certeza que jogará na Divisão de Honra da AF de Braga, onde, aliás, conquistou um lugar por mérito próprio. Na verdade foi quase preciso ir a Lisboa para garantir aquilo que tinha conseguido em campo. Só a desistência do Rio Maior, equipa dos campeonatos nacionais, que permitiu a subida do Famalicão à 3.ª Divisão e a consequente manutenção do Pica neste escalão, repôs uma verdade nua e crua. Foi com orgulho e satisfação que o presidente Francisco Oliveira exibiu o “fax” que colocava o preto no branco e esclarecia, de uma vez por todas, que o Pica jogava, esta temporada, no escalão máximo do futebol Distrital.
O Pica costuma ser das primeiras equipas a apresentar o seu plantel mas, desta vez, a indecisão dos senhores que mandam no futebol, retardou a revelação da equipa e prejudicou, de alguma forma, a constituição da mesma, pois alguns jogadores davam prioridade a equipas da Divisão de Honra.
Na hora dos discursos o presidente Francisco Oliveira revelou que, talvez em Abril, o Pica já tenha um campo sintético, confessando mais tarde que este clube, que abrange duas freguesias - Quinchães e S. Gens -, deve ser um dos primeiros contemplados com um dos dois sintéticos que a Câmara Municipal atribuirá no próximo ano, pois o clube enquadra-se nas condições e parâmetros exigidos pela autarquia.
O presidente salientou também o facto do Pica precisar de se manter neste escalão para ganhar consistência. “Se a notícia que recebemos na última terça-feira não fosse boa, talvez, agora dissesse o que me ia na alma”, frisou o presidente que disse ainda, que apesar de haver cargos no papel para a direcção os seus directores eram todos presidentes, pois são todos a decidir e não só o que ostenta esse título.
Voltando-se, depois para os atletas Francisco Oliveira reforçou o “bem receber” do Clube, salientado que, se assim não fosse, alguns jogadores não tinha regressado. Aos que ficaram da época passada, agradeceu por terem acreditado na colectividade e seus directores. Disse ainda que não ia prometer nada e que sabia que iam partir em desvantagem com as outras equipas devido à indefinição no escalão que a Pica ia jogar pois só na última terça-feira foram dadas certezas ao Clube. Anunciou ainda a continuação dos dois patrocinadores: Risatel e BT Construções, frisando a coragem dos mesmos em tempo de crise.
O Presidente da Assembleia Geral, Delfim Silva, pegou numa das frases do presidente, quando este se serviu do nome de Raul para exemplificar a dedicação ao Clube, para dizer que se o atleta fosse outro se tinha ido embora, tanto ele como os colegas que ficaram. Dirigiu-se depois a eles dizendo: “Não tenham medo, vamos lutar com as armas que temos”.
O treinador Braga, agradeceu à Direcção a oportunidade que lhe concedeu de treinar a equipa, depois de quatro anos como adjunto, permitindo-lhe, agora, colocar em prática tudo o que aprendeu com toda a gente. O jovem técnico frisou “tudo faremos para alcançar o objectivo da manutenção”. Lembrou ainda que o plantel tem muitos jogadores novos que emergiram de escalões inferiores àquele em que o Pica se encontra mas reforçou a ideia que com trabalho e dedicação será possível atingir as metas traçadas. Disse ainda que faltam à equipa pelo menos três jogadores para reforçar o meio campo e o ataque.
Para já estão agendados jogos-treino, ambos em casa, com o Agrupamento de Santa Cristina e o União Moreirense, nos dias um e três de Setembro, respectivamente.
De lembrar ainda que o momento da apresentação da equipa à imprensa serviu para dar a conhecer o novo elenco directivo, recentemente eleito.

PLANTEL DO PICA - ÉPOCA 2009/2010

GUARDA-REDES: Fernando Jorge (Ex. Sta Eulália) e Vítor (Regresso após 1 ano inactividade)
DEFESAS: Montenegro, Davide, Paulo Russo, André, Samuel (Ex. Ronfe), Miguel (Ex. Júnior Vitória Guimarães) e São Martinho (Ex. Silvares)
MÉDIOS: Raul, Cristóvão, Ismael, Álvaro, Feirinha (Ex. Silvares), Catita (Ex. Silvares), Barbosa (Ex. Silvares), Flávio (Ex. Sta. Cristina) e Pandilha (Ex. Silvares)
AVANÇADOS: Vasco, Richa e Rafael (Ex. Sta. Cristina)

EQUIPA TÉCNICA:
- Treinador: Braga
- Treinador Adjunto: Zé Manel
- Treinador Guarda-Redes: Ricardo
MASSAGISTA: Carlos Piairo
CHEFE DEPARTAMENTO FUTEBOL: Francisco Oliveira e Toninho
TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS: Sr. Cândido e Quim



ORGÃOS SOCIAIS

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Delfim Ribeiro Silva
Secretário: António Augusto Ferreira Lopes Martins
Secretário: Francisco Jose Cunha Machado

CONSELHO FISCAL
Presidente: Vítor Manuel Lopes Sampaio
Secretário: Carlos Alberto Antunes Fernandes
Relator: Jorge Ismael Novais Castro

DIRECÇÃO
Presidente: Francisco Costa Oliveira
Vice-presidente: António Cunha
Tesouraria: Manuel Tiago Leite Machado
Secretário: Manuel Maria Freitas Fonseca
Vice-secretário: Orlando Teixeira Sousa
Vogal: Jose Manuel Mendes Fernandes
Vogal: José Fernando Silva Costa
Vogal: Zeferino Pereira Castro
Vogal: Carlos Filipe Gonçalves Henriques