.

.
.

sábado, 18 de julho de 2009

Ricardo Morais assinou profissionalmente pelo V. de Guimarães



Um lateral que preenche
todo o terreno de jogo

O fafense Ricardo Morais, é um lateral que tanto joga à direita como à esquerda e, aos 18 anos, acaba de assinar o seu primeiro contrato como sénior, com o Vitória de Guimarães, grande viveiro de jogadores e onde só os melhores colocam o preto no branco.
Ricardo assinou contrato profissional com os vitorianos por duas épocas mas será cedido, por empréstimo, ao Serzedelo equipa da Série B da 3.ª Divisão nacional, na época 2009/2010, cuja apresentação está agendada para este Sábado, dia 18 De Julho.
Na avaliação feita por quem entende verdadeiramente de futebol, a este fafense foi diagnosticada uma presença técnico/táctica, em campo, acima da média, onde sobressaem os cruzamentos e a entrega de bola com precisão, tanto no passe curto como no longo. Também nos lançamentos de linha lateral este jogador consegue grande alcance. Além disso, os entendidos vêm no atleta uma forte atitude a que se soma a grande disponibilidade para trabalhar em vários sistemas tácticos. Apesar de ainda muito jovem, Ricardo Morais revela uma excelente preparação psicológica, tendo na humildade um dos seus pontos fortes como ser humano.
Ao longo dos seus dez anos de formação o atleta conheceu três clubes e vários treinadores. Assim, iniciou a sua formação na época 2000/2001 na AD Fafe, sob o comando do “mister” Jaime; seguiu-se uma época no Desportivo Ases de S. Jorge, em 2001/2002, tendo Óscar Barros como treinador; regressou ao Fafe para o representar entre 2002 e 2004, em que foi treinado pelo treinador Jorge e pelo professor Luís Miguel. As suas qualidades futebolísticas não passaram despercebidas aos olheiros do Vitória de Guimarães onde o jogador fez um percurso notável nos escalões de formação, desde 2004 a 2009. No clube da cidade berço foi treinador por Emídio Magalhães, Flávio, Luís Filipe e Professor Rogério Rodrigues. Com Luís Filipe averbou o título da Taça Associação de Futebol de Braga em 2005/2006.
O Destaque principal vai para a presença na fase final de Juniores “B”, em 2006/2007, em que o Vitória de Guimarães conquistou o 3º Lugar e ainda, para a participação na fase final de Juniores “A” em 2008/2009.
Apesar de ser um lateral o atleta gosta de fazer o gosto ao pé tendo marcado nestes dez anos de formação cerca de oitenta golos em mais de três centenas e meia de jogos completos tendo, em que foi advertido por cinco vezes com a cartolina vermelha.
Apesar da grande paixão que nutre pelo futebol o jogador frequenta o 11º Ano de Escolaridade e pretende concluir os estudos a nível do ensino Secundário e Superior, isto na área de Desporto.
Importantes foram também as diversas chamadas às Selecções Nacionais jovens, cujo registo é o seguinte:

Em 2005 Selecção Sub.16 – Juniores – “B”;
Em 2006 Selecção Sub.16 – Juniores – “B”;
Em 2006 Selecção Sub.17 – Juniores – “B”;
Em 2006 Selecção Sub.17 – Juniores – “B” (Participando no torneio em Inglaterra);
Em 2008 Selecção Sub.19 – Juniores – “A” (preparação para a primeira fase de qualificação Europeu);