“A verdadeira escola da vida é saber conviver com todos e não só com os melhores”
Depois de muitos anos a fomentar a prática de futebol, modalidade que vai continuar, o GD Paços resolveu enveredar por outro caminho ao iniciar um projecto pioneiro em Fafe com a introdução do rugby.
Na ideia do seu mentor, Rogério Martins, este é um deporto colectivo que permite às crianças ter uma base educativa forte e este não é um desporto tão violento como parece. Por enquanto está direccionado a atletas até os sub 14 e vai centrar-se, essencialmente, no treino e no convívio e, nestas idades, pode ser praticado no campo pelado, neste caso no próprio recinto desportivo do Clube, onde já decorrem as sessões de treino. No futuro há a esperança de poderem vir a utilizar o campo dos Ases de S. Jorge ou outra instituição que tenha piso sintético, ou mesmo o relvado do Parque da Cidade de Fafe.
O presidente Rogério Martins diz que “o futebol está muito viciado e é complicado educar crianças através do futebol que é vivido como se fosse uma guerra. O desporto deveria ser lealdade e não aquilo em que tudo vale para ganhar”.
O timoneiro do Paços refere que ao praticar uma nova modalidade é mais fácil educar e dá outro impulso áquilo que devia ser o desporto educativo. No entanto, para muita gente está primeiro o resultado e não importa como se consegue. Apesar disso vamos continuar com o futebol.
É vontade dos pacenses serem uma referência no concelho como outras colectividades já o são, no futebol, futsal e andebol.
Já existe cerca de dez equipas de Rugby na zona norte do país e é com estas que os pacenses vão conviver na pratica da modalidade que consideram ser diferente e com vontade de praticar o desporto pelo desporto em que não interessa o resultado mas sim o convívio. O presidente afirma ainda que “a verdadeira escola da vida é saber conviver com todos e não só com os melhores”.
O GD Paços diz que tem tudo para trabalhar com o apoio da FPR e comenta que não se podia encaixar num projecto em que o aspecto educativo não fosse prioridade em relação ao aspecto desportivo”.
O presidente do Paços conta com 20 atletas neste ano de arranque mas projecta para 50 no segundo ano. Dos sub 8 aos sub 14, conta, em breve fazer uma equipa por escalão.
Para Zezinho Oliveira, um dos atletas a praticar rugby se a modalidade vingasse em Fafe “seria muito bom, pois era algo diferente que toda a gente poderia experimentar”, por isso mesmo é que está a gostar da experiência, por considerar “ser um jogo de equipa, enquanto no futebol há mais momentos de individualidade” por isso recomenda a pratica da modalidade quando diz “penso que quem gostar de desporto em geral e gostar de se empenhar tem aqui uma boa experiência”.
Fica desde já o aviso que a FPR vai fornecer os equipamentos e quem estiver interessado em particar Rugby deve contactar o presidente Rogério Martins, através do número: 919 811 442
Sem comentários:
Enviar um comentário