.

.
.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

28º Grande Prémio do Minho de 18 a 20 de Junho

Texto: acm.pt

Passa em Fafe no Domingo

De 18 a 20 de Junho, o Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada depois de alguns anos de interregno. Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença assumem primazia no percurso das três etapas do 28º Grande Prémio do Minho, competição que será disputada pelo pelotão nacional de Elites e Sub 23. Num total de 438 quilómetros, o trajecto do Grande Prémio do Minho integra duas etapas de montanha e uma tirada propícia ao espectáculo dos sprinters.

Com o arranque da competição em Vila Nova de Cerveira e o final na montanha da Penha (Guimarães), um pelotão de cem corredores (Elites e Sub 23) terá que percorrer um total de 438 quilómetros repartidos por três etapas, durante as quais encontrarão seis contagens do prémio da montanha e nove metas volantes.

A montanha ajudará certamente a encontrar o vencedor do 28º Grande Prémio do Minho, mas o traçado da prova – definido tendo em atenção a altura da época e a participação de atletas Sub 23 – deixa antever que será uma prova disputada até à última subida e aberta à vitória de qualquer corredor.

Em prova estarão treze equipas dos escalões de elite e Sub 23: Madeinox – Boavista, LA - Rota dos Móveis, Barbot – Siper, Palmeiras Resort Prio, Loulé – Aquashow, Asc - Vitória – RTL, Aluvia – Valongo, Liberty Seguros - Santa Maria da Feira, Mortágua / Basi, Crédito Agrícola, Cartaxo Capital do Vinho - CC José Maria Nicolau, Gondomar - Coração de Ouro e Maia - Bike Team.

Para o regresso do Grande Prémio do Minho, a Associação de Ciclismo do Minho programou um conjunto de actividades de animação a desenvolver nos locais de partida e chegada das três etapas, nomeadamente, em Vila Nova de Cerveira, Valença, Barcelos e Guimarães.

A primeira etapa (Vila Nova de Cerveira – Vila Nova de Cerveira), será disputada no dia 18 de Junho (sexta-feira) num percurso de 140 quilómetros por entre a arte e a beleza de Vila Nova de Cerveira. Com a estreia da difícil subida do Sopo em provas de ciclismo, o pelotão terá que enfrentar um “carrossel” com rampas bastante inclinadas antes de concluir a etapa junto ao rio Minho. Até à primeira contagem de montanha, no Extremo, a etapa não apresentará grandes dificuldades, mas estas serão acrescidas quando, depois de atravessada a contagem de montanha de Padroso, os ciclistas iniciarem a aproximação em paralelo à subida para o Sopo. Alcançado o ponto mais alto da etapa, o pelotão regressará a Vila Nova de Cerveira para concluir uma etapa que se perspectiva espectacular e que terá a particularidade de terminar junto ao rio, no Parque de Lazer do Castelinho. O percurso da etapa de Vila Nova de Cerveira inclui ainda três metas volantes e a passagem por localidades como Monção, Paredes de Coura e Caminha.

No dia 19 de Junho (sábado), a segunda etapa (Valença – Barcelos) terá a extensão de 154 quilómetros e não incluirá contagens de montanha, sendo mais favorável aos roladores e uma oportunidade para os sprinters brilharem no Grande Prémio do Minho. O desfecho será, no entanto, imprevisível, sendo de considerar o interesse pelas bonificações em tempo a atribuir na chegada e as três metas volantes que estarão em disputada. O traçado da terceira etapa prevê que a caravana passe novamente por Vila Nova de Cerveira e Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo e por freguesias das zonas norte e sul de Barcelos. A chegada será na avenida da Liberdade, em Barcelos, por onde o pelotão passará antes de concluir o trajecto.

A terceira e última etapa (Guimarães – Guimarães / Penha) será disputada no dia 20 de Junho (domingo), trazendo de novo a montanha ao Grande Prémio do Minho. Com 144 quilómetros, a caravana partirá do Estádio D. Afonso Henriques para uma primeira parte do percurso sem dificuldades aparentes, começando estas a surgir com a aproximação da contagem de montanha de Rossas. Vencidas as dificuldades de Rossas e da Lameira, o pelotão terá ainda que percorrer 60 quilómetros antes de chegar ao empredado que assinala o início da subida da Penha, pela Costa. Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe, Fafe e Vizela estarão para trás quando os corredores abordarem a última e decisiva subida. Tal como nas restantes etapas e percurso, para os quilómetros finais está em perspectiva um empolgante espectáculo desportivo ao qual não faltará certamente muito público para coroar na Penha o vencedor do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.

Dorsal número um atribuído ao vimaranense Joaquim Sampaio

Joaquim Sampaio será o portador do dorsal número um do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo, de acordo com a decisão da organização que procedeu à atribuição dos dorsais com base na classificação colectiva do último Grande Prémio do Minho.

O veterano corredor e irmão do falecido ciclista Manuel Abreu partirá para a primeira etapa com a camisola amarela (Águas do Noroeste) do Grande Prémio do Minho.

Experiente, respeitado e acarinhado, Joaquim Sampaio, de 40 anos e natural de Guimarães, é um dos veteranos do pelotão português. A acrescentar aos resultados que coleccionou ao longo de toda a carreira, Joaquim Sampaio venceu no ano passado a 4ª Clássica do Sotavento Algarvio e o Grande Prémio Abimota, sendo reconhecido grande prestígio e popularidade ao corredor da Madeinox/Boavista.

A organização da prova deliberou que a formação Sub 23 da ASC - Vitória - RTL partirá na primeira etapa com a camisola laranja (Reclamos Vitória), símbolo da liderança da juventude e a Liberty Seguros - Santa Maria da Feira com a camisola verde (Jogo Limpo - manifesto pela ética desportiva), da classificação por pontos. A Barbot - Siper iniciará o Grande Prémio do Minho com a camisola Azul (A Minha Óptica) da classificação da montanha e a equipa Mortágua - Basi com a camisola branca (Fafebombas) das metas volantes.

“Águas do Noroeste” patrocina a camisola amarela

A Águas do Noroeste - empresa resultante da fusão da Águas do Ave, Águas do Cávado e Águas do Minho e Lima - será a patrocinadora da camisola amarela, símbolo de liderança, do 28º Grande Prémio do Minho em ciclismo.

Com sede em Barcelos e pólos em Guimarães e Viana do Castelo, a Águas do Noroeste (www.adnoroeste.pt) está integrada no grupo Águas de Portugal, sendo a primeira empresa resultante de um processo de fusão no sector da água em Portugal, tornando-se numa das maiores gestoras de sistemas multimunicipais de água e saneamento a actuar em Portugal.

Integrando mais de 30 municípios da região do norte, predominantemente do Minho, a criação da Águas do Noroeste permitirá integrar o ciclo urbano da água no novo sistema multimunicipal, garantindo o reforço da sustentabilidade económica e financeira, a obtenção de sinergias, a partilha e maximização de recursos, a redução das tarifas e o aumento da eficácia e eficiência do sistema.

Pretendendo afirmar-se como uma empresa de referência nacional no sector da água, em termos da qualidade do serviço prestado, e um parceiro activo para o desenvolvimento sustentável da região, a Águas do Noroeste transmitirá no Grande Prémio do Minho as mensagens "A Água de todos, na vida de cada um" e "A água de todos, nas vitórias de cada um".

A camisola azul do Grande Prémio do Minho, símbolo da liderança da classificação da montanha, será patrocinada pela empresa “A Minha Óptica”, empresa com instalações em Guimarães, Vizela e Felgueiras que oferece serviços nas áreas de optometria, contactologia, proporcionar consultas grátis e oferece uma grande gama de marcas e modelos de óculos.

A empresa Reclamos Vitória patrocina a camisola laranja, símbolo da liderança da classificação da juventude. A jovem empresa, com sede em Guimarães, é fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.

Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.

A camisola verde, da classificação por pontos, terá a inscrição do “Jogo Limpo” um manifesto pela ética desportiva promovido pela Associação de Ciclismo do Minho que pode ser subscrito em www.acm.pt.

A 28ºedição do Grande Prémio do Minho em ciclismo conta ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Guimarães, Barcelos e Valença e da Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), FullWear (fornecedor das camisolas de liderança), Fullsport, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror, Jopedois, Remáquinas, Diário do Minho (jornal oficial), Grupo Santiago, Pgm e Ciclismo a fundo (revista oficial).



ETAPAS DO 28º GRANDE PRÉMIO DO MINHO

1ª etapa - Sexta-feira, 18 de Junho de 2010
Vila Nova de Cerveira - Vila Nova de Cerveira (140 Kms)
Cerveira - Arte e Beleza Natural

Partida: 13h58 (Vila Nova de Cerveira, Aquamuseu Rio Minho, Parque Lazer Castelinho)
Chegada: 17h20 (Vila Nova de Cerveira, Aquamuseu Rio Minho, Parque Lazer Castelinho)
Prémios de Montanha: Extremo (3ª categoria), Padroso (2ª categoria) e Sopo (1ª categoria)
Metas Volantes: Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira (Etar de Cerveira - Águas do Noroeste)
Resumo do percurso: Vila Meã, São Pedro da Torre, EN 101, Ganfei (14h20), Verdoejo, Troporiz, Monção (14h42), Trute, Barroças, Extremo (15h05), Padroso (15h13), Insalde, Angústias, Moselos, Paredes de Coura (15h25), Resende, Cunha, Águalonga (15h38), São Roque, Cossourado, Candemil (15h59), Nogueira, Reboreda, EN 13 - Vila Nova de Cerveira, Lanhelas (16h20), Seixas, Caminha, Vilar de Mouros (16h38), Covas, Sopo (17h05), Vila Nova de Cerveira.

2ª etapa - Sábado, 19 de Junho de 2010
Valença - Barcelos (154 Kms)
Valença, Fortaleza Viva / Barcelos está o máximo

Partida: 11h58 (Valença, Largo da Feira)
Chegada: 15h34 (Barcelos, Avenida da Liberdade)
Metas Volantes: Viana do Castelo (Águas do Noroeste - Pólo de Viana do Castelo), Barcelos (Avenida da Liberdade) e Areias de Vilar (Águas do Noroeste - Pólo de Barcelos)
Resumo do percurso: Valença, São Pedro da Torre, Vila Nova de Cerveira (12h16), Lanhelas, Caminha (12h30), Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife (12h48), Viana do Castelo - Praça do Alto Minho (13h13), Darque, Vila Fria, Neves, Barroselas (13h32), Balugães, Cossourado, Panque, Alheira (13h58), Roriz, Lijó, Arcozelo, Barcelos - Avenida da Liberdade (14h17), Rio Côvo, Santa Eugénia, Areias de Vilar (14h27), Adães, Gamil, EN 204, Várzea, Midões, Rio Covo, Silveiros (14h45), Via Todos, Louro, Brufe, Outiz, Cavalões, Gondifelos, Negreiros, Balazar (15h11), Macieira de Rates, Gueral, Pedra Furada, Góios (15h24), Pereira, Alvelos, Barcelinhos, Barcelos, Avenida da Liberdade.

3ª etapa - Domingo, 20 de Junho de 2010
Guimarães - Guimarães / Penha (144 Kms)
Guimarães - Capital Europeia da Cultura’2012

Partida: 11h55 (Guimarães - Águas do Noroeste, Pólo Guimarães), Estádio D. Afonso Henriques)
Chegada: 15h30 (Guimarães / Penha - junto ao Hotel)
Prémios de Montanha: Rossas - Cabeceiras de Basto (3ª categoria), Lameira (2ª categoria) e Penha (1ª categoria)
Metas Volantes: Fafe, Vizela - Fórum Vizela (A Minha Óptica) e Guimarães - Largo do Toural (A Minha Óptica)
Resumo do percurso: Fermentões, Ponte, Taipas, São Cláudio de Barco, Briteiros (12h16), Donim, Santo Emilião, São Martinho Campo, Póvoa de Lanhoso (12h30), Fontarcada, Ralde, Rossas (12h57), Cabeceiras de Basto (13h24), Arco de Baúlhe, Gandarela, Lameira (13h54), Pica, Fafe (14h15), Arões, Portela de Arões, Paçô Vieira, EN 101, Vila Nova de Infantas (14h33), Serzedo, São Paio de Vizela, Vizela (14h46), Infias, Moreira de Cónegos, Vila Lordelo, VIM, Serzedelo, Gondar (15h08), Selho São Jorge, Guimarães, Alameda Mariano Felgueiras, Av. Conde Margaride, Rua Paio Galvão, Largo Toural (15h20), Al. São Dâmaso, Rua Dr. José Sampaio, Costa, São Roque, Penha.
.

Sem comentários: