.

.
.

sábado, 20 de agosto de 2022

Liga 3 | AD Fafe, 1 - SC S. João de Ver, 1 (Podia ter sido melhor)

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

Penalti falhado valia muito mais que três pontos

A AD Fafe recebeu o SC S. João de Ver, equipa do Concelho de Vila da Feira, na jornada inaugural da Liga 3 2022/23, numa partida que empatou a uma bola mas teve no último minuto da compensação a oportunidade de somar os três pontos não tivesse Pedro Matos falhado a grande penalidade que tinha sido cometida sobre si instantes antes. Um lance que valia mais que a vitória, valia a motivação de uma equipa e do público e um arranque de sonho numa equipa que precisa de todo o apoio possível.  

A equipa comandada por Emanuel Simões começou o jogo com alguma letargia e isso veio a permitir que a equipa forasteira conseguisse chegar à vantagem aos 5'. Resposta imediata do Fafe com Nani a aparecer na área, mas a optar pelo passe que foi intercetado.

O S. João de Ver voltou a criar perigo aos 11 minutos com a bola a ir à barra da baliza guardada por Guilherme, após remate de cabeça. Nova resposta pronta do Fafe com Apolo a cabecear para a bola sair por cima da barra. 

Até perto o intervalo o futebol praticado pelas duas equipas não foi muito bonito, fastidioso por vezes, mas aos 44' viria a surgir o empate para o Fafe com Marcelo a aparecer na área e a cabecear sem hipóteses para Leonardo. 

Na segunda parte as equipas surgiram mais ativas e o Fafe explorou muitas situações de bolas nas costas do adversário que se estendiam até à entrada da área. Mas logo a abrir foi Pedro Matos com uma valente testada a atirar por cima da Barra. 

A equipa visitante obrigou Guilherme a uma boa defesa aos 56', com este a esticar-se para evitar o golo. 

Assistiu-se a um período de muita luta no meio campo, com futebol viril, mas de muita vontade dos dois lados pela posse da bola. 

O Fafe, bem melhor no segundo tempo, voltou a ter uma boa ocasião aos 83', quando Zé Thiago na esquerda puxou para o meio e atirou muito perto da barra.

Foi já em período de compensação que a equipa fafense teve a oportunidade de conquistar os três pontos, com Pedro Matos a sofrer uma grande penalidade que o mesmo cobrou mas atirou por cima da barra depois de ter dado mal na bola. Um lance que podia ter valido muito mais que três pontos. 

O Fafe com uma equipa nova teve dificuldade no primeiro tempo mas aos poucos foi mostrando entrosamento, o mesmo que lhe falta em ritmo competitivo, melhorou para bem melhor na segunda parte perante um adversário que é apontado pelos especialistas como candidato aos lugares e subida, podia ter saído do jogo em beleza, mas mesmo assim deixou uma boa imagem. 

Marcelo foi considerado o homem do jogo, numa partida em que Bruno Monteiro usou a braçadeira de capitão e mostrou que a idade não lhe pesa. Grande moldura humana no Estádio Municipal com a bancada principal a ter apenas uma mancha nos lugares cativos. 

Agora há que dar tempo à equipa do Fafe, deixar os jogadores assimilarem em ritmo de competição as ideias do treinador, apoiar nos momentos mais difíceis, porque este Fafe não vai ser o bombo da festa e poderá até ser uma agradável surpresa.

Sem comentários: