.

.
.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Atletismo: Júnior Paulo Mendes desponta na modalidade

Texto: João Carlos Lopes/Fotos cedidas por PM.

Fafense sagrou-se campeão
Nacional de Corrida em Montanha

Paulo Mendes é um atleta fafense, natural de Quinchães que acaba de se sagrar Campeão Nacional de Corrida em Montanha, na categoria de Juniores, em prova disputada a cinco de Junho, no Luso, Mealhada.

O atleta, agora com 18 anos, começou a competir apenas com 17 mas ainda parece ter ido muito a tempo de encetar uma carreira promissora no atletismo. Depois de ter começado a dar umas corridas sem competição, ingressou na formação vimaranense do Grupo Desportivo Unidos do Cano, e foi com a camisola deste clube que conquistou este apetecido título. Aliás não é o primeiro atleta fafense e jovem a procurar singrar no atletismo mas em clubes fora do concelho, uma vez que em Fafe não há um verdadeiro incentivo aos jovens nesta modalidade, ainda que alguns clubes recebam subsídios para fomentar o atletismo e prefiram apostar em veteranos.

Ao contrário de muitos jovens que optam pelo futebol, Paulo Mendes não foi por aí porque não tinha muito jeito para a bola mas sempre gostou de correr.

O atleta fafense também competiu no circuito Nacional de Montanha que se resume a três provas mas não pôde competir na primeira por se encontrar lesionado. A segunda, disputada em Atães, saiu vencedor e a terceira provavelmente não a vai disputar por a mesma coincidir com os campeonatos europeus na mesma categoria que o sagrou campeão nacional.

Paulo Mendes revela-se um atleta versátil pois faz distâncias entre os 800 e 5000 metros em pista e em corta-mato e estrada percorre distâncias entre os 7000 e os 10.000 metros. No entanto, prefere as provas de corta-mato por conviver mais com a natureza.

Este jovem que frequenta o 12.º ano na Escola Secundária de Fafe, tem como metas representar o país numa grande prova internacional e, se possível, mesmo nos Jogos Olímpicos, o que de resto é o sonho de qualquer atleta.

Com apenas dois anos de competição a sério, Paulo Mendes já conquistou dois campeonatos regionais de corrida de montanha, em 2009 e 2010, venceu a segunda etapa do Circuito Nacional de Montanha e conquistou o título de campeão Nacional de Corrida em Montanha. Além disso, não descurou os estudos e está perto de ingressar na Universidade. É mais um fafense que honra a sua terra sem ser através do futebol. Fá-lo com esforço, sacrifício, dedicação e humildade. É com estes ingredientes que se fazem os grandes campeões.
.

Sem comentários: