.

.
.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Entrevista | Filipe Katurra o diamante por lapidar do Arões SC

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 


Um júnior que já encanta e marca nos seniores 


Katurra Júnior não nasceu num berço de ouro, mas veio ao mundo equipado com uma mentalidade e capacidade só ao alcance dos melhores, ainda que não tenha tido a oportunidade que bem merece no futebol, apesar dos seus 17 anos de idade. Desde muito cedo que utiliza a sua qualidade futebolística para cativar e empolgar as assistências, com a sua agilidade felina que lhe confere um ar de matador e que o levaram a disparar centenas de golos desde que iniciou a sua formação, sendo certo que tem ainda pela frente um ano de júnior e já faz parte da equipa sénior do Arões SC, para a qual foi recrutado no decorrer da temporada que foi interrompida de forma abrupta e onde não se intimidou e assinou três golos em seis jogos, um deles no épico jogo de estreia para a Taça AF Braga contra o Urgeses. Trata-se de um jogador que tem praticamente tudo para singrar no futebol, incluindo a humildade que faz dele um jogador amado e acarinhado. Só falta agora que os olheiros façam o trabalho de pesquisa como deve ser para ver que têm aqui no jovem Filipe Katurra um diamante por lapidar mas que já brilha e ofusca há muito tempo, porque não joga só futebol, ele estuda o futebol e os adversários e faz o trabalho de casa antes de entrar em campo. Um jogador que nasceu para grandes palcos do futebol, mas que agradece, humildemente, todas as oportunidades que lhe foram dadas até agora por todos os que se cruzaram no seu caminho. 


NOME: Luís Filipe Peixoto Oliveira

IDADE: 17 anos

PROFISSÃO: Estudante 

NATURALIDADE: Golães, Fafe.

POSIÇÃO: Avançado

CLUBES: Formação: G.D.C.R. Golães (futebol e futsal) e Arões SC (futebol). Seniores: Arões SC. 


Onde e com que idade começou a jogar futebol?

- Comecei a jogar no GDCR Golães com cerca de 4/5 anos tendo praticado futebol e futsal neste clube que é o da minha freguesia de residência e de onde sou natural. 

Como ganhou a alcunha de Katurra?

- Derivado ao meu pai que é conhecido como Katurra e que também representou o GDCR Golães. Como é um nome fora do vulgar, eu gostei e adoptei-o como Katurra Jr (júnior), sendo também uma forma de homenagear o meu pai que segundo me dizem também tinha boas aptidões para o futebol.

Teve sempre vocação para jogar no ataque ou ocupou outras posições?

- Desde sempre joguei no ataque porque tenho fome de golos e gosto de sentir a adrenalina de os marcar e de festejar com os meus colegas de equipa.

Praticou ou gostava de praticar mais algum desporto além do futebol?

- Já joguei também andebol, ténis de mesa e pratiquei ginástica acrobática, mas tudo isto apenas a nível de desporto escolar.

Que Clubes representou na sua formação? 

O GDCR Golães onde joguei futebol e futsal e o Arões SC.

Foi convidado para jogar noutros clubes além dos que representou?

- Ainda como atleta do Golães houve interesse do Benfica, do Sporting e do Vitória de Guimarães. Depois, já no Arões, surgiu o interesse do Paços de Ferreira, Rio Ave, e Sporting de Braga, mas só a AD Fafe e o CC Taipas é que entraram em contacto comigo. 

Sabe quantos golos marcou durante a sua formação?

- Ao certo não sei, mas ao serviço do Golães foram cerca de 250 e no Arões cerca de 125 golos.

Quais as maiores alegrias da sua carreira na formação?

- A maior alegria foi ganhar o campeonato no escalão de iniciados pelo Arões SC, com 11 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado. A outra foi garantir a manutenção no último jogo onde só a vitória interessava e onde mais uma vez os nossos adeptos demonstraram que estão sempre presentes nos bons e maus momentos das equipas dos diversos escalões do Arões. Recordo-me que foi num jogo fora e tivemos mais adeptos do que a equipa da casa e nós, jogadores, respondemos da melhor forma com uma vitória sem espinhas como se costuma dizer. 

E a pior ou piores recordações?

- Foi a perda de um colega de equipa no meu primeiro ano no Arões Sport Clube. É sempre muito doloroso ver partir alguém quanto mais da nossa idade. Que Deus tenha em paz este meu amigo que levou para junto Dele. 

Qual foi a sensação de ser titular pela primeira vez na equipa principal do Arões SC?

- Foi magnífico, inexplicável, pois cerca de um mês antes eu era mais um adepto na bancada a vibrar com os jogos e depois sentir na pele aquele apoio não há palavras para descrever esse momento.

- O que sentiu quando marcou o primeiro golo como sénior?

- Os meus colegas da equipa sénior sempre me fizeram sentir à vontade e motivavam-me constantemente pelo que eu só tinha que demonstrar o porquê da minha subida para a equipa principal. Quando entrei em campo não sentia nenhuma pressão e só pensei em ajudar a equipa. Na primeira ocasião de remate que tive fiz o meu primeiro golo. Ainda hoje não tenho palavras para descrever esse momento, foi contra o Urgeses, onde fiz o 4-3. Um momento que fica para toda a vida. 

Quantos golos marcou pelos seniores do Arões SC?

- Apontei 3 golos em 6 jogos e não fosse esta paragem abrupta da temporada e talvez conseguisse marcar mais algum, no entanto quando entro em campo sempre com o sentido do colectivo pois ninguém joga sozinho e só a satisfação geral nos dá força para continuarmos e darmos o nosso melhor dentro de campo.

Quem foram os treinadores que mais o marcaram e porquê?

- O treinador que mais me marcou foi o Alexandre Alves, porque eu ainda era muito novo e ele já falava comigo como se eu já tivesse muitos anos de futebol, explicava-me o que queria que eu fizesse e o que isso contribuía para a equipa. Ainda hoje lhe agradeço porque ele passava tardes a treinar-me e a explicar-me o porquê de ser assim. 

No futebol nem só os treinadores contribuem para que hajam bons jogadores. Conheceu alguém que não fosse treinador que o tivesse ajudado?

- Tive vários primos que sempre me motivavam para que eu fizesse sempre mais e melhor cada exercício e mostrasse empenho nos treinos e nos jogos. 

Com que jogador de futebol mais se identifica?

- Com o João Félix. 

Como passa o seu tempo livre?

- A maior parte do tempo passo-o com os meus amigos a fazer várias coisas. Também vejo muitos vídeos de futebol e depois tento por em prática o que aprendo. Além disso, ouço música para me concentrar. 

Tem feito muitos amigos no futebol?

- Sim bastantes mesmo. Um exemplo disso é que não gostava de um rapaz porque achava-o arrogante e agora é dos meus melhores amigos.

Sendo ainda muito novo qual é a sua ambição no futebol?

- Eu sempre disse que queria fazer do futebol a minha vida e ando a trabalhar para isso.

Como se define como jogador e como pessoa? 

- Empenho-me ao máximo para deixar tudo de mim em todas as actividades que me comprometo. Não gosto de brigas, cativo muito as pessoas para não desistirem dos seus sonhos porque tudo é possível se houver vontade.

Sem comentários: