.

.
.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Rally Spirit 2016: A concretização do sonho de Mário Castro

Texto: Mário Castro

"Verdadeiramente inesquecível"

Acontecem coisas nas nossas vidas que por muito que possamos sonhar e lutar por elas nunca se concretizam mas desta vez posso-me considerar um felizardo pois realizei um verdadeiro sonho de criança.

Esta minha paixão pelo automobilismo em geral e pelos ralis em particular começou desde os meus 4 ou 5 anos de idade e lembro-me perfeitamente de aos meus 8 anos ver passar um Senhor (na altura pouco conhecido) mas que tinha um carro com uma das minhas decorações favoritas, o Lancia 037 da "Totip". Nunca fui adepto da Lancia mas aquele carro, com aquela decoração marcou-me até mais, talvez, que os da "Martini".

Quem veio a Portugal nesse carro era um Sr. chamado Massimo Biasion.

Confesso que não queria nada que ele vencesse em Portugal porque eu era adepto da Audi na altura, mas isso não deixava que não o admirasse como piloto tal como todos os outros pois ele era um dos que me fazia sonhar em um dia fazer o que eles faziam como profissão.

A partir daí, e independentemente dele (Biasion) continuar a pilotar para uma equipa que não admirava tanto como as outras, aprendi a gostar dele como piloto pois veio a tornar-se um dos pilotos mais velozes em Portugal e sentia-se que ele tinha um carinho muito particular por este país e por todos nós adeptos, tornando-se mesmo BI-campeão Mundial.

Muitas vezes estive ao lado dele em treinos, testes, ralis, etc... e tantas vezes desejei pedir-lhe para me deixar sentar no seu carro mas nunca o fiz por vergonha. Apenas fui conseguindo uns autocolantes e uns postais autografados.

Agora, passados mais de 30 anos aconteceu o que eu nunca imaginei vir a acontecer. Surgiu este convite por parte do Pedro Ortigão há uns meses atrás para navegar o Miki e naturalmente não podia rejeitar de maneira alguma.

Sei que este não é o Auge da carreira do Miki e que o carro também não é competitivo relativamente aos que corro nos dias de hoje mas tanto o Miki como o Lancia 037 são e serão umas Lendas dos ralis.

Chegado o dia de receber o Miki e começar a trabalhar para o rali, ele mostrou-se logo uma pessoa super simpática e disposto a ajudar-me em tudo o que eu pudesse vir a ter dificuldades, chegando mesmo ao ponto de me dizer que queria as notas de andamento em Português para me facilitar a vida.

Mas não era isso que eu queria apesar de saber que estava a correr um grande risco de algo correr mal para o meu lado e perguntei se podia ser em Inglês ao qual ele me respondeu que em Inglês não gostava muito.

Então, á entrada da primeira especial que fomos reconhecer decidimos fazer uma experiencia em Italiano e não correu nada mal e ficou então decidida a lingua na qual seriam "cantadas" as notas.

O resto, todos quantos estiveram na estrada a acompanhar a prova já viram. Fizemos, a meu ver um grande rali, com um carro espetacular mas muito difícil de conduzir e que apesar de original (ex- walter Rohrl)era a primeira versão do 037 que a Lancia lançou em finais de 82, inícios de 83.

O Miki surpreendeu-me pela sua garra, determinação e vontade de fazer bem numa altura da sua carreira em que poderia estar mais virado para a diversão. Ele tentou tudo para vencer o rali e até estávamos a dominar nos Históricos e em terceiro a nível da geral o que seria excelente para nós mas a ultima especial do rali trouxe-nos um certo "amargo de boca". Apanhamos muita chuva durante toda a especial e com pneus de seco e muito gastos foi completamente impossível fazer melhor do que fizemos nessa classificativa e com isso perdemos o terceiro posto da geral e a vitória entre os históricos.

Ainda assim só posso sair deste rali super satisfeito pois o nosso relacionamento dentro do carro foi perfeito, divertimo-nos bastante e terminamos a prova com o sentimento de dever cumprido.

O meu muito obrigado ao Pedro Ortigão por me ter proporcionado este momento inesquecível e ao Miki Biasion por ter confiado no meu trabalho como seu navegador.

Nunca mais esquecerei estes 3 dias do Rali Spirit 2016...

Afinal há sonhos aparentemente impossíveis que se concretizam!!!...

Sem comentários: