.

.
.

terça-feira, 12 de maio de 2020

OPINIÃO | Faz sentido haver três nomes diferentes nos campeonatos distritais da AF Braga?

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Uma 1.ª Divisão que é a 3.ª 

Numa altura em que tanto se quer mexer no futebol português, estando já anunciada a 3.ª Liga para a temporada de 2020/21, há situações que são pouco ortodoxas dentro do mesmo, começando pelos campeonatos distritais. Antigamente havia nos campeonatos distritais a 1.ª a 2.ª e a 3.ª Divisão da AF Braga, mas agora, a julgar pelos nomes, parece haver três campeonatos isolados: Pró-Nacional, Divisão de Honra e 1.ª Divisão.

O Pró-Nacional é afinal a antiga 1.ª Divisão, que também já foi Divisão de Honra; por sua vez, a Divisão de Honra é a antiga 2.ª Divisão e a 1.ª Divisão de agora é a 3.ª de antigamente o que, ao contrário do que o nome indica, é a última. 

A própria AF de Braga parece mostrar pouca coerência nos nomes quando nos campeonatos da formação atribuiu os nomes de Divisão de Honra, 1.ª Divisão e 2.ª Divisão para três patamares distintos. Isto deita por terra qualquer teoria de que a primeira divisão nos seniores podia corresponder ao começo nos distritais. 

Para quem anda no futebol há muito e conhece o historial dos clubes é fácil de distinguir os patamares em que os clubes se encontram mas para quem está mais alheio da realidade desportiva não faz qualquer sentido ouvir falar em 1.ª Divisão e vir a constatar que afinal é a última. 

Estas alterações constantes também vieram desvirtuar um pouco a história dos clubes que têm de explicar aos mais novos, agora noutro contexto de contagem dos escalões, que afinal a 1.ª Divisão de agora é a última, mas há uns anos atrás era mesmo a primeira, que agora se chama Pró-nacional e em algumas associações de futebol nacional se chama Divisão de Elite, ou apenas Divisão de Honra. 

Não seria mais fácil a Federação Portuguesa de futebol colocar ordem no escalonamento das divisões a nível nacional? É que a divisão de Honra da AF de Braga que por cá corresponde ao segundo nível distrital é por exemplo o primeiro e único nível na AF de Bragança ou de Vila Real. 

Sem comentários: