.

.
.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Gala do Futebol Popular de Fafe

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Só alguns são vencedores mas nenhum é vencido

- Elas bem chamavam pelo Zé mas ele só chorava

A Gala do Futebol Popular de Fafe, realizada no último Sábado (27 de Junho) encheu por completo o salão principal da Quinta da Ponte, em Quinchães, num ambiente festivo, com números de magia e a música peculiar dos gaiteiros. Foram enaltecidos os vencedores e os vencidos tendo reinado o Fair Play.

A Gala teve honras de abertura com o discurso do Presidente da Associação de Futebol de Fafe (AFPF), o causídico Yazalde Lacá Martins o que qual agradeceu à Câmara Municipal de Fafe por todo o apoio prestado e tornou público a aprovação do contrato programa para os próximos quatro anos no valor de 25.000,00 €/ano, tendo considerado quer a verba se revela pouca para fazer face a todas as necessidades.

Na hora de agradecer fê-lo também aos colegas da direcção e restantes órgãos sociais, afirmando que sem os quais não seria possível levar a bom porto o projecto. Da mesma forma, agradeceu à esposa, pelo apoio e pediu desculpa à família pela ausência.
Yazalde Martins deu depois os parabéns aos vencedores, mas acima de tudo aos vencidos, pois considera que o futebol popular é um desporto de todos e os homenageados são todos os participantes.

O presidente da AFPF aproveitou a ocasião para desmentir os boatos que lançaram de zanga com o director José Maria Novais, tendo reconhecido publicamente todas as qualidades deste membro da direcção. Garantiu ainda de que todos os directores e membros dos restantes órgãos sociais demonstraram apoio ao actual presidente e que não existe qualquer conflito interno.

Lembrou igualmente que esta direcção está a chegar ao fim de mandato e que em breve haverão eleições. Nesse sentido disse que serão bem vindas todas as listas que tenham um projecto em mente e que digam que podem fazer melhor do que o que foi efectuado. Disse ainda um rotundamente Não à lista que se está a formar com o objectivo de derrubar o actual presidente, anunciando nova candidatura para combater essa lista a qual considera que se apresenta vazia de conteúdo, revelando que o faz acompanhado da actual direcção e demais órgãos sociais.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins agradeceu as palavras que lhe foram dirigidas e deu os parabéns à AFPF pela forma como tem organizado os diversos campeonatos. Aproveitou ainda a ocasião para enaltecer o concelho de Fafe na organização de provas desportivas de carácter nacional e internacional como o andebol, BTT e o Enduro, entre outras.

Em nome da AFPF o apresentador de serviço, Armando César, fez outros agradecimentos que não são menos importantes a pessoas e instituições a quem foram entregues lembranças pela sua colaboração e a sua disponibilidade. Assim foram chamados sucessivamente o Município de Fafe, nas pessoas do senhor Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. José Ribeiro, Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. Antero Barbosa e Senhor Vereador do Pelouro do Desporto que, em representação do Município de Fafe não se têm poupado no apoio à AFPF; Bombeiros de Fafe, pelas sucessivas presenças nas finais sem qualquer contrapartida; Associação Desportiva de Fafe, pela cedência do recinto quando necessário, Juntas de Freguesia de Armil, Estorãos e Regadas, pelo apoio no transporte dos atletas das nossas selecções, aos diversos torneios em que participamos, Comunicação social, pela divulgação que faz do futebol popular; Manuel Ferreira, que proporciona o magnífico espaço onde é realizada a Gala, e colabora activamente com a sua realização, permitindo que tenha a dignidade que merece, Alcides Lemos, pelo esforço na organização da Gala, encetando todos os esforços, de forma totalmente altruísta, para que as pessoas presentes desfrutem de um bom momento de convívio e por fim ao apresentador, pela sua qualidade na apresentação da gala, dando-lhe maior brilhantismo Armando César.

Seguiu-se a entrega das lembranças às Associações Concelhias que integram a Federação de Futebol Popular do Norte, tendo sido agradecida a sua presença nesta festa do desporto. São elasas Associações de: Barcelos, Espinho, Guimarães, Marco de Canavezes, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde. Houve também uma lembrança para a Federação de Futebol Popular do Norte, representada pelo seu Presidente António Pereira. Foram ainda contemplados com lembranças todos os órgãos sociais da Associação.

Os árbitros não foram esquecidos pelo que também eles mereceram as respectivas lembranças e aplausos porque o momento assim o exigia.
A entrega de troféus de presença e aos vencedores constituiu o moimento alto desta gala.

Assim e relativamente ao Futsal Feminino o vencedor da Supertaça foi o Grupo Cultural e Desportivo de REGADAS.

Já o vencedor da Taça foi o Grupo Cultural e Desportivo de ARMIL

No que respeita ao Troféu Disciplina, nesta competição o vencedor foi o Grupo Cultural e Desportivo de Armil.

CLASSIFICAÇÃO DO TROFÉU DISCIPLINA

► Vencedor - Grupo Cultural e Desportivo de Armil

► 2.º lugar – Centro Saúde de Fafe

► 3.º lugar – Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos

Foi ainda entregue um prémio especial. Trata-se de um reconhecimento pela forma como uma das equipas deste campeonato se apresentou nesta competição. Não obstante os maus resultados iniciais não baixou os braços, não desistiu e continuou a trabalhar, demonstrando, já na fase final do campeonato, ser uma equipa mais adulta, mais forte e que poderá ter maiores ambições para o futuro. Pela forma dedicada como procurou colmatar as suas insuficiências, os seus erros, sem apontar culpas para terceiros, O CENTRO DE SAÚDE DE FAFE mereceu, por essa atitude, o prémio dedicação.

Nesta competição de Futsal Feminino o prémio de melhor marcadora foi para a atleta Ana Isabel Marinho Costa Leite, do Armil B, tendo marcado 23 golos no campeonato, equipa que também venceu o campeonato. As atletas bem queriam homenagear o seu treinador chamando constantemente pelo Zé mas este, emocionado, só chorava. Ficou a intenção e as palavras de agradecimento e reconhecimento das atletas ao seu treinador e amigo. Grande Zé e grande trabalho.

CLASSIFICAÇÃO DO FUTSAL FEMININO

► Campeão - Grupo Cultural e Desportivo de ARMIL B

► 2.º lugar – Grupo Cultural e Desportivo de Regadas

► 3.º lugar – G.C.R. “Os Amigos de Quinchães”

► 4.º lugar – Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos

 5.º lugar – Grupo Cultural e Desportivo de Armil A

► 6.º lugar - Grupo Cultural e Desportivo de Serafão

► 7.º lugar – Centro de Saúde de Fafe

No que respeita ao escalão de juvenis o vencedor da Taça “Dr. Antero Barbosa” foi o G.C.R. “Os Amigos de Quinchães” que também venceu o campeonato.

CLASSIFICAÇÃO DO TROFÉU DISCIPLINA

► vencedor - G.C.R. “Os Amigos de Quinchães”

► 2.º lugar - Associação Desportiva de Oleiros

► 3.º lugar – Centro Desportivo de Vinhós

Neste capítulo o troféu fair Play fez recair a escolha este ano sobre o Presidente do Centro Desportivo de Vinhós. O seu comportamento, dentro e fora de campo, no relacionamento com todos os intervenientes desportivos mereceu ser recompensado e por isso António Manuel Silva foi distinguido com respectivo troféu.

Neste escalão o prémio de melhor marcador foi para o atleta Fábio Sérgio Gonçalves Moreira, dos Amigos de Quinchães, com 10 golos marcados no campeonato. O campeão foi o Oleiros. Sem qualquer derrota em seis jogos.

CLASSIFICAÇÃO DOS JUVENIS

► Campeão - Associação Desportiva de OLEIROS

► 2.º lugar – G.C.R. “Os Amigos de Quinchães”

► 3.º lugar – Centro Desportivo de Vinhós

► 4.º lugar – Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos

No futebol sénior o mais carismático da Associação de Futebol Popular de Fafe o Vencedor da Supertaça Dr. José Ribeiro foi o Grupo Cultural e Desportivo de REGADAS que venceu igualmente a taça a Taça “Cidade de Fafe”


Neste escalão os mais disciplinados foram os atletas do S. Clemente.

► Vencedor – Ass. Desportiva e Cultural S. CLEMENTE

► 2.º lugar – Grupo Cultural e Desportivo de Regadas

► 3.º lugar – G.C.R. “Os Amigos de Quinchães”

No que respeita ao troféu fair Play foram muitos os dirigentes que  demonstraram estar à altura deste prémio. Porém, o prémio só podia ser entregue a um elemento. Pela atitude desportiva, pela compreensão, pelo esforço e pela colaboração prestados ao futebol, em particular ao futebol popular, fruto do excelente relacionamento com todos os intervenientes desportivos, a escolha recaiu em Domingos Gonçalves Domingues, do Aboim.

O prémio de melhor marcador no escalão sénior foi para o atleta Sandro Miguel Pereira M. Costa, do Aboim, com 18 golos marcados no campeonato.

CLASSIFICAÇÃO DOS SÉNIORES

► Campeão - Grupo Cultural e Desportivo de REGADAS

► 2.º lugar – Grupo C. D. R. Santa Maria de Ribeiros

► 3.º lugar – G.C.R. “Os Amigos de Quinchães”

► 4.º lugar – Grupo C. D. Recreativo Fareja

► 5.º lugar – Associação Desportiva e Cultural de Aboim

► 6.º lugar – Grupo Desp Cult e Recreativo de Pardelhas

► 7.º lugar – Associação Desportiva e Cultural S. Clemente

► 8.º lugar - Grupo Cultural e Desportivo de Serafão

► 9.º lugar – Futebol Clube Marinhão

► 10.º lugar – Grupo Cultural e Desportivo de Armil
.

Sem comentários: