.

.
.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Rescaldo do MontesLongos 09 – Festival de Percursos Pedestres de Fafe



"Restauradores da Granja são o maior
clube de Pedestrianismo de Portugal”

O Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), Fernando Cipriano (na foto com Gabriel Soares) considerou os Restauradores da Granja o “maior clube de Pedestrianismo de Portugal”.

No seu discurso, aquando da inauguração da PR 10 FAF “Trilho de Vento”, no passado sábado 18 de Julho de 2009, Cipriano salientou a importância do trabalho desenvolvido pela equipa do clube fafense em prol do desenvolvimento do pedestrianismo em Portugal. Os Restauradores da Granja são pelo terceiro ano consecutivo o clube que mais Cartas de Montanheiro requisitou à FCMP, num universo de mais de 600 clubes filiados.

Fernando Cipriano considerou também que Gabriel Soares e Daniel Oliveira são dos melhores técnicos de pedestrianismo que existe em Portugal. Elogiou o trabalho desenvolvido pelos dirigentes dos Restauradores da Granja nos últimos anos, dizendo, orgulhoso, “foram formados no 1.º Curso de Monitores de Pedestrianismo lançado no decorrer da minha presidência”.


Para Gabriel Soares, presidente da colectividade, é com “enorme satisfação que vê o reconhecimento público por parte do presidente da FCMP em relação aos Restauradores da Granja”, o que, considera, “acarreta responsabilidades acrescidas para o futuro”. Refere, contudo, que “a Secção não é composta apenas por dois elementos. É constituída por muitos sócios que fazem um grande esforço por manter a Secção activa, que trabalham arduamente com amor à camisola, por vezes com prejuízo para a família”.
A Secção de Pedestrianismo conta com sócios de várias localidades do Norte de Portugal que demonstram não haver fronteiras na modalidade dos que praticam o pedestrianismo – o desporto dos que andam a pé.

Em jeito de rescaldo, o presidente dos Restauradores da Granja e responsável máximo pela Secção de Montanhismo e Pedestrianismo, faz um balanço da edição 2009, do Festival de Percursos Pedestres de Fafe – MontesLongos, como se pode ler na pequena entrevista que concedeu a Montelongo Desportivo.


QUE BALANÇO FAZ DA EDIÇÃO DESTE ANO?

Faço um balanço extremamente positivo desta edição do MontesLongos 2009 – Festival de Percursos Pedestres: conseguimos ter pessoas a caminhar connosco pela primeira vez, assim como outras que nos acompanham desde a primeira edição, rever velhos amigos, inaugurar mais um percurso marcado, o décimo, e ainda ter os outros 9 percursos abertos”.

COMO É ENCARADO PELOS PEDESTRIANISTAS O VOSSO TRABALHO?

Pela sondagem que fiz aos participantes, assim como do “feedback” recebido das outras entidades envolvidas, fiquei com a certeza de que todos gostaram do nosso trabalho, da inauguração, do convívio no jantar, dos percursos que efectuaram, pelo que levam as Serranias de Fafe no coração.

HOUVE MAIS ALGUM ASPECTO POSITIVO NA EDIÇÃO DESTE ANO?

Outro aspecto positivo foi ter a presença do Presidente e do Director Técnico de Pedestrianismo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, entidade que tutela a modalidade, do Presidente e respectiva equipa da GDF Suez Energia Portugal, que foi a empresa privada promotora do percurso e ainda de dois elementos da FEDME, Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada, um elemento da equipa directiva e o Director de Senderismo (Pedestrianismo), que ficaram encantados com o nosso trabalho e com as potencialidades naturais do concelho e isto claro, para além dos diversos dirigentes autárquicos locais que estiveram presentes na inauguração da PR10 FAF”.