.

.
.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CANOAGEM: Freestyle Penacova 2008

Marta Noval campeã nacional de Estilo Livre


Marta Noval, atleta do Clube Náutico de Fafe, somou mais um título ao palmarés, ao sagrar-se campeã nacional de Estilo Livre.
Penacova recebeu no passado sábado, 25 de Outubro a segunda prova do Campeonato Nacional de Estilo Livre, que contou com a presença de cerca de 30 atletas nacionais, inlcuindo alguns convidados espanhóis. De lamentar a falta de comparência de alguns atletas que à ultima hora desistiram da prova.
O açude dos Frades foi o palco da 2ª prova do Campeonato Nacional de Estilo Livre. Para promover esta vertente da canoagem, este açude foi recentemente melhorado, num investimento considerável, para o desenvolvimento da actividade desportiva e como forma de promoção do Município de Penacova.
O rolo de Penacova não ficou um rolo perfeito por "puxar" demasiado para dentro dele mas com o caudal ecológico está praticável apesar de ser de nível técnico mais exigente.
A competição foi disputada em duas mangas eliminatórias, contando a soma das duas para apurar os cinco melhores para a Final. A final por sua vez foi realizada em três mangas contando a melhor das três.
Apesar das condições extremamente exigentes do rolo, a participação dos atletas fafenses foi aém das expectativas.
Marta Noval, segura das suas potencialidades tirou partido das condições adversas, e somou aqui mais um título para a sua carreira desportiva.
Pedro Rodrigues, também do Clube Náutico de Fafe, terminou a sua primeira época desportiva com um fantástico segundo lugar, sagrando-se vice-campeão. De recordar que este atleta esteve impedido de treinar e participar em algumas provas devido a problemas de saúde, regressando totalmente recuperado. Pedro confirma assim que, trabalho, vontade de vencer e muito treino, são os ingredientes necessários para se fazer campeão.
Em termos organizativos tudo esteve bem. A participação efectiva da Câmara de Penacova traduziu-se no apoio financeiro para a construçao das infra-estruturas, e pela cedência de meios logísticos para a realização da prova. O apoio do município a estas actividades desportivas são uma forma inteligente de promoção e divulgação do concelho pelo “passa-a-palavra”, tanto pelos atletas como dos acompanhantes e adeptos que participam e acompanham as mais variadas actividades desportivas ou culturais. Com este investimento estão a construir uma boa base para o Freestyle se desenvolver definitivamente no nosso país.