Tempestade abateu-se sobre os montanhistas na serra da Freita
No passado dia 28 de maio realizou-se o Freita Treking 2016. O desafio consiste numa caminhada de 35 km de extensão, na serra da Freita, nas mais duras condições que a organização conseguir encontrar. As inscrições estão limitadas a 150 participantes, dadas as dificuldades de organização e logística que tal empreendimento acarreta.
Este ano, a juntar à longa distância e às íngremes subidas e descidas por caminhos de pé posto, os montanhistas tiveram que contar com as difíceis condições meteorológicas de chuva intensa, granizo, nevoeiro e frio. Particularmente difícil foi a novidade de subir os mais de 1000 degraus cavados e entalados na rocha xistosa.
A chuva tornou a pedra dos caminhos escorregadia, fez crescer as ribeiras e criou muitos charcos intransponíveis.
Mas nem assim os 125 montanhistas que se apresentaram à partida esmoreceram. Às 8 horas deu-se a partida, tanto para os que iriam percorrer 'apenas' os primeiros 20 km como para os que tinham em mente completar o desafio dos 35 km.
Dos que terminaram a jornada, apenas 45 montanhistas percorreram a distância maior, sendo que o último à chegada precisou de 12 horas para completar a aventura.
Regista-se a participação de um atleta dos Restauradores da Granja, Fernando Martins, que percorreu os 35 km em 7 horas e 47 minutos, sendo o terceiro à chegada.
A organização, sem mácula, foi da Associação Desportiva e Cultural de Felgueira, em Vale de Cambra, com a colaboração dos experientes companheiros do Clube de Campismo de São João da Madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário